sábado, 24 de dezembro de 2016

FINAL: Suisei no Gargantia #13

ESTÁ ANIMADO PARA A CEIA DE NATAL, LEITOR?
E com essa crise, vai ter rabanada? Chocotone recheado? Pernil? Peru? Frangão? Chandon?

Na minha ceia vai ter refrigerante gelado, pois é isso que importa na mesa. Ah! E um suculento pernil de porco, eu mereço.


No episódio anterior... Ledo se revolta contra as ordens de seu comandante e decide proteger Gargantia, se juntando à rebelião de Lukkage e Pinion.
O pior é quando o nosso adorável piloto fica sabendo que tudo foi orquestrado por Striker, o robô, já que Kugel tinha partido dessa para uma melhor faz tempo. 

Promete escolher séries melhores para o "Relembrar é viver" ano que vem, Kimono?


Suisei no Gargantia
13º episódio
Como é tradição no "Relembrar é viver" de animes que já passaram pelo blog, mas não tiveram posts semanais comentando episódio por episódio...
Aqui estão os prints das mesmas cenas do post de final de Abril 2013 com uma modificação: as imagens que estavam num mesmo print, agora estão separadas. Só isso.
Opinião: A gente já começa com uma briga feia, tipo: "COMO ASSIM TU DEU 9,8 DE NOTA PARA UM ANIME COMO ESSE, KEMONO?". Agora em 2016, com certeza não passaria de 5 e uns quebrados.

Muito bem, leitores, chegou a hora de nos despedirmos de um anime que eu sinceramente não sei para que ressuscitei. Sério, alguns mortos merecem continuar enterrados a sete palmos.

Ainda que o parágrafo anterior pareça agressivo, a verdade é que Suisei no Gargantia não é nem de longe a pior série do "Relembrar é viver", contudo, reforça que a nostalgia é um sentimento desnecessário para o presente.

A luta continua entre Striker e Chamber com Ledo assustado por descobrir que seu comandante estava morto há muito tempo e que o robô é quem estava tomando todas as decisões.

Tem até um embate impressionante e razoavelmente rápido entre os Machine Caliber sobre conflitos de interesse sobre a raça humana.

Enquanto Striker acha que ser venerado como um deus e tratar os humanos como servos que devem obedecer e temer sua imagem, é um modo de trazer felicidade e motivação para existência de todos, Chamber confronta a ideia e demonstra que também se adaptou e evoluiu à vida na Terra.

Claro que eu acho sinceramente que em treze episódios essa mudança poderia ser melhor explorada e não parecer tão jogada nesses últimos episódios.
Chamber provando que além de ser uma máquina, tem mais consideração pelos humanos do que eles próprios.
Não sei se era a empolgação em 2013, a imaturidade ou os dois, mas eu realmente via esse desenvolvimento de forma mais concreta.

Quero aproveitar e confessar algo que não deveria, pois é "feio". No ano de estreia eu nem lembro se fiquei chocada ou horrorizada, provavelmente os dois, quando descobrimos que o Kugel estava morto e... Cabeça rolando, cabeça rolando.

2016 é tão errado que eu achei graça dessa cena.
Ah, eu estou acostumada a ser taxada de "sem alma". Eu já ri em momentos piores, como aquela do irmão da Jun se jogando do precipício. Horrível, né? É que vocês não viram quão tosca foi a cena.

Aproveitando que eu estou contando todos os pecados neste lindo dia de Natal que não fica no Rio Grande do Norte, acabei não resistindo ao sacrifício do Chamber para que seu piloto sobrevivesse e não consegui deixar de amar sua frase icônica: "Vá pro inferno, lata de óleo".

E é engraçado, pois apesar de existir um código a ser seguido por aqueles que vieram da Aliança Galática, Chamber dá uma de brasileiro e usa o famoso "jeitinho" para ejetar o piloto, com a desculpa de que seu desejo por rever Amy seja um comportamento típico de civil, e não de um militar.

VAI FALAR QUE ISSO NÃO FOI UMA BRASILIDADE?

O último episódio foi de fato quase um final de novela, ainda que eu ache Suisei no Gargantia bem mais com cara de filme, tivemos narração do Bevel sobre o que aconteceu mais ou menos algum tempo depois e, o mais fofo, ele dando aula de História/Arqueologia para o pessoal.

