terça-feira, 5 de novembro de 2013

Magi: The Kingdom of Magic #05

Magi é um bom anime, só que começou esta temporada de forma morna, quase fria, deixando o novo público um tanto desanimado. De qualquer forma, depois de um clímax intenso como foi a da dungeon [caverna] de Zagan, precisava surgir a calmaria, a fase de transição, que infelizmente é essa.

No episódio anterior depois de ter o navio saqueado pelos piratas de Aum Madaura (que levaram também Aladdin como refém) e ver a aflição do povo de Actia, Alibaba, Morgiana e Hakuryuu decidem partir em viagem para o covil dos piratas.

Será que obedecer cegamente sem pensar por si é saudável?


Magi: The Kingdom of Magic
5º episódio
Com a Morgiana não tem tempo ruim, muito menos quem aguente suas porradas!
Opinião: Foi um episódio excelente comparado com os capítulos correspondentes do mangá. De modo geral, foi um bom episódio.

Aqui aconteceu um pouco mais de ação, movimentando a história que começou morna para fria e sinceramente não estava agradando nenhum pouco. Por mais que eu saiba que no mangá as coisas também demorem para acontecer, acho que por termos uma animação em mãos poderíamos correr com as partes nem tão importantes assim.

As informações relevantes aqui são sobre as Ferramentas Mágicas, que nos introduzirão a alguns assuntos pertinentes a Magnostadt, e o passado de Hakuryuu, que mostra a ponta do iceberg, uma preparação para os acontecimentos que estão por vir.

Tivemos a invasão bem sucedida da ilha dos piratas, algumas lutas e... Morgiana.
Eu vou "gastar" algumas linhas para falar dessa encantadora Fanalis.

Ao contrário da maioria dos battle shounens e shounens da vida, a personagem principal mulher não é inútil (tipo a Orihime Inoue de Bleach - Tite Kubo) ou "maquiada" como uma mulher forte, sendo na verdade uma inútil que de vez em nunca serve para alguma coisa além de chorar (igual a Lenalee Lee de D.Gray-man - Katsura Hoshino). A Morgiana nasce da contradição entre a mulher ser o sexo frágil e ser a mais forte do grupo.
Sim, atualmente há menos preconceito, contudo, principalmente o Japão ainda segrega e rebaixa as mulheres, e isso se torna mais intenso quando falamos da tradição. Por exemplo: as mulheres não podem herdar a espada da família. Normalmente não são herdeiras de cargos importantes (em negócios da família, por exemplo), sempre deixando para os descendentes homens.
O modelo patriarcal é bastante enraizado e mesmo nos japoneses que vieram morar no Brasil, a tradição ainda se faz fortemente presente.
Claro que existem exceções, por favor, não vamos generalizar, no entanto, o país e seus nativos são conhecidos pelo lado rígido.

Bem, o mangá é criado por uma mulher, então era de se esperar que ela desse um olhar diferente às mulheres de sua obra, assim como Hiromu Arakawa em Fullmetal Alchemist.
Morgiana não é só forte na parte física, ela também tem uma boa e grossa redoma que esconde uma menina frágil e assustada a princípio, só que nem por isso a vemos em um canto choramingando ou correndo para os braços de Alibaba e Aladdin para chorar. Ela criou uma carapaça, ficou mais experiente, e não se entregou ao medo, resolveu mudar, escolher a felicidade e fazer o que de fato tem vontade, pois na 1ª temporada ainda percebia-se no seu comportamento as raízes sufocantes da escravatura. Sim, Morgiana foi uma escrava e obedecia cegamente os mandos e desmandos de Jammil, seu dono.

Imagina como é "domar" um leão feroz, era o que Jammil fazia.
Ainda assim, a nossa adorável Fanalis nunca deixou de ser feminina, delicada, encantadora, sorridente... e brava. Afinal, quando Alibaba e Aladdin estavam em posições diferentes com a amizade abalada, foi Morgiana que pegou o loirinho e o jogou para dentro do quarto do mini magi, forçando uma resolução. Ela é uma grande personagem na história e por isso mereceu todas essas linhas.
Você tinha tempo para correr, agora não tem mais. Djiin equip pela metade, meu bem.
Bom, vamos voltar ao episódio...
Depois de acabar com os piratas na praia, o trio seguiu para dentro do covil encontrando pelo caminho várias crianças desesperadas, tanto que estavam munidas de facas e ingenuamente davam suas vidas para salvar a mãe gloriosa, Aum Madaura. Aquela cena fez Alibaba recordar os momentos difíceis em Balbad.

Enquanto tudo isso acontecia, Aum Madaura "Jênia com jota maiúsculo" resolve usar sua Ferramenta Mágica em Aladdin, planejando torná-lo um de seus filhos.
O mini magi acaba fazendo uma viagem para sua terra natal (estou tomando cuidado para não liberar ALTOS spoilers aqui), reconhecendo algumas pessoas, como Ugo, seu velho e bom amigo. Lá ele vê uma mulher e também a reconhece como sendo sua mãe, porém, Aladdin sabe qual é a realidade e que ele não está sozinho, assim se livrando do feitiço de Madaura.

Nesse meio tempo, Morgiana, Hakuryuu e Alibaba chegam ao salão principal onde estão Orba, os outros piratas, Aum Desgraça Madaura e Aladdin.
E novamente lá vamos nós falar sobre manipulação, entrando no assunto lavagem cerebral.

Crianças são os seres mais fáceis de corromper, visto que não possuem experiência e malícia para identificar o que é realmente certo e o que está disfarçado de certo. É como quando os pais se separam e o pai/mãe rico e que dá mais presentes ou é mais liberal, se torna o mais querido do filho.
Com aquela Ferramente Mágica, Aum Madaura os fez crer que ela era sua verdadeira mãe, que os protegeria e daria todo o seu carinho. Afinal, pais de verdade não deixam o filho passando fome, não é? Por isso os alvos mais fáceis eram as crianças pobres.

Neste episódio foi possível ver um pedaço da real mulher por trás do amor maternal, falando em alto e bom tom sobre a lavagem cerebral, além de pensar nos piratas que criou como simples peões a servi-la.

Eles sujam as mãos por ela. E se morrerem pelo caminho, bem, eram só crianças mesmo, podem ser posteriormente substituídos por outros.

Cada um lidou como pôde com o feitiço. A Morgiana caiu mais rápido, porque nunca conheceu os pais biológicos. O Alibaba resistiu um pouco, quase cedeu e foi salvo por seu magi Aladdin. E Hakuryuu... AH SE EU PUDESSE SOLTAR SPOILER... Mas não tem problema, em breve vocês vão pirar nas batatinhas quando souberem...
Ah, o nosso Kurama da rodada promeeeeeeeeeeete... Para vocês verem o nível do que a Madaura desencadeou, ele até fez um djiin equip [uma espécie de armadura concedida pelo poder do djiin] pela metade!

Notei que eu gosto de narrar o episódio inteiro nos posts. Desculpa, esse é o meu jeito ninja blogueiro.

Nos vemos na próxima semana com mais Magi: The Kingdom of Magic!

Por Kimono Vermelho aquela que deceparia a cabeça de Madaura huhu - 05/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/