segunda-feira, 23 de maio de 2016

Miraculous: As Aventuras de Ladybug - Primeira Temporada - #13 e #14

"A Marionetista" e "Temporizadora" são os episódios de Ladybug comentados neste post.

No episódio anterior... imagina você conseguir decifrar as mensagens deixadas por um governante antigo que descobriu como trazer os mortos à vida e ser proibido pelo seu pai de testar? Será que Jalil não acabou ficando obcecado demais? E o que dizer do medo constante de Mylene por monstros, mesmo sabendo que na realidade eles não existem? Bom, não existiriam se Hawk Moth não usasse seu poder para o mal. E assim tivemos "O Faraó" e "Horrificador".

Como é ter que lidar com tanta frustração, Manon e Alix?


Miraculous Ladybug
13º episódio: A Marionetista
A Marionetista foi a primeira criança a virar vilã akumatizada por Hawk Moth! Pobre Manon...

Opinião: Mais treze episódios e Ladybug acaba aqui no blog.
Não fique chateado, miraculer! Em alguns meses o desenho volta com uma segunda temporada e poderemos matar as saudades dos nossos heróis franceses favoritos!

Se você não gostava de Hawk Moth, neste episódio já pode odiar!
Depois de akumatizar jovens, adultos e pré-adolescentes, ele akumatizou uma criança! 

E quer fonte pior de frustração do que uma criança mimada que não tem seus desejos atendidos?

Desta vez a adorável Manon que foi apresentada ao público no primeiro episódio, "Tormenta", teve os seus momentos de vilã.


Mais uma vez Marinette está cuidando da filha da amiga de sua mãe. A brincadeira fica por conta da imaginação das duas com os bonecos de Ladybug, Cat Noir, Ilustrador do Mal, Lady Wifi e Rogercop.

O teatrinho funciona um pouco até para explicar ou fazer com que as crianças visualizem melhor a história que se passa no desenho.
Cada dia que ele perde confabulando seu próximo plano maligno, Ladybug e Cat Noir ganham vencendo o mal.

Mesmo chamando-os de vilões, Lady Wifi, Ilustrador do Mal e Rogercop foram apenas pessoas em momentos de fraqueza sendo corrompidas pelo verdadeiro e grande vilão da série: Hawk Moth.

Ele deseja os miraculous de Cat Noir e Ladybug.

E ao contrário de boa parte das crianças que torce para que isso nunca aconteça, Manon quer ver os vilões se dando bem e vencendo nossos heróis!

As coisas começam a ficar feias quando a pequena, com os bonecos dos vilões akumatizados, perde para Marinette que está com os bonecos dos heróis. E a chegada da mãe de Manon, a jornalista Nadia, parece fazer o humor da menina piorar ainda mais.

Entre cenas muito feias de birra e malcriação, a nossa jovem estilista não resiste aos olhinhos brilhantes da pequena mandona e lhe empresta a boneca da Lady Wifi, mesmo a mãe tendo sido categórica de que não deveria levar nenhum brinquedo da casa da babá.

Manon queria mesmo era a Ladybug, porém, numa discussão acalorada com a mão, a pobre Ladybug ficou sem um dos braços e Marinette precisou consertá-la.
Marinette explicando ao Cat Noir o que aconteceu com sua amiga Alya, agora inimiga Lady Wifi.

Enquanto Marinette e Alya pegava o metrô para ir ao cinema e acabam descobrindo que Adrien está em um dos vagões, Manon é pega no flagra por sua mãe quando brincava com a Lady Wifi e uma revista com Ladybug na capa.

Colocada de castigo por ter sido desobediente, Manon fica brava e aciona o 6º sentido maligno de Hawk Moth, que pela primeira vez no show akumatizaria uma criança!

Usando os sentimentos negativos da menina, ele a transforma na Marionetista, que poderia controlar qualquer pessoa desde que tivesse seus bonecos em mãos.

Confessa.
Não está com saudades de ver a Chloe sendo a responsável por akumatizar alguém, né? Pena que no próximo episódio teremos que aguentar a loira metida novamente.   

