terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Primeiras Desimpressões: A Bizarra Primavera Azul de Punpun

Começou o Carnaval no Kimono Amarelo!
Se você não gosta de samba, desfile e não quer saber os bastidores dessa festa, venha curtir no blog o seu feriado! Do dia 13/02 ao 18/02 programação Especial de Carnaval! #SeloLaFolia
A primeira desimpressão TRIPLA depois de tanto tempo!
Para ver outros posts de análises como esse, vá na seção Mangás.

A questão é saber: qual grupo de fãs vai me matar primeiro?

Na ordem, você verá:
JoJo's Bizarre Adventure Parte 1: Phantom Blood de Hirohiko Araki.
Ao Haru Ride de Io Sakisaka.
E Oyasumi Punpun de Inio Asano.

Por acaso acabei derrapando nas demografias shounen, shoujo e seinen, respectivamente. QUE MEDO.

REGRAS DAS DESIMPRESSÕES TRIPLAS:
-Análise baseada na leitura dos CINCO primeiros capítulos;
-Não devo ter lido nenhum dos mangás antes de fazer o post;
-Releia a primeira regra. São PRIMEIRAS desimpressões, não análise da trama completa ou do primeiro arco.

Muito bem.
Preparem seus garfos de pegar feno, suas tochas e pedras! Começou a caça à Kimono Vermelho e seu blog amarelo!

NÃO FOI A KIMONO QUE FEZ ESTA ANÁLISE! FUI EU, DIO!
Engraçado que no mangá o cabelo do cara é CASTANHO e no anime é AZUL. Ok, né...
Título original: JoJo no Kimyo no Bouken
Autor: Hirohiko Araki
Publicado no Japão por: Shueisha
Publicado no Brasil por: Não foi publicado
Status: Em andamento JoJolion/Encerrado Phantom Blood (ESTE QUE EU LI)
Página do Batoto para mais informações: aqui.

Esse é com certeza o mangá que mais me mostrou BIZARRICES pela internet.

Meu Deus, o desenvolvimento da história é brutal.
Não vem me falar que na época que o mangá foi feito as histórias seguiam esse estilo, não façam isso, não botem todo mundo no mesmo pacote.

Ok, teve a famosa morte do cachorro.
Corrige: o cachorro só apanhou, ele morre depois... queimado.

Cara, SHORANDO A VIDA DE TANTO RIR.
O Dio parece que vê o JoJo (Jonathan Joestar) e quer transformá-lo em saco de pancada.
GENTE. EI! VAMOS PARA O JOJO DE BONÉ QUE O AVÔ TEM UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA QUE TIRA FOTO DE SABE-SE LÁ DEUS O QUÊ? Eu vi esse episódio. POR FAVOR.

Ok, li os cinco capítulos e comecei a entender o sucesso do mangá. Quando ele diz no título que é BIZARRO está falando muito sério. E também, se me permitem, é bem sem pé nem cabeça.

A arte, mesmo datada, e exagerada e... Se eu colocar a palavra "bizarra" vocês vão arrancar minhas tripas, certo?

Não acho a história feita com muito zelo e nem sei se o autor tinha a capacidade para isso ou simplesmente quis entrar na zoeira com o pé esquerdo. Há alguma constância na trama, no entanto, o que mais tem é cena jogada, JoJo apanhando do Dio, homens retardados pra caramba, o pai do JoJo simplesmente ignorando o filho e tratando melhor um cara que veio de fora...

Eu não consegui sentir empatia e também não tive entretenimento.
O mangá não é chato, porque a leitura para mim nesses primeiros cinco capítulos foi bem fluída, mas é dispensável.

Se eu fosse resumir a história de JoJo, teríamos: o Dio é um filho da puta, o JoJo é idiota, a máscara é bizarra e o plot... é.

Bom, mas chega de ficar enchendo linguiça aqui que eu ainda tenho outros dois mangás para ler e receber o ódio dos fãs.

[EDITADO: ComunCoutinho veio me corrigir no Twitter sobre algumas coisas em JoJo. Primeiro: o Jonathan não tem cor oficial de cabelo. Ou seja... CARNAVAL DE CORES! YEAH! Segundo: o mangá não acabou, mas a parte que eu li, a "Phantom Blood", está encerrada. O Batoto, por onde li, separa as "sagas" de JoJo em mangás, por isso eu não me importei. Enfim, se algum fã de JoJo que entenda mais sobre isso puder se manifestar, por favor, eu agradeceria.]

