segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Magi - Da 61ª à 65ª Noite

Depois de um mês de Julho bem atribulado por conta do trabalho, cá estamos nós (eu, o Photoshop e o Kimono Amarelo) de novo correndo contra a JBC para que vocês tenham posts novos de análises, enquanto leem os primeiros capítulos traduzidos em português pela editora.

Nas Noites anteriores Alibaba causou e não foi pouco não. Ele invadiu o Palácio de Balbad, enfrentou os guarda-costas do Império Kou que vieram como dote da princesa Kougyoku e botou a coisa para andar na alta cúpula!

ATENÇÃO!: Este texto contém spoilers do mangá de Magi e consequentemente de boa parte da 1ª temporada do anime Magi: The Labyrinth of MagicLeia por sua conta em risco.

Olha que esse post contém treta, plot twist e Sinbad também, viu?


Magi
~61ª Noite: Rebelião~
O pior (ou melhor) modo de humilhar o irmão que se acha...
Enquanto a nossa adorável Mor-dível acaba com os sayajins, as tretas continuam rolando na alta cúpula do palácio com... É isso mesmo? Golpe de Estado?!

Sabhmad confirma que ajudava a Trupe da Névoa, deixando o irmão irado, e diz que fez o que fez para evitar que o rei de Balbad seguisse com a absurda ideia de vender os cidadãos como escravos. Além disso, o nosso vice-rei ainda pede para que Abhmad deixe o trono. E tu acha que vai ser fácil assim, né?

Dito e feito. O gordinho fica tão irado que ordena que os guardas matem seu próprio irmão. Aí chega a vez de Alibaba falar. Aleluia, hein, moço? Achei que você tinha virado coadjuvante já.
É aí que o Saluja amarelo vira o jogo, contando aos guardas qual é a proposta de seu atual rei.
Temendo serem as próximas vítimas, como aconteceu com os guardas que serviram de "experiência" para demonstrar a força dos guarda-costas do Império Kou, ninguém se move.

Ainda assim, Abhmad mostra uma esperteza maquiavélica ao tentar distorcer as palavras do irmão mais novo e fazê-lo ficar frente a frente com o seu medo. O jovem fica apavorado ao imaginar diversos olhos o observando e cai de joelhos com lágrimas, enquanto o mais velho ri e o chama de covarde.

E é Alibaba que traz calmaria ao coração do vice-rei, dizendo que a covardia era dele por não ter assumido a responsabilidade e que o meio-irmão é quem lhe deu coragem para lutar pelo que estava certo e chegar até lá.

E o rostinho do Sabhmad com um quê de "é mesmo?"... Ô COISA MORDÍVEL ESSES SALUJAS!

É nesse momento que Alibaba diz que o vice-rei é um homem de coragem que eu me lembro de quando o nosso chifrudinho estava meio para baixo e Aladdin o encorajou e mostrou que ele era sim um homem honrado (ainda bem que o pequeno magi não soube daquela cena com a bunda de fora).

Virado na mocreia, Abhmad toma a espada de um dos guardas e... Mostra que nem sendo "filho legítimo" aprendeu como se usa essa belezinha.
O nosso adorável protagonista loiro mostra que assistiu a defesa de Shiryuu (Cavaleiros do Zodíaco de Masami Kurumada) com as mãos nuas e numa sequência linda de "AGORA VOCÊ VAI ME CHAMAR DE SENHORA", Alibaby arranca a espada do irmão mais velho e ainda dá-lhe um belo de um tapa na cara.

"Oh... Nem meu pai me bateu..."

Pois é, a "chinelada" que teu pai não te deu, a vida foi lá e ó! Ainda por cima usou a mão do nosso loiro pega-ninguém. Pera... QUE MÃO ELE USOU? ALIBABA É DESTRO OU CANHOTO? #piadasmalignas

O rapaz dá o ultimato:

"Aproveite a situação e se retire do trono."

