terça-feira, 23 de agosto de 2016

Nurarihyon no Mago #01 e #02

Este com certeza é um post cheio de novidades, só que com a nostalgia de sempre.

Nurarihyon no Mago conta a história de Rikuo Nura, um menino de quase 13 anos que vive uma vida razoavelmente normal... Se sua casa não fosse cheia de youkais. Acontece que Rikuo é neto do Supremo Comandante dos youkais, Nurarihyon, e deve herdar a posição do avô. O problema é que o garoto quer viver sua vida de forma pacata... Será que ele consegue? 

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV]. 

Quem é do dia também aparece à noite, Rikuo? -q


Nurarihyon no Mago
1º episódio
Não é o melhor exemplo de anime com youkai, mas para substituir Fukigen na Mononokean, serve.
Opinião: Este é o primeiro anime do "Relembrar é viver" que nunca foi acompanhado pelo blog e tampouco entrou em um dos posts de temporadas. 

A explicação é simples: Nurarihyon no Mago foi animado três anos antes do nascimento do Kimono Amarelo.

Abrindo precedentes para outros animes na mesma situação, resolvi trazer NuraMago por alguns fatores pessoais, começando pela nostalgia.

Acompanhei o mangá por scanlator antes de ser anunciado na primeira leva do Cassius Medauar como editor da JBC e assisti alguns episódios soltos. Cheguei a comprar Nura - A Ascensão do Clã das Sombras, mas morreu no primeiro volume e nas liberdades da editora e editor.

Já aviso que apenas a primeira temporada será assistida e comentada aqui, o Nurarihyon no Mago: Sennen Makyou não está nos meus planos de curto e médio prazo, pois não gosto da adaptação em anime. Sim, é a segunda temporada.

Outra coisa a ser comentada antes que você clique para ler o resto do texto é que acabei pegando desgosto pelo mangá também. Ele teve um "cancelamento" no nível Bleach (Tite Kubo) da vida, passando da Shounen Jump para um selo menor e trazendo um fim que particularmente não me agradou.

A premissa é muito boa e é nela que vou me apoiar para trazer os 24 episódios comentados.

A abertura é "Fast Forward" da banda Monkey Majik e o encerramento é "SparkyStart" de KatateSIZE, um grupo composto especialmente para os encerramentos das duas temporadas de NuraMago. Conta com as dubladoras Ai Maeda, Aya Hirano e Yui Horie, que dublam respectivamente na série: Yura Keikain, Kana Ienaga e Tsurara Oikawa.


Começando sem o típico "na temporada tal", o post manterá uma coisa que vocês estão muito acostumados: minhas análises ruins.
Esta é a cara do único herdeiro do Supremo Comandante do Hyakki Yakou.

Já aviso que o anime toma várias liberdades que eu lembro ter reclamado na época que era ávida leitora do mangá, no entanto, ignorarei isso e quaisquer outros fillers, afinal...

NuraMago morreu há muitos anos na minha memória e... SEIS ANOS SE PASSARAM DESDE A ESTREIA EM JULHO DE 2010. Tinha que ser a maldita "Temporada de Verão"...

O início do episódio é confuso mesmo e só veremos explicação um pouco mais para frente. Juro que vou tentar controlar minhas mãos spoilentas para que não digite nada que possa estragar as surpresas dos próximos episódios.

O que devemos saber é que vamos acompanhar a vida diária de Rikuo Nura, um menino de 12 anos que tem um quarto de sangue youkai, ou seja, é mestiço. Num lugar que por muitos anos manteve a tradição de não se misturar com nenhum outro povo, é interessante perceber como a miscigenação é vista no anime.

O problema que persegue o nosso adorável garoto megane é a pressão que sofre para assumir o lugar do avô, considerado velho para o cargo.

Eu poderia falar uma curiosidade sobre Nurarihyon, mas como você está olhando para o primeiro post ainda, leitor, vou segurar a informação e deixar para mais tarde.

