segunda-feira, 6 de junho de 2016

Magi - Da 166ª à 170ª Noite

O blog completou em março dois anos de análises de Magi!

Lembrando que entre a JBC e os meus posts foi decidido no Voltando pra órbita! quais os nomes que seriam usados aqui.

Nas Noites anteriores os magos novatos passaram pela Reforma Ideológica e acabaram compreendendo melhor as motivações tão radicais de Mogamett. O problema foi quando Titus percebeu que seu tempo de vida estava acabando, logo sua missão se cumpriria e ele não teria mais serventia. E não é que ele acabou acelerando o processo de guerra entre o Império Rem e Magnostadt?

ATENÇÃO!: Este texto contém spoilers do mangá de Magi e consequentemente da 1ª temporada do anime Magi: The Labyrinth of Magic e da 2ª temporada do anime Magi: The Kingdom of MagicLeia por sua conta em risco.

Magi
~166ª Noite: Antes do Começo da Guerra~
E a gente continua com a saga "Titus Alexius - A Revolta do Wi-Fi"... Ou "Mogamett e os nudes"?
No outro dia Mogamett rasga o verbo: Titus é a MAIS NOVA "HELENA DE TROIA".

Não, gente, mentira.
Ele só avisa que o país dos magos vai tretar fortemente com o país da tia magi loira, o Império Rem.

Antes de termos uma reação em cadeia de desespero e tristeza, voltamos para a noite anterior quando Aladdin por algum motivo apareceu no recinto onde o diretor e Titus estavam. Aliás, nossa Heleninha jazia desmaiada no sofá. Fortes emoções e tretas.

O mago mais velho adianta o assunto para o nosso protagonista adorável, que também fica sabendo em primeira mão da treta homérica que vai rolar entre Rem e Magnostadt.

Como o pequerrucho precisa muito saber qual a ligação entre a escola e a organização maligna da série, Mogamett lhe dá a oportunidade.
Além de tocar no nome do falecido Ithnan, o homem ainda conta que fizeram uma parceria há doze anos, na época do Golpe de Estado da revolução de Musta'sim, para criar as Ferramentas Mágicas.

Aprenderam sobre os itens mágicos encontrados nas dungeons e os recipientes de metal. Em suma, cruzaram informações e trabalharam juntos para criar os recipientes negros de metal, além dos Djinns Negros e da transmutação dos rukhs brancos em negros.

A ideia de Magnostadt era criar um poder que se opusesse aos "candidatos a rei", os Goi.

Porém, cai por terra aquela ideia que o nosso pequeno tinha de que o país-escola e a Al-Thamen eram aliados. Mogamett deixou claro que a relação acabou quando Ithnan deu alguns desses recipientes metálicos para seus subordinados não-magos, incluindo a princesa de Musta'sim.

Se o diretor repudiava os Goi como aceitaria que eles ganhassem um poder que os colocava em "pé de igualdade" com aqueles que conquistaram dungeons?

Aladdin então questiona o mago sobre os itens que estavam com os ladrões e, mesmo com o discurso acima, ele conta que o fez para testar o material que, claro, era bem inferior ao que Dunya possuía, por exemplo.

Se formos voltar ao Arco de Balbad, dá para acusar Magnostadt indiretamente, afinal, os itens que a turma do Cassim possuía foi dada pela Al-Thamen e tinha mecanismos razoavelmente parecidos com os que vimos no Arco dos Piratas.

Sim, tudo acaba se ligando e fazendo algum sentido.
Só que no caso de Cassim, quem vendia o material era a própria Al-Thamen.
No caso dos piratas e dos ladrões em torno de Magnostadt é o próprio país dos magos que vende os artefatos para gerar algum lucro, aliás, esta era uma das futuras estratégias da Academia para conseguir dinheiro.

É claro que o caldo entorna quando o nosso protagonista que no arco atual do mangá virou um belo adolescente lembra dos piratas.
COMO NÃO LEMBRAR DOS PIRATAS, NÉ? Daqui para frente vai ser impossível, vai por mim.