Conseguindo retomar a boneca de Lady Wifi, ela faz com que Alya assuma a forma da antiga vilã e consiga as bonecas que faltam.

Apavorada, a nossa heroína até pensa em transformar, mas... Olha só quem aparece! Cat Noir bem na hora!
Que maldade, Cat... Tirando o seu da reta e deixando Sua Lady como a "boboca" da vez...
Se não fosse Cat Noir se livrando do sinal de Wi-Fi, a nossa heroína não teria se safado dessa!

Imagina se ele a vê conversando com a Tikki? Que rolo, hein, Marinette?

Uma das boas piadas do episódio acontece justamente nesse momento quando Cat Noir pergunta onde a nossa fanática pelo Adrien mora.

A pessoa já esteve lá em episódios, como: Ilustrador do Mal e Animan.
Que memória fraca é essa, Cat? 

Além de apreciar Ladynoir e Adrienette, ainda tivemos alguns segundos de Marichat. Fanservice para Ladrien é que está em falta...

A sorte de Marinette, agora já transformada em Ladybug, é que Cat Noir realmente não perdeu nenhum segundinho da vida olhando a parede do quarto da colega de escola. Nem quando a Lady Wifi acabou "pausando" uma das fotos do modelo.

Mesmo deixando Alya akumatizada sem sinal de Wi-Fi, ela só conseguiu salvar mesmo sua própria boneca, deixando o nosso fofo Gato Preto em apuros.
Mal sabia o nosso herói felino que em breve se transformaria em marionete nas mãos de Manon.

E a sorte não parecia muito companheira dos nossos heróis, já que assim que pisaram no estúdio da emissora de televisão, Manon, ou melhor, a Marionetista tratou de transformar Cat Noir em seu aliado!

Para que esse sofrimento na vida, me diz?

Uma curiosidade sobre este episódio e o de Antibug, que ainda será comentado: como Antibug passou antes de a Marionetista, internacionalmente tivemos o fandom bem irritado com uma "possível" contradição do show. Em Antibug a nossa querida Joaninha deixou bem claro que Cat Noir não era um apêndice ou um ajudante, ele fazia parte do time, eles eram uma equipe. Como em Marionetista temos Ladybug "ignorando" Cat Noir, o pessoal ficou descontente, se perguntando onde ficou a parte de "equipe".

Esse pessoal gosta de fazer uma tempestade em copo d'água...

Particularmente acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eles continuam parceiros, porém, Cat é quem vive "tomando os ataques" que eram direcionados a sua amada. Ele permite que Ladybug tenha a chance de sair ilesa em várias situações e assim possa mudar sua "sorte", vindo com um novo plano ou conseguindo se concentrar para usar o Talismã.
Nada de "zerou" neste episódio, repetindo o feito de O Faraó... Vai virar rotina?

No final os heróis vencem mais uma vez, claro, e de um jeito diferente!
Ladybug usa o poder de Lady Wifi para tirar a Marionetista da jogada! E assoviando a música-tema do desenho, ela quebra a varinha com o akuma e aniquila o mal!

E elenco de dublagem deste episódio teve:
Marinette/Ladybug: Jéssica Vieira
Adrien/Cat Noir: Fabrício Vila Verde

Tikki: Isabelle Cunha
Plagg: Luiz Sérgio

Alya: Luísa Palomanes
Manon: Alice Lieban
Nadia: Márcia Morelli

Alec: Nando Lopes
Roger: Maurício Berger
Nathanael: Yan Gesteira
Hawk Moth: Guilherme Briggs
Títulos/Letreiros: Sérgio Beck
Outras vozes: Alexandre Maguolo, Lella Ganimi
e Roberta Nogueira
Poucas vezes Hawk Moth encontrou vilões akumatizados tão dispostos a ajudá-lo, né?

No episódio a nossa heroína francesa usa um item peculiar, muito conhecido em escritórios ou por pessoas que precisam ligar mais de um aparelho em uma única tomada. Aqui chamaram de "régua de energia", mas eu conheço mais como "filtro de linha".