Se bem que se você for muito curioso, o próprio Google Imagens poderá denunciar o fato.
Se existe uma criatura pior do que uma Mulher da Neve, eu não sei, só sei que ODEIO FRIO.
Imaginem as loucas aventuras de Rikuo que quer ter uma vida normal e que mora num casarão chiquetérrimo abarrotado de youkais!
E nem todos eles são sempre amáveis e bacanas, não podemos esquecer aqueles que querem o posto de Supremo Comandante do Hyakki Yakou, a famosa "Parada dos Cem Demônios" ou simplesmente "Pandemônio".

Já deu para perceber que o nosso megane do Fundamental tem uma quedinha pela colega Kana Ienaga, né? Porém, Tsurara Oikawa, a Yuki-Onna, não vai deixar as coisas assim tão fáceis para a rival! Será que ela tem o que é preciso para ser a esposa do futuro Supremo Comandante?

De qualquer forma, leitor, se você acompanhou meus posts de Haikyuu!!, deve ter dado pelo menos um sorriso quando leu o sobrenome "Oikawa". POIS É, APENAS HÁ ALGUNS DIAS EU LEMBREI QUE TSURARA DIVIDIA O SOBRENOME COM O CAPITÃO DO AOBA JOHSAI.

E adivinhem?
Desde 2011 que eu odeio a família Oikawa.

Ah, só para aumentar a GLÓRIA DO ÓDIO, os kanjis são os mesmos para ambos personagens. FUCKING OIKAWA (及川).

"Ainn, por que você odeia a fofa da Tsurara O.I.KA.WA?" - Antes mesmo de saber que ela dividia o sobrenome com o capitão-levantador "que vá para o inferno", eu já detestava o frio. Yuki Onna, neve, frio... Sacou?

Mentira, esse é só o segundo motivo. O primeiro é: ela quer empatar meu ships RikuoXKana e RikuoXYura. Sim, empatar a vida do meus ships é motivo para ódio.

Até então meu conhecimento sobre os youkais, ayakashis, bakemonos e yuureis da mitologia japonesa era escasso. O que eu conhecia eram as kitsunes, as terríveis raposas.

Nurarihyon no Mago abriu meus olhos para um folclore ainda mais rico e incrível, por isso, mesmo com todas as minhas reclamações, esse anime ainda é guardado em lugar de honra na minha memória.

Nurarihyon no Mago
2º episódio
Acho que é o personagem que vi o Sugita mais se soltar na interpretação. Não que eu acompanhe todos os trabalhos dele, mas dos que vi foi essa a impressão que ficou.
GENTE, MUITAS MEMÓRIAS COM A MENINA YURA. Ela não é nem metade do que vocês estão imaginando ou do que eu estou pensando, mas gosto muito dessa doidinha.
Opinião: Este episódio é lindo. Aparecem o Zen e a Yura.
Meu vomitador de sangue preferido e minha DEABA DO CLÃ DOS DEABOS favorita.

Falando nisso dá para formar uma trindade vomitadora de sangue. Bota o All Might de Boku no Hero Academia, a Izumi Curtis de Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa) e o Zen fofinho, e está pronto o grupinho!

Antes de comentar o episódio em si, gostaria de fazer alguns pequenos adendos.

O primeiro é a animação.
Depois de três anos acompanhando as temporadas de animes até uma pessoa com olhos destreinados e míopes astigmáticos como os meus é capaz de perceber quando a coisa é bonita, bem feita e mais dinheiro foi investido para animar aquilo.

A arte do autor Hiroshi Shiibashi já é bonita, então não dá para acrescentar tanta coisa ao design dos personagens. De resto, é um anime que está na média, nada muito Kill la Kill e One Punch Man ou muito Magi: The Kingdom of Magic ou Saiki Kusuo Psi-nan.


A segunda é a trilha sonora.
Eu gosto bastante das aberturas do anime, já os encerramentos... E as trilhas dos episódio não soam tão legais quanto deveriam, algumas são até meio cafoninhas.

Outro problema de NuraMago são algumas cenas que estão ali pelo fanservice masculino, o que acaba fazendo com que a história perca mais alguns pontos comigo.
Rikuo ainda não tem consciência e sequer controla seu lado noturno. O que será que o menino precisa fazer para se tornar ciente dessa sua habilidade?