Eu se fosse o Abhmad aproveitava a deixa e caía fora... Melhor do que tacar merda de elefante no super ventilador.

Como a treta estava mucho loca, obviamente a nossa amadinha Kougyoku veio dar o ar de sua graça e saber o que joças estava acontecendo no palácio...que não a chamaram para tretar também!

Afinal, o que é a vida sem uma boa treta?


Magi
~62ª Noite: A Resposta de Alibaba~
Povo viaja aqui pro Brasil pra dar o ar da graça e acaba tendo suas marmitas confiscadas!
Lembram dos irmãos Nando? COMO ASSIM VOCÊ NÃO LEMBRA? TINHA ATÉ UM BONITÃO ENTRE ELES E- Tá, nem era tão "bonitão" assim, mas era ikemen.
Enfim, os Nandos S, M e L estão de boa na lagoa fugindo com os ôro que roubaram de Sinbad no momento em que ele estava para lá de Bagdá de tão bêbado, quando notam duas torres brilhando fortemente.

Tanto Aladdin quanto Judal estão envoltos de rukhs brancos, fortes o bastante para serem visíveis a olho nu.

O Banqueiro sente que algo está acontecendo, porém, prefere ficar para assistir a História tendo mais uma página escrita ali.

Ahh essa Kougi...
Ela chega. Se apresenta. E... oh! Descobre que seu marido não é nada bonitão quanto ela pensava... huhu
KOUGI, AMOR, NÃO CURTE GORDINHOS QUE QUEREM VENDER A POPULAÇÃO COMO ESCRAVOS?
A cara da menina não pode ser descrita... São tantos sentimentos controversos e pensamentos obscuros que é melhor a gente deixar como está.

Aí o Banqueiro, como quem não quer nada além de mais uma pitadinha de treta, dá esperanças a nossa amadinha dizendo que não se sabe quem é de fato rei em Balbad, afinal, TÁ ROLANDO UM GOLPE DE ESTADO!
LOL o Abhmad irado com o Banqueiro... huhu

Quase festejando não ter que se casar com ninguém, Kougi lembra que foi enviada para uma missão e deve cumpri-la. Olha, amiga, o Capitão Nascimento discorda, viu? Dessa vez ele discorda.

Mantendo a postura inabalável de uma princesa do Império Kou, a moça pede para que escolham rapidamente o novo rei, como se fosse tirar um par ou ímpar, algo simples assim.

Por "resta um" sobrou novamente para Alibab's assumir a responsabilidade que seu pai tinha lhe deixando antes de morrer, já que Sabhmad afirma não ter aptidão para o posto.

Mas como estamos falando do chifrudinho, a possibilidade de zoeira se eleva ao nono céu.
E para deixar o povo mais confuso do que já estava, o garoto assume que também não será rei. Bom, se tiverem um cachorro, acho que podemos botar uma coroa nele e- Ok, parei.

Alibaba se apresenta oficialmente a princesa Kougyoku e diz que, sobre a assinatura que rolaria no dia posterior... Bom, que ela não o faça. Que esqueça as pendências que Balbad têm.
Esse loiro tem culhões, hein?

O terceiro príncipe da família Saluja sugere que o pacto seja desconsiderado, pois foi negociado com o rei deposto, assim não tendo valor. A moça argumenta que não importa quem aceitou, visto que, o trato foi feito com o REI de Balbadd, e não com a pessoa Abhmad.

"Eu vou me casar com o rei que for escolhido amanhã."
"Desculpe, isso não vai acontecer."
"Eu prosseguirei com a cerimônia de assinatura com você."
"Desculpe, mas isso é impossível."
"COMO É?!"

Pobre, Kougi... Até quando arranja um "quase" marido bonitinho, não rola casamento... HUEHUEHUEHUE, princesa.
O jovem responde que não existirá um novo rei em Balbad e simplesmente BOTA A MONARQUIA ABAIXO!

