quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Nurarihyon no Mago #17 e #18

Quebrei a dobradinha de youkais, porque...
Eu também preciso dormir, sabiam? E o calor em São Paulo está escroto demais, afetando o funcionamento do meu computador. Sério, pensa em alguém que ODEIA calor: meu pc.

No episódio anterior... Kagibari Onna e Kejoro batem cabelo enquanto mais uma vez Yura, a onmyouji, não apresenta muita serventia. Descobrimos também que quem passava as informações para o grupo de Shikoku era o CARA QUE MAIS RECLAMA NESSE ANIME: Hitotsume. 

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Curtiu o monge de cabelo comprido, Natsumi?


Nurarihyon no Mago
17º episódio
♫ Malandramente, tem alguém atraente e muito indecente, querendo o que é meu... ♫
Opinião: Eu e as minhas paródias ruins de músicas que estão na boca do povo, tipo, "Malandramente" de Dennis DJ, MC Nandinho e Nego Bam.

A gente tem que tratar esse anime como ele deseja ser tratado e, olha, o que eu vejo aqui é "Malhação versão sobrenatural". 

Se bem que hoje em dia nem sei se dá para rebaixar Malhação (Globo) dessa forma. Sério, Nurarihyon no Mago está beeeeeem pior do que qualquer temporada da novela "adolescente".

Em quinze minutos eu vi algumas cenas razoáveis e outras... Sinceramente, o que aconteceu entre 2010 e 2016, além da passagem normal de tempo?

Bom, seguindo para a nossa novelinha semanal, algumas coisas continuam as mesmas: Hitotsume reclamando, os amigos de Rikuo na casa dele, tretinhas pré-adolescentes desnecessárias e a viagem do Nurarihyon a Shikoku.

Só que nada supera YURA KEIKAIN e suas suposições aberrantes.

Eu podia imitar o Hitotsume e usar vários parágrafos para tentar corrigir o imenso erro que essa história está tentando contar, no entanto, vou me ater aos fatos, zoar muito e deixar a piedade para quem mereça.

Mentira, vou continuar reclamando que isso é o que eu faço de melhor.
Aquele momento que você vai passar as festas de final de ano na casa daquele parente.

Mais um dia de preocupações para o Clã Nura.
Não bastasse seu Supremo Comandante desaparecido, eles ainda têm que lidar com ataques a seus membros e lenga-lenga da parte dos vilões.

O que a galera de Shikoku não sabe é que o clã do personagem principal tem muito mais colaboradores do que eles imaginam.

Além das descobertas de Yura, que ela não faz o favor de compartilhar, Rikuo conta com uma Agência de Inteligência Kiyotsugu! Sim, seu colega de classe, é quem consegue informações preciosas sobre o que está rolando e a CIA dos youkais não está sabendo!

Aí a gente vê a genialidade do Tamazuki, né?

O plano é dominar a cidade e mandar o Clã Nura buscar arrego na casa do Kitaro (GeGeGe no Kitaro de Shigeru Mizuki). Ah, não... Espera...

KITARO ODEIA O NURARIHYON.

Nunca que alguém vai pegar a referência... Estou escrevendo esse post para as nuvens de chuva que não chegam no meu bairro e não diminuem a temperatura na madrugada.

Rikuo acaba ligando os pontos e percebendo que enquanto algum incidente ocorre, os templos da cidade estão sendo destruídos. Eles que são considerados a base do Clã Nura, onde se depositam as crenças e medos das pessoas que ali vivem.
"Ow, a gente tem que fazer essa história ficar descolada" "Ah, bota umas tretinhas adolescentes" "Mas a gente tá falando de youkais" "Bota a Yura achando que rolou beijo".
Olha, deveriam contratar o Kiyotsugu para fazer parte da Inteligência Youkai, porque aqueles que dão suporte ao Rikuo não estão servindo de nada. 

O melhor mesmo é quando o clube de "aficionados por youkais" vai visitar um dos templos recentemente destruído e chega segundos antes de Yura Keikain se esconder. 

ESSA BAGAÇA NÃO TEM DIRETOR, NÃO? A MENINA MAL SAI DO LOCAL E KIYOTSUGU JÁ APARECE FALANDO SEUS BLÁ BLÁ BLÁS INFINITOS. É sério, gente? O GAROTO É CEGO MESMO OU ISSO FOI COMBINADO?

Não bastasse isso, o anime ainda nos dá a pior sequência de cenas envolvendo a onmyouji. Fico me perguntando qual é a fama dos Keikain depois de tanto close errado dessa menina.

Afastados dos colegas, Tsurara e Rikuo encontram um pedaço de pano e comentam se aquilo pertencia à vítima ou ao culpado. Num ângulo de gosto duvidoso, o roteiro força a barra para que todos achemos que rolaram bitoquinhas.

Melhor mesmo é a Yura discutindo a vida amorosa inexistente do herdeiro do Clã Nura. Não satisfeita, ainda manda uma indireta como se estivesse lidando com um José Mayer em miniatura.

Quando a gente acha que já teve emoção demais, o anime ainda enfia uma batalha tosca entre o trio de Karasu mais a galinha de fogo que voa, e Aotabou versus o carecão com jeito de ogro.
Ah, a época da juventude... Ao que tudo indica, 300 anos atrás os dois eram assim.
Antes disso, vemos no que deu a peregrinação do velho Nura a Shikoku.

Eu sei que o leitor deve estar se perguntando como o Natto Kozou não é o líder dos youkais, uma vez que natô (soja fermentada, que tem cheiro forte e algumas pessoas gostam de comer) é uma das coisas mais diabólicas do Japão. Também não sei, leitor.