Mais uma vez Mogamett reforça que se preocupa somente com os magos e que deseja protegê-los.

"Diretor, o senhor é um candidato a rei. Mas apenas para os magos!"

E como o mundo não é preto e branco, o pequeno se lembra das feições sinceras de felicidade do homem e fica com aqueles sentimentos confusos dentro do peito.

É aí que o diretor pede para que o mini-magi empreste a sua força para proteger o país. Essa é a nossa querida Shinobu Ohtaka nos fazendo provar um pouco do sofrimento que ela pode nos proporcionar no futuro.
VOCÊS AINDA VERÃO ESSA PRAGA DE MANGAKÁ FAZENDO VOCÊS CHORAREM! AGUARDEM O CAPÍTULO 260!

Quando a gente chegar lá todo mundo estará vacinado contra a dor, o sofrimento e o choro.

Voltando para um lindo dia ensolarado para se começar uma guerra, temos Titus desesperado por ter "provocado" a guerra e os magos tomando a decisão de protegerem o país onde escolheram viver.

O problema é que o Império Rem não é apenas terra de uma magi de mais de 200 anos, eles também contam com o poder de três conquistadores de dungeon.

-Nerva Julius Caluades, filho do atual imperador, conquistador da 44ª dungeon: Shax.
-Ignatius Alexius, supremo comandante do Exército Remano, conquistador da 20ª dungeon: Purson.
-Mu Alexius, capitão do Exército Fanalis, conquistador da 8ª dungeon: Barbatos.

E o nome do Fanalis da "boca rasgada" é Rourou pela JBC e Rohroh pelo scanlator. Vou usar "Rourou". Se bem que de qualquer forma parece que estou chamando o cara de "louro".

É.
EXÉRCITO DE FANALIS.
NÃO SEI VOCÊS, MAS EU NÃO SERIA NEM LOUCA DE ARRANJAR TRETA COM REM.
Com Fanalis não se brinca... Até porque eles são tão fortes que podem nos quebrar como se fôssemos copos de cristal.

No final deste capítulo, no scanlator, tem uma historinha sobre os generais de Sindria. Na verdade é um bônus do segundo volume do DVD e Blueray do anime (acredito eu que da primeira temporada) com um CD-drama.
Eu consegui baixar os áudios já faz uns dois anos, é sobre o dia anterior (ou dias?) à ida de Masrur, Jafar e Sinbad para Balbad.

Resumindo os áudios:
Drama 1: Os oito generais se reúnem para Jafar dar uma relaxada, só que Sinbad estraga tudo.
Drama 2: Masrur, Jafar e Sinbad chegando em Balbad. É um pouco antes do nosso rei bonitão beber, dormir, ser roubado e encontrar Morgiana e Aladdin na estrada. 


Magi
~167ª Noite: Grito de Guerra~
Titus, cara, segura a sua onda. O Aladdin foi lá te defen... Não, espera. Ele foi falar de "Fanalis".
Com um exército gigantesco esperando no Planalto Tenzan, o nosso príncipe psicopata favorito fica sabendo que o Império Rem já começou a mexer as peças contra Magnostadt.

E se um dos maiores impérios do mundo já está se movimentando, o Império Kou não pode ficar simplesmente esperando. Kouha então segue para o país dos magos prometendo tomá-lo em nome de seu irmão mais velho, Ren Kouen.

Aliás, esse é um arco que reúne toda a patota que você precisa aprender o nome e saber qual é a cara para entender as tretas futuras. PRINCIPALMENTE esses príncipes de cabelos em tons de vermelho.

Enquanto isso tanto a população quanto os alunos da Academia de Magia estão desesperados com a possibilidade de uma guerra, justamente o tipo de notícia que ninguém quer receber NUNCA.

Se os não-magos já se apavoram, imagina os alunos que têm poder para ajudar o país e podem até ser recrutados para isso?