Minha aposta é que temos aí mais um regionalismo do estúdio.
Para ter certeza... Cariocas, você falam "filtro de linha" ou "régua de energia"?


Miraculous Ladybug
14º episódio: Temporizadora
Se normalmente um vilão akumatizado já dá bastante trabalho aos nossos heróis...
Imagine vilão akumatizado em dobro! E não é promoção de fast-food de esfiha não, gente!!!

Opinião: Sentiram saudades da Chloe? Pois é, nem eu.
Acontece que neste episódio ela é uma das culpadas pela akumatização de Alix, se não for a principal! Afinal, foi ela que soltou o relógio da patinadora  nas duas vezes que ele quebrou.

Aqui incluímos no pacote: Alya, Marinette, Adrien e... Ladybug?! Pois é.
Não sei se o fandom conta essas pessoas como culpadas pela akumatização, mas é sempre importante lembrar quando a Chloe aparece e bota seu dedo podre no meio.

Neste episódio temos o aniversário de Alix, irmã de Jalil do post anterior, e também o aniversário de casamento de Tom e Sabine, pais de Marinette.

O Sr. Kubdel presenteia a filha com um inestimável relógio passado de geração em geração na família a cada 15º aniversário. Maravilhada com o holograma do relógio de bolso, Alix agradece o pai e guarda com muito carinho o presente, seguindo rapidamente para uma disputa com Kim.

Esse daí a gente já sabe que gosta de se meter em encrenca, é só ver Cupido NegroAniman.
Em "Temporizadora" foi a vez de Alix atender ao chamado de Hawk Moth e do akuma.

A disputa terminou com duas notícias, uma boa e outra ruim.
A boa é que Alix venceu e a ruim é que nessa história de um segurar o relógio e passar para o outro, Chloe acabou derrubando quando tentou abrir e a nossa patinadora acabou passando por cima sem perceber.

E as coisas também complicaram para o lado de Marinette, já que Nadia, a mãe de Manon, chegou mais cedo para buscar o bolo em forma de Torre Eiffel (sim, aquele citado no Rogercop). 

É claro que a nossa heroína prioriza a vilã akumatizada Temporizadora e descobre que se for tocada por ela, bye bye petit coccinelle! Tchau, tchau, pequena joaninha!

Com as pessoas que toca, a akumatizada pode usar essa energia para voltar no tempo.

A coisa quase fica realmente feia quando Ladybug acaba errando os cálculos e sendo puxada para perto da vilã. Se não fosse o sacrifício de Cat Noir, não teríamos quem aniquilasse a maldade desse dia em diante!
A nossa heroína parisiense ficou bem brava com o que a Temporizadora fez. Também não é para menos! O que Ladybug fará sem a presença de seu companheiro de equipe?

Sendo impedida de todas as formas de pegar o anel do nosso gato herói, a Temporizadora resolve voltar no tempo para recuperar seu relógio e tentar arrancar os miraculous da nossa dupla preferida de Paris.
A nossa heroína acaba pegando uma carona nessa viagem no tempo e chegam enquanto está acontecendo a disputa.

Para evitar que a galera se machucasse, Ladybug alerta Chloe para largar o relógio, o que acaba fazendo com que ele se quebre novamente e na frente da segunda Alix.

Pronto.
Hawk Moth não estava vendo dobrado!
Mais um akuma, mais uma Temporizadora.
Gostaram de ver duas Ladybug's neste episódio? Pois aguardem o próximo post! Teremos dois Cat Noir's!

E a Ladybug aproveita para avisar Marinette que vai dar ruim se ela não correr até a padaria e atender Nadia, vai acabar estragando a comemoração dos pais.     
Com tudo resolvido, Cat Noir acaba ganhando um presente neste episódio: a presença de duas Ladybug's! E ainda por cima usando seus Talismãs para acabar com as maldades das Temporizadoras.

O Gloob acabou fazendo uma escolha interessante na exibição dos episódios. Colocou "Temporizadora" logo antes de "Copycat", ou seja, teremos versão em dobro dos nossos heróis um episódio atrás do outro!