Com já deu para perceber no primeiro episódio, Gyuuki por enquanto é um dos que prometem dar problemas ao nosso pequeno futuro comandante. Em contrapartida, Zen, antigo amigo de infância de Rikuo, mostra-se exatamente como foi descrito: um irmão mais velho.

bronca, fica bravo e chateado quando o menino diz que não será sucessor do avô. Infelizmente por enquanto o nosso "3/4 humano, mas aquele 1/4 é demônio" não entende a responsabilidade e a quantidade de vidas nas mãos de seu clã.

Seja pela imaturidade ou negligência, eu acredito que o Rikuo não tenha consciência do seu lado noturno por continuar nessa negação, de não aceitar a responsabilidade e as consequências que seu sangue impõe.

Há dentro dele uma vontade de se tornar o comandante, porém, por uma série de fatores Rikuo resolveu abandonar esse desejo e enterrar de uma forma ou de outra a verdade sobre sua linhagem.

Na história, o Clã Nura é um dos principais e reina sobre os outros por meio do "osore", o medo que os youkais espalham. É um pouco do que vemos com o Hakumen no Mono em Ushio to Tora.

Um dos jeitos de formar uma aliança de lealdade com o comandante do clã é compartilhando o sakazuki (como é mostrado no primeiro print abaixo).

Uma curiosidade divertida sobre o sakazuki é que ele também faz parte de um enlace, neste caso, o matrimonial. Nos casamentos tradicionais japoneses os noivos normalmente tomam três goles de sakê em uma espécie de "pires" durante a cerimônia.

A parte engraçada é que no Brasil e em outros países do ocidente, a pose do print lembra bastante aquele que os casais adoram fazer por aqui com taças de champanhe para ter aquela foto clichê no álbum de casamento.
PÔ, RIKUO, TAMBÉM NÃO PRECISA SER TÃO DIRETO, TÃO NA CARA! MACHUCA!
Se só tendo 1/4 do sangue youkai do avô ele já é assim, imagina se fosse 100% youkai...




Ainda assim, em NuraMago o sakazuki não passa de um contrato de lealdade e ajuda mútua.

Ah, e antes que eu esqueça, vamos aos dados técnicos que eu tirei do MAL.
O diretor é Junji Nishimura e o estúdio é o Studio Deen. Se estiverem curiosos por mais informações desse tipo, é só clicar no link do My Anime List e ser feliz. 

Agora vamos falar de uma coisa que a Kimono gosta e entende um pouquinho melhor que os outros blogueiros: dubladores.

NuraMago conta com os seguintes nomes no elenco: Jun Fukuyama, Hiroki Yasumoto, Nobuhiko Okamoto, Akira Ishida, Takahiro Sakurai, Kouji Yusa, Hiroshi Kamiya, Miyu Irino e Tomokazu Sugita.

Jun Fukuyama ficou responsável pelos dois tons do mesmo personagem, Rikuo Nura dia e Rikuo Nura noite.

Hiroki Yasumoto faz o Aotabou. Outro personagem notável: Shingo Kinjo de Yowamushi Pedal.

Nobuhiko Okamoto faz Inugami. Outro personagem notável: Katsuki Bakugou de Boku no Hero Academia. 

Akira Ishida faz Tamazuki Inugamigyoubu.

Takahiro Sakurai faz Kubinashi ou "Sem Pescoço" para você que leem pela JBC.

Kouji Yusa faz a versão mais jovem de Nurarihyon.

Hiroshi Kamiya faz Senba (um personagem menor que aparece em um ou dois episódios).

Miyu Irino faz Tosakamaru, um dos filhos do Karasu-Tengu.

Tomokazu Sugita faz Zen. Outros personagens notáveis: Chamber de Suisei no Gargantia e Drakon de Magi: Sinbad no Bouken.

Nos vemos no próximo episódio de Nurarihyon no Mago!

Por Kimono Vermelho aquela que comanda atualmente o Hyakki Yakou - 23/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/