quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Suisei no Gargantia #09 e #10

DEZEMBRO CHEGOU E O FRIO DO INVERNO TAMBÉM!
Hã? Como assim Brasil está na primavera? Quem te contou esse absurdo? Em São Paulo só existe inverno e verão, nada mais.

No episódio anterior... o comandante de Gargantia morreu e deixou a fazenda de pepinos para a Ridget descascar. A ambição de Pinion leva boa parte da frota para uma empreitada épica: descobrir tesouros no ninho das lulas gigantes!

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

A sua ganância vai até o espaço, Pinion?


Suisei no Gargantia
9º episódio
Eu também falo isso em todo santo episódio novo de algum anime que sou viciada.
Opinião: Preparados para o plot twist?
Confesso que mesmo depois de três anos, eu ainda fico CHOCADAÇA com as informações reveladas neste nono episódio.

Mesmo que Gargantia tenha um monte de furos bem feios no plot e um desenvolvimento meio truncado, eu continuo achando este episódio uma ótima sacada.

Digamos que ele meio que "salva" parte da dignidade do anime.

Pois é, EU ESTOU CHOCADA E ENCANTADA AO MESMO TEMPO. Parabéns pelos bons plot twists.

O problema é, que se a minha memória não falhar, descenderemos novamente ao limbo, porque a premissa disso aqui é meia boca e a execução fez jus à premissa.

Só digo isso, porque o resto é spoiler.

OLÁ, LEITOR. Assistiu Suisei no Gargantia e, por acaso, num dia bem nublado, resolveu procurar mais posts sobre o anime e veio parar aqui, né?

O que estaria fazendo um blog que ninguém conhece desenterrando um morto de 2013? Bom, este ano teve com certeza as piores temporadas de anime e como aqui sou especialista em encher linguiça, achei bacana ressuscitar alguns mortos.

Suisei no Gargantia foi um deles.

Neste episódio tivemos a curtíssima participação de Daisuke Ono, como irmão mais velho do Pinion.

Aproveitando o momento deprimente, eu gostaria de dar um destaque triste a uma das cenas deste episódio.

Lembram que o Pinion tinha essa ambição louca de ir até essa área cheia de lulas gigantes por causa de uns tesouros aí? Pois bem, galera... Acho que a Bellows cantou essa bola num dos episódios anteriores, do nosso moço do topetinho estar fazendo isso por conta do irmão.

Muitos anos antes, essa dupla de retardados foi na área dos Hideauze terráqueos e acabou dando muito ruim para o personagem dublado por Daisuke Ono.

Agora que eu já refresquei sua memória, VAMOS FALAR DA PARTE TRISTE QUE ALGUNS PODEM NÃO TER NOTADO.

Sabe quando o Ledo vai adentrando o local e ele encontra um "berçário" de Hideauze? Ali no cantinho esquerdo TEM UM YUMBORO AMARELO ESCURO.
Adivinha de quem é aquele Yumboro.
Sim, pode tocar aquela musiquinha triste que você adora. ALI JAZ O IRMÃO DO PINION.
O grande trunfo deste episódio é a origem dos Hideauze e um pouco mais sobre a história da Aliança Galática e da própria Terra.

DESTAQUE PARA LEDO, esse menino que está SURTANDO NAS PROFUNDEZAS DO OCEANO. Gente, até parece que ele está acompanhando a terceira temporada de Haikyuu!! sem saber dos spoilers! hehehe

Chamber também não é lá uma coisa de Deus, né? Essa dupla está numa sintonia MUITO DIFERENTE.

Primeiro começa com a conversa:
Chamber: Vamos afastar os Hideauze daqui, né, tenente?
Ledo: "Afastar" é porra nenhuma, VAMOS MASSACRAR!

Depois vai para:
Chamber: Essas informações aqui que a gente achou, tenente, são classificadas como SUPER ULTRA MEGA BLASTER secretas pela Aliança Galática, então você não pode ter acesso.

Ledo: Espera... COMO É?