Vou continuar lendo?: Não.
Recomendo?: Não, tem outros títulos mais interessantes. A NÃO SER QUE VOCÊ QUEIRA ZOEIRA, aí eu recomendo.


Mais um "shoujo chato"?
Aquele casal pamonha: que a menina é a palha do milho e o menino é a pamo- Brincadeira, gente.
Título original: Aoharaido
Autor: Io Sakisaka
Publicado no Japão por: Shueisha
Publicado no Brasil por: Panini
Status: Em andamento (está para acabar).

Bom, eu confesso que não sou fã de shoujo, mas sempre estou me esgueirando pelo Batoto e lendo alguma coisa do gênero quando encontro algo bacana.

O fato é que vejo uma comoção enorme sobre esse mangá e não acho que ele seja assim tão "kyaa kyaa" como as pessoas hypam.
É sempre o mesmo modelo de trama e isso me cansa.
Fico impressionada como o shounen sempre tem variações do seu "mais do mesmo" e nos traz histórias impressionantes, enquanto boa parte dos shoujos segue o padrão e parece incapaz de se reinventar.

Ok, antes que eu esqueça o nome da protagonista vamos anotar aqui no post: Futaba. Posso chamá-la de Tanabata? Não, né? "Tanabata" é mais fácil de lembrar...

O CAPÍTULO UM TEM MAIS DE CINQUENTA PÁGINAS? VOCÊ TÁ DE...
SERIÃO? SERIÃO? Por isso que está demorando para acabar... D:

Ok, o nome do guri que a Tanabata achava que era o Tanaka-kun é Mabuchi. Sim, eu preciso anotar nomes que sinto que não vou lembrar, desculpa.

OH... ELE É O TANAKA-KUN, MAS OS PAIS SE DIVORCIARAM E ELE TROCOU DE NOME. OH... DESCULPA, TANAKA-MABUCHI. O nome dele é Kou? IMPÉRIO KOU!!! \o/ #malditaMagifag

MANO, ELE PEDIU UM ABRAÇO DE "REENCONTRO" E A MINA REAGIU DE UM JEITO QUE... CARA, MINHA REAÇÃO PARA MUITAS COISAS BIZARRAS QUE VEJO! Shorando morangos...

Claro que você tem que escolher um comportamento besta, porque escola é um lugar que: você entra numa gangue, se vira sozinha ou morre sendo zoada. EU CONHEÇO ESSA BOSTA DE VIDA.
Se bem que essa é uma situação parecida com a de Ookami Shoujo to Kuro Ouji, que a protagonista finge ter um namorado (finge um comportamento) apenas para ter amigas. Que morte horrível...

Aí o seu primeiro amor do Fundamental ressurge e, claro, você finge que não está nem aí e pãns quando morreria pela atenção do cara.

Shoujo, mano, é isso. É sobre como a adolescência é um período horrível para se gostar de alguém. Espera... Na juventude e na fase adulta a coisa também é tosca... Uau, que vida ingrata, haha.

MANO, NÃO CHAMA O GURI PELA PORRA DO NOME ANTIGO, SUA DESGRAÇADA! VOCÊ QUER QUE ELE TE ODEIE? VOCÊ É BURRA?
Viu? Levou chamada de novo. BEM FEITO, SUA ANTA.

Por que o capítulo dois tem MAIS DE QUARENTA PÁGINAS? #shora
Por Deos Matoba... Vamos diminuir para dezoito... POR QUE FUCKING QUARENTA?

E os meninos quando não são doces e gentis no mangá, são escrotos ou sádicos. Já li shoujos que os caras eram bacanas sem ser ukes demais ou semes-sádicos.

Esse professor não seria pai, irmão mais velho ou algum conhecido do Mabuchi (eu ia escrever "Manabu", EU SOU UMA anta PANDA)? Estou tendo esse feeling.