Os professores, magos de alto nível, chegam para acalmar os ânimos e contar que têm uma carta na manga, o que deixa o nosso mini-magi encucado. Seria algo relacionado ao que o diretor tinha comentado na noite passada?

E Titus aparece como o mais novo membro dos magos de alto nível, mostrando que cortou totalmente suas relações com Rem. Ele chega a perder a compostura quando Aladdin pergunta se ele vai mesmo lutar contra a magi que parece uma boneca de tão fofa.

O menino então explica que eles nascem, conhecem pessoas especiais e não tomam decisões apenas pela obrigação, e sim por amarem aquele mundo. E ainda conta que enquanto viver irá lutar pelos desejos que lhe foram conferidos.

"Mas eu não estou interessado em lutar contra o Império Rem, ele não é a real ameaça. Ela [a real ameaça] está aqui em algum lugar, escondida."

Mais tarde Mogamett faz um discurso inflamado e motivador para os magos e soldados de Magnostadt. Um país razoavelmente pequeno e que terá que enfrentar dois impérios, muito provavelmente, de uma vez.

Ainda no oceano, curtindo uma viagem de barquinhos de guerra, está a Tropa Fanalis muito impaciente querendo nadar para chegar em Magno-tralalá, como disse Rourou.

Claro que esse bando de criança hiperativa não consegue ficar parada e logo causa confusão. Aí vemos como é quando um Fanalis voa, né, Mu?

E eis que acompanhando esse bando de criança muita louca está ninguém menos que: ALIBAMBINO!

O menino fracassado que não arruma namorada nem se pedir pelo amor de Rei Salomão. Esse foi esquecido pelos rukhs, o nosso menino Alibaba Pega-Ninguém Mas Está A Fim.

Conseguiu uma carona durante o tempo que passou no Império Remano e... Não bastasse a zoeira, ele é um convidado de Rem que tem um amigo em Magnostadt.

Só lembrando aqui que os países estão em guerra, mas ok.
Alibaba pode, né? Ele sempre se mete nesse tipo de confusão.


Magi
~168ª Noite: Deuses Guardiões*~
Hum... Parece que o Mogamett é "parça" do presidente da Anatel, hein? CADÊ O PROCON?!
Se alguém tinha uma gotinha de esperança de que a guerra entre os dois países não aconteceria, neste capítulo ela se esvaiu completamente.

Sherazade que acusou Magnostadt de distribuir Ferramentas Mágicas nas fronteiras de Rem para bandidos e manter em cativeiro Titus Alexius, deu seu último aviso, aquele que só serve para constar nos autos, pois o que ela quer mesmo é acabar com a farra o diretor.

Já deu para perceber que a batalha não irá depender do exército do país dos magos, correto? O cagaço daquelas pobres almas ao ver exímios combatentes chegando com tudo foi uma espécie de grito de socorro ou "cadê os magos?".

Eu ainda tento entender o que dá na cabeça desse povo que rotula mago como "ser inferior". Amigo, eles já são melhores que eu e você pelo simples fato de FAZER MAGIA! Não importa qual tipo, já é impressionante!

Mogamett então revela que o país é cercado por três barreiras mágicas, enormes borgs, para ser mais exato. Logo, sabemos como elas podem ser destruídas. Bom, parece que já é conhecimento geral.

O que a nossa turminha remana e pimpona ainda não entendeu é que os magos não deixarão que a invasão ocorra de forma tranquila e favorável.

A previsão do tempo para o local também não é nada boa. Enormes pedaços de terra voando, chuva ácida caindo e trovões que podem carbonizar os inimigos. Essa nem a Maju** acertaria!

Nós até poderíamos chamar o Narsus de Arslan Senki para ajudar nos planos de um dos lados, no entanto, acredito que nem o estrategista que acha que é pintor poderia prever as zoeiras que aconteceriam até o fim deste post.