"O que o povo precisa não é de um rei, e sim de um governo em que possa viver feliz."

Alibaba comenta sobre suas viagens pelo deserto onde o povo escolhia os representantes e vivia de acordo com o que achava melhor.
Questionado pelo rei deposto, o rapaz diz que a monarquia está horrivelmente corrompida e não pode mais ajudar o povo.
Sem os nobres e a família real, o poder seria devolvido ao povo.

Aqui o discurso do chifrudinho é de fato bonito e interessante, contudo, ainda soa para mim como uma utopia, já que é impossível formar um governo sem corrupção e com aprovação de todos. O ser humano é egoísta demais para pensar no outro, então sempre existiria uma oposição, algum levante, de uma pessoa ou grupo descontente, por mais que o governo fosse incrível.

O protagonista loiro diz que se dedicará ao país criando um Estado com uma República Popular. Não sei se isso funcionaria como no Brasil, pois pelo que entendi seria mais como um parlamento comandando a bagaça toda, e não um presidente.

MEUS AMIGOS, VOCÊS JÁ VIRAM REVIRAVOLTAS SEM SINBAD? POIS ESTÁ NA HORA DE INCLUIR O EX-MARINHEIRO NA LISTA DOS PLOT TWISTS CARPADOS DUPLOS DE DAIANE DOS SANTOS!

A cara da Kougi como sempre é a melhor.
Viu o husbando e já ficou hazukashii...
Eita que o próximo capítulo promete!!!


Magi
~63ª Noite: O Sofismo de Alibaba~
Finalmente alguém vai testar e expor as famosas habilidades de Sinbad? Mas ele maneja bem a espada e...
Sinbad, como sempre lindo e terrível, chega com três representantes da Aliança dos Sete Mares, o seu grupinho de aliados. Ou eu deveria chamar de "A Panelinha de Sinbad"? É, nem todo mundo pode entrar...

Temos os diplomatas de Heliohapt (seguindo a leitura da direita para a esquerda), Artemyra e Imuchakk. Eles estão lá para recomendar Alibaba como o novo rei de Balbad, mas já que isso não rolou...

O terceiro príncipe Saluja reforça que a chave para salvar o país é começar por não existir mais um rei, e chega a se desculpar por (estragar os planos do nosso cabeça de uva) não tê-lo consultado sobre sua decisão.

E como a terrível mão da Vida dando-lhe um tabefe na bunda ao nascer, surge a princesa Kougyoku para lembrar o nosso adorável protagonista que:
-Kedê direitos de comércio?
-Kedê direitos marítimos?
-Tem direito do ar também;
-Tem direito do reino;
-Tem o direito "NÃO CHOVE NA CANTAREIRA, POR QUÊ, MEU BOM SENHOR?".
Pois é, tudo pertence a Kou, afinal, quando você não tem como pagar pelo débito, o cobrador leva alguma coisa de valor pra saldar alguma parte da dívida.

O nosso amadinho loiro simplesmente pede para que ela esqueça que existem esses débitos. VOU TENTAR ESSA TÁTICA A PRÓXIMA VEZ QUE ALGUM COBRADOR LIGAR. HUEHUEHUE!

Provando que enquanto ficou sob o teto do palácio não deu ponto sem nó, Alibaba mostra uma desenvoltura no jeitinho brasileiro que chega a dar medo.
Usando de um sofismo barato, o moço replica que o rei que fez essa negociação foi deposto e o país mencionado não mais existe, já que está sendo reconstruído como um novo país.
Com uma cara de pau maior que a dos nossos políticos corruptos, o loiro ainda a lembra que não terá com quem se casar no dia seguinte e sugere de leve que ela retorne para casa.

Quando a princesa comenta sobre retornar, Alibaba rapidamente analisa a falta de autoridade da princesa (oitava na linha de sucessão) e o fato de ela não querer se meter em um casamento arranjado.