Chamber: Foi o que eu disse, tenen-

Ledo: CHAMBER, AQUI, NESTE MOMENTO, NESTE PLANETA, NESTA GALÁXIA, QUEM TEM AUTORIDADE, MAIOR PATENTE, PARA ESCOLHER O QUE PODE SER REVELADO OU NÃO?

Chamber: Tenente Ledo.

Ledo: Quem sou eu?

Chamber: Tenente... Ledo?

Ledo: ENTÃO ARREGAÇA AS INFORMAÇÕES NA MINHA CARA, QUE EU TENHO QUE SABER O QUE CARALHOS ACONTECEU AQUI BILÊNIOS ANTES DE EU NASCER.

E assim o Ledo descobre a grande verdade por trás de toda essa porra de Hideauze x Aliança Galática.

Resumindo do modo KIMONO: são humanos versus humanos, nenhuma novidade. O problema é a manipulação de informações, que faz com que ambos queiram se matar.

De um lado temos os humanos que ficaram brincando com genoma e evoluíram a um ponto medonho, e do outro temos aqueles que foram contra essa manipulação e fugiram da Terra.

Esse local que o irmão do Pinion morreu e que o LeLedo está é aquele laboratório super sofisticado que começou a transformar os humanos numa forma de vida medonha.
É nesse momento que a gente começa a sentir que a saúde mental do Ledo deixará de existir.
Não vou fazer piadas com o ex-presidente, esqueçam, é grotesco demais.

A coisa já fica bizarra no berçário de Hideauze, quando vemos o que parece um bebê batendo na lataria do Chamber.

Para instigar o espectador a ter algum sentimento razoavelmente forte, depois de descobrirmos O QUE DE FATO SÃO AS LULAS GIGANTES, aparece um Hideauze que parece a filha do idealizador dessa porra toda e... O Chamber vai lá e mata.

Em 2013 eu fiquei naquele estado de "CARALHO, AGORA O LEDO VIU QUE ELE ESTÁ MATANDO OUTROS HUMANOS".

Quer uma comparação para fazer seu estômago revirar? Não sou boa em Pré-História e pans, então não me matem por não dar as informações totalmente corretinhas com seus devidos detalhes, MAS PENSEM AQUI COMIGO: nós, homo sapiens sapiens, já tivemos um ancestral em comum com os macacos. Por uma anomalia/evolução esse ancestral em comum se dividiu entre o que hoje conhecemos como macacos e humanos.

Como eu disse, é uma explicação básica, só para você se situar. Quer a coisa toda cheia dos floreios, pergunta para o seu professor de Biologia, tá bom?

O plot do nono episódio foi bem sacado.
Tem furos? Forçou a barra em alguns momentos? Despirocou a sanidade do Ledo? SIM, mas na minha opinião apresentou uma explicação que ornou com o resto da história. Foi "crível".

Suisei no Gargantia
10º episódio
Essa imagem é a prova de que LeLedo precisa de um psiquiatra O MAIS URGENTE POSSÍVEL!
Opinião: Velho... VELHO... CADÊ O MEDIDOR DE SANIDADE DO PILOTO, CHAMBER? NÃO TEM COMO MEDIR A SANIDADE DELE? O estado mental do Ledo está abaixo do negativo, se é que existe essa possibilidade.

Este com certeza é o post dos plot twists e... O penúltimo deste anime.
Pois é, leitor, chegamos aos momentos que precedem o final. Já não bastasse Haikyuu!! 3 perto do fim, Suisei no Gargantia também nos deixará em breve.

Isso quer dizer que vou ter que desenterrar mais alguns mortos? Sim.
Eu quero que isso aconteça? Não.

HÁ POSSIBILIDADE DE DESENTERRAR UM ANIME MAIS NOVO, TIPO, ALGUM QUE TENHA ESTREADO NESTE ANO OU NO ANO PASSADO?
Olha, a probabilidade é maior, já que encontrar títulos mais antigos é praticamente impossível.