Mostrando o poderio dos protetores de Magnostadt, Mogamett ainda trolla os soldados inimigos dizendo que a barreira é impenetrável por ser alimentada por uma fonte de magoi praticamente inesgotável (sim, bota o pessoal do 5º Distrito nessa continha) e que por causa dessa fonte ainda são capazes de produzir recursos para perdurarem na guerra.

Sabe como é, mantimentos são escassos quando você leva em embarcações. Uma hora o bicho pega e você fica sem recursos, precisando se retirar ou mandar buscar mais.

Ok, até aí nenhum problema, mas imagina que filhadaputice O SEU INIMIGO TER TUDO EM MÃOS SEM SEQUER PRECISAR TIRAR O RABO DELE DE ONDE ESTÁ. Não é sacanagem?

Bom, como diria a sabedoria popular: "O dono da casa sempre tem a preferência".  

Mesmo de longe, Sherazade trata de manter o ânimo dos soldados dizendo que as barreiras cairão por bem ou por mal. Bom, se é a magi que diz, quem somos nós para contrariá-la, não é mesmo?

Enquanto isso Aladdin precisa correr contra o tempo para evitar que o que aconteceu no passado se repita no presente. É por essas e outras que nós estudamos História na escola.

Pena que o Golpe de Estado não ficou morto lá em 1964.

Ah sim... Aqui acaba o 17º volume de Magi


Magi
~169ª Noite: O Poder das Pessoas~
O nome do capítulo e a palhaçada da Anatel de permitir que limitem nossa internet poderia combinar, não? Pena que estamos com um governo interino mais sujo que pau de galinheiro.

COMEÇAMOS O 18º VOLUME, YEAH!
VAMOS ACREDITAR NO PODER DA KIMONO DE PARIR POSTS DE MAGI, YAY!
Depois de saber rapidamente sobre a história do Império Rem com seus dados mais importantes, continuamos no início da guerra entre o império e o país dos magos.

Enquanto a barreira intransponível faz sua parte contra o exército que precisa usar força bruta para ver se consegue pelo menos um trincadinho, os magos botam pra foder os remanos com sua magia.

Mostrando que do lado mago o exército de Goi's está mais de enfeite do que de necessidade, Mogamett repete aquele discurso, que para nós ainda soa estranho (não passei pela Reforma Ideológica, desculpa), de que mesmo aqueles ali que não são magos pertencem ao país, então devem ser protegidos.

Bom, não podemos esquecer que caso um daqueles soldados não consiga pagar os impostos e não tenha parentes magos, ele simplesmente pode ser enviado ao 5º Distrito para servir como fornalha de magoi.

Ou seja, é bom manter esse pessoal debaixo de suas asas, pois podem ser úteis para alguma coisa mais tarde.

Ah, vai que você nunca pensou nessa possibilidade?

O diretor já deixou bem claro que quer um país de magos para magos e que quer proteger e cuidar daqueles que possuem o dom de usar magia.
Goi desde que pague os impostos, tenha parente mago ou seja especialista em determinada área está a salvo (se não der uma de rebelde, é claro).      

Uma das coisas mais legais e bizarras que vamos descobrindo em Magi é que cada país tem suas pesquisas especiais para guerra. No Império Rem eles "criaram" bombas, enquanto no arco atual do mangá... TEM SPOILER E EU NÃO VOU CONTAR. Mas peguem o contexto da informação e pensem que não é especialidade apenas de Rem esse tipo de pesquisa para uso militar.

Se você ler Adventure of Sinbad já pode incluir Partevia aí também, afinal, o que dizer de Falan e do irmão mais velho do Drakon, né?

E aqui nós temos o pseudo-plot twist: Rem não depende apenas de magia e conquistadores de dungeon, como acontece com Kou e Magnostadt.
É legal ver que a magi tem a consciência de que não podem apenas depender de um recurso, ainda mais um que depende de "magoi".