Na exibição internacional os episódios mesmo tendo passado relativamente cedo, não estiveram tão próximos como aqui no Brasil.
E ainda tivemos um bônus: a preocupação de perder o Cat Noir. Tanto que isso acabou gerando algumas fanarts e fanfics inspiradas em "Temporizadora" e "Copycat". Ainda bem que o nosso fofo Gato Preto francês está bem vivo!!!

O que foi essa piscada do Adrien para a Marinette, hein? Olha a cara da Chloe!!! hehe

As outras vozes que apareceram neste episódio foram:
Alix: Isabella Simi
Ivan: Charles Emmanuel
Mylene: Pâmela Rodrigues
Chloe: Bruna Laynes
Sabrina: Helena Palomanes
Kim: José Leonardo
Rose: Lhays Macêdo
Tom: Malta Jr.
Sabine: Maíra Goés
Nino: Gustavo Pereira
Juleka: Érika Menezes
Max: João Victor Granja
Senhor Kubdel: Márcio Simões 
Títulos/Letreiros: Sérgio Beck
Outras vozes: Alexandre Maguolo

Hoje o "zerou" ficou por conta da nossa heroína duplicada, que fez um ótimo trabalho com seus Talismãs.
Sobre a escolha do nome "Temporizadora", eu acho que não teria nenhuma versão melhor, já que lá fora tivemos "Time Keeper" e "Chrono Girl".

"Ela vai gostar de mim um dia. É só questão de tempo" - Mal sabe o nosso adorável Cat Noir que a Ladybug já gosta dele. Ah, se você soubesse de tudo, Cat...

Assista os episódios, agora em reprise, pelo canal Gloob.

Nos vemos no próximo episódio de Miraculous: As Aventuras de Ladybug!

Por Kimono Vermelho aquela que tem sono demais e gostaria de passar pelo menos dois dias inteiros apenas comendo, dormindo e morgando - 23/05/2016

4 comentários:

  1. Ahhh tá, é Alix, não Alex. Erro gramatical, acontece nas melhores famílias.

    MANO, COMO A MANON É CHATA! D: AVE MÃE. Mesmo assim, foi ótimo mostrar como mimo em excesso (assim como tudo em excesso) não faz bem. Se deixar uma pessoa, seja ela em qualquer idade, fazer o que bem entender, logo ela fugirá do controle e passará a querer tudo a seu próprio modo. Não custa nada obedecer limitações educacionais, a dona mãe da Manon quer apenas o melhor para a filha, é a ansiedade infantil que extrapola. Achei um bom episódio, principalmente para as crianças menores.

    E, HM, querido, akumatizar crianças é medida desesperada, é? Não sou motorista, por isso não sei a que ponto chegamos. RRÁ! 8D /não, não, esquece

    A ALIX FALA CHIADO, A DUBLAGEM DELA ME INCOMODA TANTO DDD: Mesmo esquema do Copycat Dx mas, ignorando isso, é outro bom episódio, com ênfase em responsabilidade, até mesmo para nossa protagonista. Ótimo exemplo, gostei muito da mensagem e da conscientização da mocinha no final!

    Única coisa que, ou não prestei atenção ou sei lá (?), foi o pai da Alix presenteá-la com um relógio passado de geração em geração. Digo, ele tem um filho mais velho, né? Por que o relógio não foi para o menino faraó? Ou é específico que seja uma garota?

    Até o próximo episódio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Natália!

      Relaxa, povo tem tudo nome estranho nesse desenho (mentira, "Marinette" *toca a musiquinha, essa mesma que você pensou* é normal).

      Sim! A Manon é uma espécie de exemplo moral. Afinal, que criança boa e educada vai querer ser akumatizada se pode continuar sempre do lado dos heróis? Ninguém vai querer ser do time do Hawk Moth, né?

      Natália, você não é município, mas está precisando de limites. #BancoDaPrassa

      Cariocas, amiga, cariocas.
      CARIOOOOOOOOOOOOOOOCAS.
      E muitas vezes esse sotaque forte acaba "estragando" boa parte da experiência com o show. Sei lá, poderiam treinar e falar de uma forma mais neutra. (Já que exigem que outras regiões tenham sotaques menos carregados, por que não fazer o mesmo com os cariocas, né?)