Lukkage e Pinion totalmente ship e a Bellows provavelmente crackship, né?

O Ledo, agora tendo que se virar com Yumboros sem tanta tecnologia, se adaptou bem à Gargantia e largou a roupa de piloto. Além disso, tem uma coisa que eu gostei bastante durante esse anime: eles mostraram a diferença de tonalidade de pele do Ledo que caiu do espaço até o Ledo do último episódio.
E NÃO É QUE FICOU AMIGO DO ESQUILINHO QUE CONHECEU NA FROTA KUGEL?
Pode parecer besteira, mas é um detalhe que eu achei legal. Bom, pessoal, no espaço a galera não tinha muito cara de quem ia pegar uma corzinha na praia, sabe? Então foi bacana ver o efeito dos raios solares na Terra bronzeando o nosso ex-branquelo.

ALIÁS, até um pouco mais de músculo o garoto pegou!
E o ship Amy x Ledo parece continuar sem problemas.

O pessoal da seita se juntou a Gargantia, agora em melhores termos, né? Mais humildes, né? MENOS DESPIROCADOS, NÉ?

Enfim...
A premissa é um tanto batida, falei no primeiro episódio sobre filmes que acabei lembrando enquanto assistia o anime. Claro que as referências são poucas, eu não sou cinéfila e muito menos entendedora da sétima arte.

O desenvolvimento deixa a desejar, junto com o roteiro.
Talvez um número maior de episódios tivesse ajudado a explicar melhor toda a bagunça ou... Também existe a possibilidade de aumentar a lambança, eu sei.

Foi o meu primeiro anime com o Kaito Ishikawa (ou pelo menos o que consegui gravar bem a voz dele). Serviu como uma boa experiência, apesar de todos os pesares.

Não é o melhor título de 2013 e também não é o pior do "Relembrar é viver". Carregarei boas lembranças de Suisei no Gargantia.


Sim, continuo querendo casar com o Chamber, acontece. Adoro o Tomokazu Sugita. Casava com ele também. huhu 
Mesmo parecendo cena de término de namoro, gente, é a frase perfeita para a blogueira dizer AQUI.
Ah sim...
Antes que eu me esqueça e não acredito muito que algum leitor esteja tão interessado assim (MENDIGANDO COMENTÁRIOS, PORQUE É ISSO QUE EU QUERO DE PRESENTE DE NATAL), não vou dar certeza aqui, uma vez que tenho um cronograma instável e sou escalafobética excêntrica, porém, talvez role análise dos episódios especiais (que saíram no BD/DVD) e do OVA dividido em duas partes, conhecido como Suisei no Gargantia: Meguru Kouro, Haruka.

Obviamente em 2017 se eu realmente estiver a fim, já que prometi OVA's de outras séries e até agora... NADA.

Não adianta pedir perdão pelo vacilo, tem que arregaçar as mangas e fazer, correto? CORRETO.

De qualquer forma, não foi tão ruim relembrar esta série. É sempre bom pegar a nostalgia e colocá-la contra a parede, sem esquecer que os tempos mudam e nós também. Tudo em constante evolução, construção e desconstrução.

Leitor, tenha uma ótima ceia de Natal! Esse é o desejo da blogueira e da Frota Gargantia! o/ (A Ridget deixou eu incluir a galera, tá?)

Nota: Nem tão verde, nem tão maduro
Pretende reassistir algum dia?: Talvez, mais para "não"
Recomenda a série?: Pensaria bastante antes de recomendar
Categoria: mecha, espaço, robô, espaço sideral, alienígenas, humanos e robôs x alienígenas, conflitos inter-raciais(?), navio, embarcação, mar, lulas gigantes nenhuma do PT, guerra espacial, tranquilidade, fanservice desnecessário.
Premiações: Melhor Robô - Chamber, Melhor Funk - Ah Leledo Ledo Ledo Ledo, Melhor Paródia de "Ah Lelek lek lek" - Kimono Vermelho.
Pontos fortes: Chamber, Ledo e Bevel.
Pontos fracos: 
roteiro fraco e mal trabalhado, fanservice em excesso, forçação de barra, Kugel, Striker, seita do mecha, Pinion em alguns momentos.


Assim se encerra a participação nem tão glorioso assim Suisei no Gargantia no Kimono Amarelo.


Por Kimono Vermelho aquela que destruiu o seu Natal com essa análise - 24/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/