Imaginem quantos magos deveriam ser usados para criar a mesma quantidade de dano que essas explosões. Segundo a magi, se assemelham a magia aberrante, aquela que vimos Titus querer usar na fuça do Aladdin.

Chamei de "bomba", mas no scanlator está "pólvora".
Esqueçam, não vou procurar meus mangás de Magi da JBC AGORA para fazer comparação, me poupe.

E esse é um dos bons aspectos da "administração" de Sherazade em Rem, ela faz com que o povo ande com suas próprias pernas e até que desenvolvam estudos científicos.

Sim, eu entendo que o sistema governamental é o mesmo da Roma antiga, aquela que estudamos em História, no entanto, a importância da magi não é descartada no poder do império.

Bom, nos próximos capítulos até o final deste arco nós vamos ver que a Sherazade tem um estilo diferente de "organizar a casa", ela é muito mãezona. E a parte mais bacana nisso tudo, e olha que já falei bastante de "parte mais" isso e aquilo, é que os remanos são estimulados a trabalhar, a não depender de magia e a buscar o que querem, mesmo errando e se machucando.

Por que não podemos considerar a mesma coisa com Partevia, que sempre é citada em Magi, mas que tem sua face mostrada só em Adventure of Sinbad?

Assim como Magnostadt "educa" sua população para depender dos magos e cria a tríade de respeito, devoção e medo, Partevia cresceu por muitos anos com as guerras e seus espólios. Quando a pretensão foi enorme e chegou ao ponto de baterem com Rem, um império mais amadurecido e de bases mais fortes, Partevia foi encontrando seu declínio.

As guerras não geravam mais lucros, e sim prejuízos de recursos e vidas.

Magnostadt se vê momentaneamente perdida quando a primeira barreira, a tal borg intransponível, desmoronou. Os soldados do país dos magos não sabiam o que fazer, já que estavam dependendo totalmente da força dos magos de alto nível que ali estavam.

Partevia dependia unicamente do sacrifício de seu povo e de guerras.

Rem pode até ser um império com muitos comportamentos e situações que precisam ser corrigidos, no entanto, o império não foi construído em um ou dois anos e a magi que os sustenta faz com que floresçam com seu próprio esforço.

Valeu mesmo essa página dupla essa primeira barreira sendo destruída!   

P.S.: Antes que eu esqueça de comentar, na página 13 do scanlator e 14 do leitor de mangás, tem uma cena de alguém assassinando outra pessoa. Eu sei, parece Brutus e Júlio César, só que eu não tenho como confirmar a informação.

O capítulo termina com Mogamett confiante.
É, ele vai finalmente usar a "carta na manga" que tem e que provavelmente vai fazer Aladdin pirar nas batatinhas.

Magi
~170ª Noite: Arma Mágica~
"Esse tipo de assunto não é para esse tipo de blog" - Eu sinto muito, leitor, mas tapar o sol com a peneira não é bem o meu estilo. Não importa onde ou quando. Enquanto não existir uma censura ou ditadura, eu vou continuar criticando o que eu achar errado. Fica a dica.

Eu até poderia pedir para que você fizesse uma jarra enorme de suco concentrado de maracujá, só que...
Não sei se o efeito calmante resistiria ao tanto de sofrimento, caos e tudo o que guerras podem trazer de ruim.

Se ajeita na cadeira que agora a coisa vai começar a ficar BEM FEIA.

Aladdin e Sphintus se deparam com muitos magos feridos e mortos.
Diante de um cenário tão catastrófico, o jovem de Heliohapto decide ficar para ajudar a cuidar dos que ainda estavam vivos, enquanto Aladdin voa até o campo de batalha.

Se o mini-magi queria evitar qualquer tipo de conflito desnecessário, sua imparcialidade é deixada de lado quando ele percebe que o momento de agir finalmente chegou.

Enquanto isso os soldados do país dos magos usam Ferramentas Mágicas para impedir o avanço das tropas inimigas. E ao longe uma espécie de canhão que lembra muito um Djinn Negro, dispara.

