segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Suisei no Gargantia #01 e #02

Assim que um anime morre na temporada atual, ele ativa a minha carta virada para baixo, a "Relembrar é viver", que traz do fundo do cemitério das temporadas passadas algum anime supimpa... Ou que eu achava supimpa.

Na Temporada de Primavera/Abril 2013... surgiu este anime que conseguiu fazer com que eu, uma pessoa que detesta até hoje o gênero "espacial/mundo pós-apocalíptico", a experimentar novidades. Por sorte, acabou caindo na minha graça.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como é começar um diálogo batendo na bunda das pessoas, Ledo?


Suisei no Gargantia
1º episódio
Prosseguindo com a tradição, cá está o print-réplica do post com a análise do primeiro episódio.

Opinião: Este é sem sombra de dúvida o terceiro anime que eu poderia destacar no ano de 2013 e na Temporada de Abril. Bate forte uma nostalgia, porque junto com a minha empolgação com Hataraku Maou-sama! e RDG: Red Data Girl, estava Suisei no Gargantia.

Majestic Prince, Aku no Hana e até mesmo Shingeki no Kyojin não conseguiram me fazer ter tanta empatia quanto os três anteriormente citados. E em 2016, mais experiente com os animes de temporadas, tenho certeza que acabarei fazendo uma análise bem mais apurada.

Na época os blogueiros da otakusfera curtiram a premissa e acabaram depois notando várias falhas no roteiro, coisas que eu até me lembro e atualmente posso concordar (por enquanto usando apenas as minhas memórias carcomidas por vermes).

Como a Temporada de Julho 2016, apesar de ser muito melhor que suas antecessoras, não rendeu um número razoável de animes a serem assistidos, resolvi trazer Gargantia no "Relembrar é viver".

Confesso que estou bastante receosa, pois guardo ótimas memórias de zoeira da dupla Ledo e Chamber (que eu gostaria que não fossem somente nostalgia boba).

Bom, hora de deixar os surtos internos de lado e convidar o leitor para essa aventura espacial e fora da casinha. Afinal, Kimono Amarelo, né, queridos?

Nostalgia é uma coisa horrorosa.
Ela funciona do mesmo jeito que o Chamber: seus sentimentos estão hibernando tranquilamente quando a nostalgia resolve despertá-los para o seu desespero.

É bem verdade que Suisei no Gargantia estava desde o começo na minha lista do "Relembrar é viver", contudo, achei melhor esperar e jogar primeiro os animes mais famosinhos ou queridinhos.

Gargantia é dirigido por Kazuya Murata e é animado pelo estúdio Production I.G. A abertura é "Kono Sekai wa Bokura wo Matteita" de Minori Chihara e o encerramento é "Sora to Kimi no Message" de ChouCho.

Se eu lembro bem não gostei de nenhuma das músicas.

E provando que raramente meu cérebro funciona do melhor modo, eu achava que tinha dois cours, porém, Gargantia conta apenas com 13 episódios.

No elenco de dublagem, podemos destacar: Kaito Ishikawa fazendo o Ledo, Tomokazu Sugita dando voz ao Chamber, Daisuke Ono participando como irmão do Pinion e Katsuyuki Konishi como Pinion.

Tomokazu Sugita também emprestou sua voz para: Tadaomi Karasuma de Assassination Classroom, Gintoki Sakata de Gintama (Hideaki Sorachi), Drakon de Magi: Sinbad no Bouken, Zen de Nurarihyon no Mago (Hiroshi Shiibashi), Neil de Soredemo Sekai wa Utsukushii, entre outros.

Katsuyuki Konishi também emprestou sua voz para: Shuuhei Hisagi de Bleach (Tite Kubo), Tsumugu Kinagase de Kill la Kill, Badr de Magi: Sinbad no Bouken, Takehito Morokuzu de Prison School, Kamina de Tengen Toppa Gurren Lagann (GAINAX), entre outros.

A animação neste primeiro episódio continua bonita e bem feita, ainda que aquela cena do Ledo observando a embarcação tenha ficado estranho.

Parece que virou recorrente nos animes a movimentação estranha da câmera, Arslan Senki: Fuujin Ranbu que o diga.