      Pois é...
      O problema é que "Temporizadora" passou antes internacionalmente e depois ficamos sabendo da existência do Jalil em "O Faraó". Pode ter sido um erro do roteiro ou ter alguma explicação especial.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. A Marinette também teve uma "parcelinha" de culpa na Manon. Pô, que que custa deixar a menina brincar com a boneca da Ladybug e deixá-la vencer às vezes? Hahaha E ela só aceitou ir pelos Miráculos para vencer, até por ser uma criança muito pequena não tinha tanto o julgamento de que aquilo era, digamos, "moralmente errado", claro que não dá pra dizer que ela não fosse mimada né.

    Agora... essa do Adrien pro maquinista ir checar "um gato nos trilhos" foi meio forçada hein. Quem que largaria o vagão completamente descuidado para ir atrás de um gato? A menos que o motorista fosse alguma espécie de ativista gateiro, ele deveria chamar o CCO e esperar uma posição para resolverem a questão...

    Aqui em Santos-SP já vi dos dois jeitos, régua de energia e filtro de linha. Acho que não pesa tanto o regionalismo nessa questão, mas sim, é inegável o quão cariocas são nossos personagens dublados :p

    Quanto ao relógio da Alix... seu irmão mais velho não deveria ter herdado o relógio quando fez 15 anos? Ou ele herdou quando fez 15, daí passaram-se alguns anos e teve de repassar para a irmã? Fica a dúvida no ar, já que como citado, o relógio era "filho único".

    E OMG, Cat Noir se sacrificando para salvar a amada <3


    Como alguém que acompanha desenhos, séries, ficção etc., uma das coisas que sempre penso quando os episódios envolvem "Viagem no Tempo" é que deveriam ser como o Trunks do Futuro em DBZ ou o Spock em Star Trek 2009, ou seja, o fato de alguém retornar no tempo não afeta as linhas do tempo futuras que já passaram por situações diferentes. Aplicado nesse episódio da Ladybug, ao meu ver, quando a Ladybug retorna, existe a Ladybug da linha temporal PRESENTE, e a da linha temporal DAQUI A CINCO MINUTOS, na linha temporal de daqui a cinco minutos, o Cat Noir e os amigos já teriam sido absorvidos, enquanto que no presente, que ainda é "alterável", pois está acontecendo, o Cat Noir ainda existe e poderia ser salvo. E para salvá-lo no futuro, talvez só se a Ladybug de daqui a cinco minutos retornasse e usasse seu poder "miraculous ladybug" e tudo voltasse ao normal. Claro, claro, viagem no tempo nunca vai ser unanimidade e certamente está muito longe de ser concretizado "cientificamente na vida real" para podermos chegar a uma conclusão :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Bom, adolescente não é lá tão longe de uma criança, né? XD Então eu meio que entendo o egoísmo involuntário da Marinette. Também acho que ela poderia ter deixado a menina brincar com os heróis e vencer, mas... O episódio veio com essa cena para ter uma "moral da história".

      Quando a gente analisa uma série como essa também devemos pensar nesses detalhes. Não é uma narrativa simples apenas por ser simples, ela também é educativa e tenta passar bons valores aos menores.

      Bom, acho que não preciso lembrar do "narrativa simples" (inclui-se também um modo de fechar tudo redondinho, sem muitas voltas e complexidade) e "público-alvo infantil".

      Fazer o quê? A maioria dos estúdios de dublagem ficam no Rio... =/

      É o que eu comentei por aqui (não lembro se em um post ou num comentário mesmo): provável erro de continuidade.

      Essa foi a primeira vez que ele se sacrificava na série quando passou lá fora, então imagine a dor do fandom. XD

      Depois de escutar um NerdCast sobre "viagem do tempo" eu sinceramente prefiro me abster, já que é complicado, cansativo e não vale a morte de boa parte dos neurônios.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/