Lágrimas nesse mangá parecem bolhas... Falando nisso, VAMOS DESAGRADAR OS FÃS DE AOHARAIDO, VAMOS? Eu não curto esse tipo de arte. *som de bomba caindo ao fundo* Mas não me incomoda. *outra bomba caindo*

Ai que choro horrível. D:

QUERO GANHAR DEZ DÓLARES CADA VEZ QUE ESSA TANABATA-FUTABA CHAMAR O MABUCHI (ia escrever "Manabu" de novo, quem raios é esse porra?) DE TANAKA!
CHAMOU PELO PRIMEIRO NOME! CABARAM MEUS DÓLARES!

CAPÍTULO TRÊS COM MAIS DE QUARENTA PÁGINAS! MALDITOS SHOUJOS!

O TANAKA-SENSEI É O IRMÃO MAIS VELHO! *solta fogos de artifício*
Adoro quando antecipo as coisas! Hahaha!

COMO O KOU É FILHO DA PUTA! BERROU NO MEIO DA BAGAÇA QUE O PROFESSOR TAVA DANDO EM CIMA DA ALUNA! EITA, KOU TSUNDERE CIUMENTO!

Agora eu entendo o sucesso de Crepúsculo: as meninas são todas masoquistas... Não, espera, errei de livro. Acho que é Cinquenta Tons de Cinza. Homens com passados problemáticos que são tsunderes e às vezes agem com irritação/violência/ferem os sentimentos das mocinhas.

AI QUE CHORO HORRÍVEL.

MEU DEUS. CRIANÇAS. KAWAIINESS... MORTA...
Gente, como eles eram fofos!!

POR QUE TODOS OS CAPÍTULOS TÊM MAIS DE QUARENTA PÁGINAS?!?! EU NÃO MEREÇO ISSO! EU AINDA PRECISO LER PUNPUN, CACETE!

Cara, olha o tamanho da análise de JoJo, olha a merda que eu estou fazendo aqui... E ainda tem dois capítulos para ler... Argh. Deveria ter diminuído para três... Ô vida ingrata.

Vou deixar de escrever cada surto/zoeira/WTF, vou ganhar tempo.
Bom, chega de comentários soltos, vamos falar de Aoharaido!

Em comparação com os outros mangás que li eu senti um desenvolvimento melhor na protagonista desta história do que nas outras. Ela rompe com a amizade de fachada com quem ela não podia ser ela mesma e defendeu uma pessoa por quem sentia empatia. Sem falar na sinceridade de expor seus sentimentos para as recém-ex-amigas. Ainda sinto que podem voltar com a amizade, pois a reação das meninas até que foi tranquila perto das loucuras que já li em outras histórias.
O fato de eu não gostar muito de shoujo são os ciclos viciosos e o tamanho do mangá, sem falar na relação do casal que nem sempre passa para outro patamar.

A repetição do uso dos "rivais", do comportamento do casal diante de cada rival, as mesmas brigas, as mesmas desculpas e o mesmo choro quando tudo se resolve. Isso me cansa nesse tipo de história. Não estou dizendo que shounen também não derrape em ciclos viciosos, no entanto, existes títulos que trazem inovação.

Eu fico irritada com o comportamento do Kou (Mabuchi/Tanaka/Manabu), já que personagem desse naipe está vazando pelas beiradas ultimamente, enquanto a Tanabata/Futaba, mesmo com os típicos comportamentos das protagonistas desse tipo de história, é mais empática. Ela parece mais forte, mais rápida em tomar decisões e não é do tipo irritante que fica apenas se culpando, achando que o mundo é mau com ela e chorando a cada dez segundos quando as coisas não vão bem.

Vou continuar lendo?: Não acho é o meu tipo de história.
Recomendo?: Bom, a Panini está trazendo o mangá este ano para o Brasil. Eu particularmente não curto o gênero e por isso não sou a melhor pessoa para perguntarem isso, porém, eu recomendaria no lugar de Kimi ni Todoke (Karuho Shiina) que cheguei a ler alguns capítulos para ver se valia à pena gastar dinheiro colecionando. Não, eu não coleciono KnT.


A diferença está em quão burro o leitor é
Aiko: "É muito sofrimento. O Carnaval está acabando, tem um monte de coisa pra fazer e eu não aproveitei nada esse feriado. Foi curto. Foi curto demais. Me deem mais um Carnaval!"
Título original: Oyasumi Punpun
Autor: Inio Asano
Publicado no Japão por: Shogakukan
Publicado no Brasil por: Não foi publicado
Status: Encerrado

OUTRA TANAKA? É A INVASÃO DE TANAKAS? TEM UM TANAKA EM JOJO?
Uau... Não sabia que a Aiko era Tanaka...