E é nesse momento que o Aladdin solta a seguinte frase:

"Diretor, essa não é mais uma guerra defensiva, é um genocídio."

Mogamett já mostrou que não está muito interessado em pegar leve nessa guerra e que muito menos ficou esperando as coisas acontecerem. Por estar num ponto estratégico geográfico, o diretor já sabia que Rem e Kou tentariam invadir o país algum dia.

O segundo disparo só não atinge mais um grupo de soldados, porque os Fanalis cansaram de esperar todas as barreiras serem quebradas para enfim mostrarem seu poder. 

Com o comando de Mu Alexius, a turminha incontrolável é solta e... Só Deos Matoba sabe do que eles são capazes.

Não, espera...
No próximo capítulo Magnostast vai descobrir o que esse exército é capaz de fazer.

Se alguém pensava que seria molezinha para os magos exatamente por causa dos recursos mágicos, é melhor rever seus conceitos, uma vez que, nada está garantido quando os adversários são fortes.

É claro que o argumento de que Rem tem séculos de experiência e uma magi de igual sabedoria poderia pesar, contudo, depois de observar o 5º Distrito e esse canhão mágico, eu não ousaria montar um argumento tão favorável aos remanos.

Bom, vamos deixar os plot twists para quando acontecerem...

Ah é...
Se a JBC vai lançar o volume 22 e você não estiver atrasado com a sua leitura, já sabe todas as tretas que ainda rolarão...

Só não sabe quem é a mãe do Aladdin, né?

Nos vemos no próximo post com mais guerra, gente morrendo, Aladdin mostrando que não vai ficar de brincadeira e... será que já teremos motivo para odiar o Mu Alexius? Acho que sim, hein?

Magi agora é bi, gente!!!
Bom, para quem ainda não ficou sabendo, a JBC anunciou que o mangá Magi e mais alguns outros se tornarão bimestrais.

Magi no Japão está atualmente no 29º volume e no Brasil agora em Junho teremos o 22º.
Particularmente eu acho ótimo, pois assim posso tentar alcançar os capítulos mais atuais e parar de chorar cada vez que a editora lança um novo volume.

Além do mais, é ótimo para o bolso dos leitores!
E, claro, quem é que gostaria de ver seu mangá favorito entrando em hiato, não é mesmo?

P.S.2: Eu ficava louca a cada semana para descobrir como o Arco de Alma Toran/Turran ia se desenvolver, imagina vocês tendo que esperar dois meses para ler a continuação...

Vocabulário de termos:
*Guardian Deities: literalmente "Divindades Guardiãs". Optei por "Deuses Guardiões". No sentido da história: protetores; guardiões.
**Maju: Apelido da jornalista Maria Júlia Coutinho, uma das "moças do tempo" da rede de televisão Globo.

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:

-Aladdin: Aladim
-Alibaba: Ali Babá
-Balbad/Balbadd: Barbad
-Cassim: Qasim
-Ferramentas Mágicas: Instrumentos Mágicos
-Império Kou: Império Huang
-Império Rem: Império Remu
-(Ren) Kouen: (Lian) Hong-Yan
-(Ren) Kouha: (Lian) Hong-Ba
-Magia Aberrante: Magia Transnômica
-Planalto Tenzan (Tenzan Plateau): Monte do Planalto Tian

-Recipientes de metal: Receptáculo metálico
-Recipiente negro de metal: Receptáculo das trevas
-Sinbad: Simbad
-Sindria: Simbária

*Al-Thamen: é o termo oficial (da JBC) para a Organização que não encontrou unanimidade entre os scanlators, que usavam Al Sarmen, Al Tharmen e variações. Foi escolhido para ser usado aqui também.

Nos vemos nas próximas noites de Magi!

Por Kimono Vermelho aquela fez tanta propaganda desse post que se ele não saísse hoje era capaz de mandarem o Aladdin vir arrancar meu couro - 06/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/