No meio da discussão, o terceiro príncipe de forma inteligente diz que aos poucos, com a recuperação do país, o débito será pago, pois Balbad é uma potência em comércio marítimo.

Sinbad aproveita para dar peso as afirmações do chifrudinho e diz que o país faz parte da Aliança dos Sete Mares, que é reforçada pelo príncipe quando lembra que o rei anterior a Abhmad, seu pai, tinha fortes laços com o comandante de Sindria.

E é assim que se ganha o argumento na base do "ou vai ou racha".

Kougyoku prefere deixar essas decisões para o pai, Imperador de Kou, exigindo apenas que Sinbad pague-lhes uma visita para dar veracidade ao que foi dito.
A jovem respira aliviada por não ter que casar com *oinc oinc* Abhmad *oinc oinc*. MAS, MOÇA, NÃO HÁ NADA MAIS SABOROSO DO QUE CARNE DE PORCO!

Sinbad se vê surpreendido de forma boa com o nosso chifrudinho, ainda que ele não tenha sido seu "peão" como rei de Balbad, podemos dizer que lhe servirá mais para frente.


Magi
~64ª Noite: A República de Balbad~
Pode deixar que eu serei a intérprete da zoeira para vocês, amadinhos de Magi!
Com a saída dos representantes do Império Kou, a vinda de um povo da pesada para o palácio e a ida dos diplomatas da Aliança dos Sete Mares, resta a Alibaba ser elogiado (além de levar um sermão daqueles) por Sinbad.

SENHORES PROFESSORES DE HISTÓRIA, aproveitem que a JBC está traduzindo o mangá de Magi e use-o nas salas de aula para explicar sobre Golpe de Estado, fim da monarquia, governo interino, república e essas coisas que a gente precisa conhecer ao longo da vida escolar.

Enquanto discutem sobre como farão para reestruturar o país, chega o Banqueiro estragador de festas e tenta desmerecer todo o esforço feito pelo nosso querido chifrudinho, dizendo que sempre haverá alguém que deseja ser rei e que o povo continuará a ser governado.

Alibaba o ignora e segue para um pronunciamento público, visto que o povo espera ansioso para saber o que ele fará. E o nosso amadinho passará por uma prova de fogo para levar a diante sua decisão.

O Banqueiro então se contenta, já que não pode seguir contra o Grande Fluxo, apesar de receber quantidades enormes de rukhs negros, enquanto os rukhs brancos de Aladdin formam um grande pássaro.

Alibaba e Sabhmad é que dão as boas novas ao povo.
O chifrudinho fica responsável por tornar a explicação mais compreensível e sem tantos frufrus.
Ele dá esperança ao povo, começando por uma nova forma de governo, transferindo um poder antes longínquo e difícil de se comunicar para um mais próximo e compreensível.

Contudo, o Banqueiro está disposto a ir contra o fluxo do destino e traz à tona a corrupção dos corações descontentes comandados por Cassim.


Magi
~65ª Noite: A Resposta de Cassim~
Teu passado te condena, Alibaba! O marido está cobrando explicações!!! Vish...
E como o mar está tempestuoso, em breve o céu se fechará de vez!
Sim! Cassim e seu bando chega próximo ao palácio e fica sabendo por um cidadão que Balbad não terá mais um rei e que as coisas estão "resolvidas"!

No palácio, todos comemoram animados e Alibaba se emociona ao ver os rostos alegres da população, prometendo fazer tudo o que puder para que essa paz, essa boa sensação, permaneça por tempo indefinido no país.

É aí que temos o prenúncio de uma catástrofe.
O verdadeiro líder da Trupe da Névoa chega. Mesmo admitindo que o amigo de infância é uma pessoa incrível, um coração corrompido pela maldade como o dele não é capaz de parar agora.