No Twitter eu sempre lia umas três a quatro pessoas falando bem da obra, então um dia resolvi "ler". A preguiça foi tamanha que fiquei apenas admirando a arte. Não é a mais linda que vi, contudo, é preciso dizer, ela tem uma peculiaridade inquietante, do tipo que acaba ficando bem marcado na mente.
Uma das coisas mais incríveis dela é exatamente o fato de o protagonista Punpun ter o formato de um pássaro e não ter exatamente um rosto (quando ele cresce, por incrível que pareça, ele desenvolve um corpo humano).

Nos cinco primeiros capítulos temos uma visão bem lúdica, uma vez que Punpun é uma criança que não recebe muita instrução dos pais e tem que conviver com colegas que já sabem por cima o que é sexo e que sempre que podem vêem revistas pornográficas. Essa parte da educação também deveria ser dever dos pais, de explicar o que é de forma que não revele demais e nem que soe fantasioso. Bom, isso não vem ao caso.

Em apenas cinco capítulos há mais desenvolvimento de história que em muitos mangás e isso foi impressionantemente bom.
Temos a primeira paixão de infância, o questionamento sobre o que queremos ser quando crescer, a curiosidade sobre o mundo secreto e proibido dos adultos, o primeiro beijo, violência doméstica e a primeira ejaculação/conhecimento do próprio corpo e do prazer.

Existem várias referências (ou o que parecem ser) em alguns quadros, tenho certeza, mas não peguei nenhuma delas.

Punpun ainda me dá a sensação de que é inteligente demais para a minha burrice. E o mais aterrorizante disso é pensar que talvez a obra seja bem mais simples do que aparenta, falando apenas do cotidiano, dos sonhos que vão se desfazendo com o passar do tempo e de como a vida boa parte das vezes parece mais injusta com uns do que com outros.

Vou continuar lendo?: Não.
Recomendo?: É uma pergunta complicada. Talvez se a pessoa estivesse procurando algo bem fora do típico shounen de batalha e do shoujo romance água com açúcar, algo mais maduro.

Estou bocejando demais, isso é sinal de...
Só lembrando que, se você chegou até aqui, não seja chato, não fique dando spoiler para os outros, principalmente sobre Punpun que tem mais de um milhão de plot twist.

Acho que é a primeira desimpressão tripla que eu escolho não continuar lendo nenhuma das obras citadas.

Amanhã é o último dia do especial de Carnaval do blog.
Espero que vocês tenham curtido esses dias de muita loucura, serpentina e confeite por aqui.

Fontes: Batoto (para leitura de mangás) - Wikipedia (para informações adicionais) - Google Imagens (para fotos)

Por Kimono Vermelho aquela que está com fome e com sono ao mesmo tempo - 17/02/2015

2 comentários:

  1. cof,cof,cof.gente eu li isso mesmo,kimono lendo MANGA SHOUJO?!!!e ao haru ride?eu nunca pensei que isso fosse acontecer vai chover pedra!kkkk mas tirando o surto de lado,eu gosto de ao haru hide,mas também penso que não é para tanto hype.eu amo shoujo,e amo clichê então já é normal gostar de animes e mangas assim.se você não curte,melhor deixar de lado mesmo,que nem eu faço com animes de terror e com muita violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, girl, calm down... [Filha, vai com calma, sim?]
      Olá, angel!

      Você fala como se eu só gostasse de shounen de batalha com poderzinhos. Vai com calma, filha, e lê meu post sobre Shounen X Shoujo (está no Edital Kimonístico).
      Eu gosto de coisas legais que me motivam a lê-las. Se tem clichê, se falta ou se a arte é um esgurmito, quem se importa. Li Ouran High School Host Club até o final e adorei e, para o espanto, é shoujo.
      Tem shoujo que é chato, então não me dou ao trabalho, assim como tem shounen que é um saco (Bleach...).
      Então melhor passar longe de Tokyo Ghoul, flor, é um conselho.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/