Para quem não pegou muito bem o que aconteceu nessa bagunça chamada "primeiro episódio", os seres humanos, só para variar um pouquinho, não vivem mais no planeta Terra. Por enquanto ninguém sabe a razão, apenas que existe uma galera criada como plantação e que deve acabar com uns tais Hideauze ("Hideous" no post de 2013).
Muitas coisas, claro, são deprimentes nesse anime. E uma delas é o fanservice.
Esses Hideauze são alienígenas, ao que tudo indica, e em forma de lula/polvo/coisas nojentinhas com tentáculos.

Bom, obviamente não vou dar o spoiler plot twist sobre esses inimigos, senão vocês deixarão de ler meus lindos posts sobre este anime.

Eu fico impressionada que, caso a missão dê certo, os sobreviventes poderão passar UM MÊS em Avalon, um lugar supimpa tipo Elysium (Neill Blomkamp), um filme que tem algumas semelhanças com Gargantia. Infelizmente sem o Wagner Moura na versão animada.

E o mais absurdo interessante, é que em Avalon as pessoas são livres para comer, dormir, beber e SE REPRODUZIR. Chamber fala sobre isso pelo menos duas vezes.

Sim, existem dois tipos de pessoas: as criadas como mato para lutarem contra os Hideauze e os que podem gozar da tranquilidade de Avalon.

É claro que as coisas entre os nossos pilotos de robôs adoráveis não saem como o esperado, causando uma tragédia quando o protagonista e seu mecha, em retirada, são atacados por uma lula voadora (estou tentando fortemente não fazer piadas com o ex-presidente, mas está difícil).

Antes de sabermos que se passaram seis meses desde essa loucura, o anime nos mostra humanos "de boa na lagoa" que estão vivendo sua vidas "muito bem, obrigado" e que... TCHARANS! ACHARAM O CHAMBER!

De alguma forma assustadora, eles foram parar no planeta Terra, local considerado mito pela "sociedade super avançada" da tal Aliança Galática dos Blá Blá Blás.

Sem saber falar o idioma, conhecer o local e no cagaço de não poder voltar imediatamente ao mundo que estava acostumado, sobrou ao piloto Ledo sequestrar uma nativa e jogar a responsabilidade de Google Tradutor para Chamber.

Impossível falar do Ledo e não lembrar de "Ah Leledo Ledo Ledo Ledo", paródia do "Ah lelek lek lek lek" (Passinho do Volante) que fazia sucesso na época.

Sim, meus posts são todos BEM DATADOS. Inclusive com datas nos finais do texto e...

A melhor parte com certeza foi quando Chamber comentou que a Amy (refém) estava falando sobre a reprodução da mãe de alguém e de excrementos em estado sólido. Traduzindo: chamou de "filho da puta" e "bosta".

Agora vamos para o segundo episódio, senão eu conto tudo no primeiro.

Suisei no Gargantia
2º episódio
Ledo deveria é agradecer por não ter caído em Brasília, aí sim o espanto seria digno dessa reação.
Opinião: MEU. DEUS. Eu não lembrava que já era no segundo episódio que rolava o ataque dos piratas! Acho que confundi com o ataque daquela tia do cabelo rosa-escuro.

Antes de comentar sobre o episódio, eu gostaria de problematizar a colorização desse anime. Sempre tenho calafrios quando vejo as mulheres com os ombros, cotovelos e joelhos cor-de-rosa/vermelho com brilhinho, é tão sexualização que chega a me dar nojo.

Se vocês não sabem, seres humanos normais não tem esse aspecto e ele é normalmente visto em histórias com menos plot e mais fanservice.

FALANDO EM FANSERVICE...
Vou deixar essa conversa para os próximos episódios, como o "de praia" e o da "dança". Gargantia tem esses pequenos problemas que irritam bastante.

O diálogo ainda está complicado e o pessoal realmente não sabe o que fazer com o garoto, seu Jumboro e a pessoa que eles acham que está lá dentro.

Amy acaba se tornando a embaixadora do "vamos conversar, queremos paz, conte-nos mais", afinal, foi a primeira pessoa com quem Ledo teve contato. E aí vamos percebendo algumas coisas interessantes na história, por exemplo: o tal acontecimento que congelou a Terra.

Por isso não dá para gritar "terra à vista". Quando o gelo derreteu, virou água e... É isso que o pessoal tem atualmente.
Sim, pode comparar com Waterworld - O Segredo das Águas (JossWhedon, David Twohy e Peter Rader).