Cassim põe o pronunciamento de Alibaba em dúvida, confundindo o povo e retornando os piores momentos da monarquia à superfície (além do uso da Ferramenta Mágica de Zaynab para dar uma ajudinha).

"Por que irão retornar o país ao povo se ele foi construído com o suor e o sangue do povo? O país já não nos pertence?
Acabando com a monarquia eles querem acabar também com os crimes que cometeram?"

Todo o esforço que o terceiro príncipe teve para mudar a situação foi em vão.

Cassim então instiga o povo a punir a nobreza, a realeza e o exército, começando uma guerra em Balbad.
O ódio do povo se reúne em um grande pássaro negro de rukhs.

Enquanto isso, todos estão muito preocupados com Aladdin, o nosso micro-magi que se manteve sumido até agora, pois o menino está de volta no Palácio Sagrado sob o chamado de Ugo.

E no próximo post teremos o fim do Arco de Balbad!

♫ Eu balanço a varinha e você vem me acompanhar ♫
Eu ainda não sei se continuo usando os nomes dos personagens como foram traduzidos em inglês e em produtos oficiais ou se uso a versão brasileira trazida pela JBC.

O que vocês acham?

Prosseguimos com "Aladdin" ou vamos para "Aladim"? "Alibaba" ou "Ali Babá"?É um pouco chato perguntar para não obter respostas, mas se vocês pudessem indicar qual a preferência (com o tempo) seria ótimo.

Lembrando, para comentar você não precisa logar, basta usar a opção "Anônimo".

Vocabulário/Glossário/(TEE) Termo Estranho Explicado:
-"Eu balanço a varinha e você vem me acompanhar": trecho da música Varinha Mágica de Pedro Henrique & Fernando com participação de Munhoz & Mariano.
-Hazukashii: é o termo "envergonhado" em japonês.
-Husbando: modo como os japoneses falam "husband" [marido]. É o termo usado para designar os "maridos" imaginários das fãs... e princesas do Império Kou. huhu
-Ikemen: é o termo usado no Japão para homens bonitos, atraentes, etc e tal.

Vocês nunca viram scans modificadas tão aleatoriamente como essas, né? Eu também não... Meu cérebro está fora de órbita.

Final do Arco de Balbad, gente!!! Fiquem de olho que logo a gente começa o rápido Arco de Sindria, caímos no Sub-Arco de Zagan e... VEM A PARTE QUE APARECEU NA SEGUNDA TEMPORADA DO ANIME!!!

Nos vemos nas próximas noites de Magi!

Por Kimono Vermelho aquela que sempre fica ALOKA quando analisa esse mangá mucho loco - 04/08/2014

4 comentários:

  1. Use os nomes da tradução da JBC. A explicação dada por eles para a mudança é convincente^^. Somos brasileiros, então usemos os nomes brasileiros.

    (Ps: No idioma português, Aladim também pode ser chamado de Aladino. Taí mais uma opção procê usar. Rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi isso, Anon!
      "Aladino" - Tu quer me ver parir o pâncreas! XD
      Bom, se até o próximo post ninguém falar nada, vou usar a versão em português mesmo.
      Obrigada pelo comentário! o/

      Excluir
  2. Naaaaaaaaaaaaaaaao a versão em português nãaaaaaaaaaaaao ;3;
    Aladdin é tão mais divo que Aladim
    Sindria do que... do que... esqueci o nome que ficou no br, mas não é um nome que eu gostei
    Alibaba td junto dá menos trabalho
    ;-;
    Bem, já saiu o proximo post então... é ;--;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, vem cá. *dá uma cadeira e um copo de água com açúcar*
      Respira, relaxa, eu sei o que você está passando. Toma um pouquinho de água com açúcar. *abraça*
      Sindria ficou Simbária, Anon, mas a JBC disse que está tudo bem se chamarmos de "Sindria", que não está errado e que eles não brigarão com a gente.
      Espero que esteja se sentindo melhor. =/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/