Neste episódio temos a ganância de Pinion mais a reação do Ledo ao que vimos no episódio anterior e... MAIS PLOTE TUÍSTE. Sério não dá mais para confiar em Gargantia. Você pisca e surge uma nova reviravolta, só para te deixar mais louco da vida.

Ah, e já adianto, até o último episódio VAI ROLAR MAIS DESPIROCAGEM LOUCA. Sério, se sobrar alguém bem depois de toda essa loucura, será considerado um verdadeiro milagre.

Essa série me traz altos sentimentos conflitantes.
Eu até poderia dizer que o Pinion é carismático, contudo, ele parece mais um sarrista do que alguém que você torceria até o fim, sabe? Sem falar que... OLHA ESSE TOPETE.

Antes de passar para a próxima etapa, o nosso pobre piloto alien tenta digerir as informações que obteve no "ninho das lulas gigantes". É aquele típico esquema de: estado de choque, passar mal e morrer por dentro.

Tanto que no final deste episódio ele entra numa discussão com Chamber, algo até interessante e bem válido dentro da proposta da história, mas que ainda me soa forçado.

Mesmo considerando os dois episódios bem mais interessantes que o resto e até dando um destaque melhor, eu concordo que Gargantia não consegue se salvar. Ainda que haja um resgate de "dignidade", a história é ruim, mal elaborada, mal aproveitada e com personagens que ficam devendo em carisma e profundidade.

Sim, dá para fazer um bom trabalho com doze episódios, é só se organizar.

Pois é, os anos se passaram e eu me tornei uma pessoa um pouco mais crítica. Não que isso seja bom, ok?

Falando sobre o Pinion, que é o que me sobra, acho a ideia de espalhar para quem quiser ouvir que ele está montado no tesouro e aniquilou as lulas gigantes, uma bela de uma bosta. É como ser idiota o bastante de avisar o país inteiro que você ganhou na Mega Sena da Virada e mora na rua tal, número tal, CEP tal da cidade tal.

Você está chamando a desgraça para a sua casa.
Engraçado que matar os piratas lá no segundo episódio era tranquilo, agora descobrir que os Hideauze são humanos evoluídos de forma extrema e que você queria aniquilá-los, aí já é um problema. AH LELEDO, FAÇA-ME O FAVOR, NÉ?
Além de serem atacados por piratas e conseguirem se safar, algo bizarro se aproxima da frota de Pinion. Algo que usa os corpos dos Hideauze terráqueos como "decoração" e lembra muito uma seita de gente maluca.

Em suma, vemos a ganância humana e como a manipulação de informação, ou como diria o próprio Ledo, a lavagem cerebral é capaz de fazer com que nos tornemos nossos próprios inimigos.

É mais ou menos o que estamos vendo nesses últimos tempos no Brasil. Enfim, voltemos a falar de desenho animado antes que alguém ache absurda a comparação.

Legal ver que o Chamber desenvolveu uma compreensão do todo e que de uma forma arranjou uma explicação para que a existência dele e do seu tenente tivessem algum sentido, algum propósito.

E OLHA QUE COISA CAPIRÓTICA: parece que o superior do Ledo também foi jogado no planeta Terra. Awn~ Será que eles vão se encontrar, juntar forças e voltarem para a Aliança Galática e bater a real?

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. Já foi o tempo em que eu acreditava nisso. Tipo... 2013.

SEGUREM OS SEUS FORNINHOS, QUE O PRÓXIMO POST É SEASON FINALE o penúltimo!!!

Editado (07/12/2016): SÃO TREZE EPISÓDIOS. Desculpa, gente, eu tentei matar o defunto mais cedo.

O anime foi assistido no Vídeos BOL, procurando pelas palavras "suisei no gargantia".

Nos vemos no próximo episódio de Suisei no Gargantia!

Por Kimono Vermelho aquela que não sabe se ri, dá gargalhada, rola pelo chão ou reza pela alma do Ledo - 01/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/