Já citei dois filmes e acredito que ainda existam mais para serem comparados, contudo, já viram o nome do blog?
E os citados foram os que simplesmente lembrei de cabeça e da sinopse. Não cheguei a assistir nenhum completo.
Sabe o que tem que acontecer com essa criança? Ela tem que ser protegida, amada e cuidada.

O engraçado é que um mundo sabe a existência do outro. Da parte de Ledo, da Aliança Galática, há uma história sobre o berço da civilização, a Terra, mas ela é considerada um lugar de gelo, impróprio para a vida. Enquanto do lado dos nativos, temos o irmão mais novo de Amy, que comenta sobre a existência de outro lugar, no espaço, onde os humanos que fugiram da Terra vivem.

E foi por conta desse desenvolvimento bacana de uma boa premissa que em 2013 fui ficando, ficando, e acabei amando Suisei no Gargantia (e odiando por outros tantos fatores).

Como visto no MAL, conta com dois OVA's e os episódios 14 e 15 que são especiais do BD/DVD. Se eu encontrar para comentar, ok, se não... Morreu aqui o assunto.


Enfim...
COMO NÃO RIR HORRORES DO LEDO COM NOJINHO DE COMER UM CORPO MORTO? Gente, até hoje eu dou risada disso!

O cara é branco, quase albino, deve comer uma geleca igual aos astronautas e é mirrado na opinião da Amy. Você acha que uma pessoa dessa entende o que de cultura primitiva? De caçar, matar e assar?

Ainda assim a parte do "corpo morto" é muito divertida. Chamber dá uma ajudinha dizendo que é nutritivo, aliás, podemos falar desse robô?

Chamber é muito amor. Ele acaba provocando um humor involuntário e mesmo não carregando nenhuma emoção na voz (é uma máquina, lembra?) consegue nos trazer empatia. No final do anime vocês estarão vibrando com ele!!!

O diálogo vai andando a passos de formiga, enquanto ambos os lados vão descobrindo coisas fantásticas. As criaturas marítimas que produzem um brilho muito bonito à noite e que parecem ser "acesas" por raios. Eles que guiam as frotas marítimas. E daí também já descobrimos que a frota em que Ledo se encontra é a Gargantia.

Seria meio meh se não fosse, né?
Toda vez eu preciso me lembrar que quem dubla o Ledo é o Kaito Ishikawa e que eu não devo chorar por agora reconhecê-lo tão bem. Foi assim com o Kouki Uchiyama em RDG.

Um dia acaba se passando desde que a nossa dupla de protagonistas fora do comum estão ainda tentando buscar diálogo amigável. As coisas mudam quando piratas surgem e atacam a embarcação de Bellows e sua turma, que estavam explorando exatamente a área onde encontraram Chamber.

No desespero Amy pede ajuda e...
Eu lembro que deu treta. Nem é spoiler isso, gente, está na cara que ia dar treta, né?

Para vocês verem como as armas do robô são perigosas, elas simplesmente pulverizam as pessoas. PULVERIZAM. Olha a zica do negócio. Você ia querer mesmo, de verdade verdadeira, ser inimigo de uma coisa dessas?

Salvando Bellows, sua turma e uma moça que provavelmente seria estuprada, Ledo acha que ficou tudo tranquilo e favorável.

Gente, e a ordem de "aniquilar"?
"ANIQUILAR". Ledo, Ledo... Você mesmo reconheceu que as importâncias e preocupações do "seu mundo" não faziam sentido na atual conjectura e vai lá, ANIQUILA PESSOAS.

Isso porque disse ao Chamber que queria um diálogo amigável, que não era legal arrumar treta com o pessoal de Gargantia. Bom, com o pessoa de Gargantia, né? Sendo os outros... huhuhu

Fazendo a advogada do Diabo para incluir mais informações, uma vez que este post está muito estranho e não lembra bem o estilo Kimono Vermelho de ser. Desculpa.


Estando num lugar desconhecido, tido como mundo perdido, não conseguindo contato com a sua "casa" e recebendo pedido de ajuda, não é de se esperar que o Ledo tenha pensado em "moeda de troca".

O problema é que ele talvez tenha pesado demais a mão...


O anime foi assistido no Vídeos BOL, procurando pelas palavras "suisei no gargantia".


Nos vemos no próximo episódio de Suisei no Gargantia!

Por Kimono Vermelho aquela que teve um final de semana extremamente sonolento e que é melhor vocês não saberem como conseguiu trazer esses dois posts de hoje - 15/08/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/