O resumo da ópera é que o Supremo Comandante resolveu ir na raiz do problema para descobrir quem é Tamazuki, como vive, o que quer e com que intenções foi para Ukiyoe. Sexta feira, no Globo Repórter (Globo). -q

Lá ele se encontra com o líder de Shikoku... Ou ex-líder?
Será que o nosso vovô adorável conseguirá boas informações para o clã?

E para encerrar com chave de ouro a análise desse episódio: Shima.
O menino, mesmo no alto dos cagaços de medo, marca um gol de pênalti ao salvar Kiyotsugu de ser amaldiçoado pelo youkai que eu não vou lembrar aqui o nome (fica para o próximo episódio).

Menino Shima deveria ser condecorado com uma medalhinha de honra ao mérito pelo serviço prestado.


Nurarihyon no Mago
18º episódio
Quando o capeta fica te tentando para não rezar ao belíssimo e danado Deos Matoba.
Opinião: Esse episódio serviu para dar um "respiro" ao anime que vai de mal a pior, né? Ainda que tenha rolado uma pseudo-lutinha e, por algum tipo de milagre, o youkai Sodemogi de Shikoku tenha sido derrotado, a gente acompanhou um episódio mais limpo.

Ah, e com certeza o Clã Nura mostrou que sabe resolver os pepinos, né? BASTOU UMA AMIGA DO RIKUO SER ATACADA, QUE NOSSA SENHORA DOS CHOCOTONES COM SORVETE, QUASE UM BOPE YOUKAI FOI PARAR NAS RUAS! UAU!

Fico pensando no Shouei que perdeu o pai Hihi, como primeira vítima da "guerra" youkai entre Shikoku e Nura. GALERA DA ALTA CÚPULA NÃO ESTÁ RECEBENDO A MESMA PROTEÇÃO QUE OS AMIGUINHOS DO RIKUO.

ATÉ QUANDO, JAPÃO? #IMPEACHMENT #CadêNurarihyon?

Antes de falar mais sobre o episódio, EU PRECISO COMENTAR UMA COISA ALEATÓRIA QUE CULMINA NUMA COINCIDÊNCIA MUITO DIVERTIDA!

Senba, o deus da cura, é dublado pelo Hiroshi Kamiya.
Até aí o leitor pode estar cagando e andando para isso, MAS OLHA COMO A KIMONO PODE TRANSFORMAR UMA SIMPLES INFORMAÇÃO EM ALGO MÍSTICO!

Hiroshi Kamiya também é conhecido por dublar um deus, este muito mais famoso que Senba, com certeza! O Deus Yato de Noragami!

Ah, mas pouca coincidência é bobagem, leitor!

Neste episódio vemos a ligação da amiga de Rikuo, Natsumi, com esse deus. Acontece que Hiroshi Kamiya também dubla Takashi Natsume de Natsume Yuujinchou Go.

Apesar de terem uma letra diferente no final e de não possuírem o mesmo último kanji para o nome, Natsumi e Natsume compartilham o "Natsu" () da estação "Verão". Sem falar que os nomes têm sonoridades parecidas.

Não liguem, a blogueira é pancadinha das ideias e achou essas curiosidades um luxo. Pode pular, ignorar ou fingir que é encheção de linguiça.

Neste episódio descubro que aquela galinha cuspidora de fogo REALMENTE MORREU. Sim, as mortes são bem ruinzinhas nesse anime, moçada.
Só fico me perguntando se isso não vai dar azar, afinal, 2017 é o Ano do Galo, segundo o Horóscopo Chinês.
Shima salvou Kiyotsugu do destino trágico de ser amaldiçoado... para Natsumi cair nessa.


A segunda vítima dos 88 youkais de Shikoku é o... Sodemogi? Bom, é essa estatueta de pedra com uma roupa de palha e que gosta muito de comer MANGAS DE ROUPAS. Podia comer os mangás ruins que as editoras brasileiras lançam, né? Só comentando...

Ah, e caso você tenha shippado "sem querer querendo" o Kurotabo com a Natsumi, não se preocupe, vou adiantar um SPOILAÇO que nem é TÃO SPOILER assim: durante todo o mangá rola essa sensação de romance entre os dois, pois Kurotabo vive se esbarrando com essa menina.

Estou buscando essa informação da minha memória, de uma saga BEEEEEEEEM mais à frente. Antes disso, lembram quando o Kurotabo ficou preso no trem?

No mangá, quando tem um solavanco típico desse meio de transporte, Kuro acaba apalpando alguém... ADIVINHA QUEM ERA? Pois é, gente, o destino deles estava traçado! huhu

Além de apresentar essa casal improvável para os espectadores, neste episódio conseguiram impedir que mais dois templos fossem atacados, um contando até mesmo com uma EMBOSCADA para Sodemogi, que provando ser BEM RUIM disse que era tarde demais para a amiguinha de Rikuo.

Plots nem tão twists à parte, acho impressionante o Clã Nura não ter NENHUM REGISTRO de quantos e quais são os templos da sua cidade. GENTE, ESTÁ FALTANDO PESSOAL PARA CATALOGAR? É SÉRIÃO?

DE HYAKKI YAKOU A GENTE JÁ TEM CEM CAPIROTINHOS, COM MAIS TODOS OS OUTROS QUE NÃO SÃO APENAS FILIADOS AO DESFILE DOS CEM DEMÔNIOS... só o Yokai.com para saber. Mas tem youkai pra dedéu no Japão, não se enganem.

Tanto tempo de paz, sem altas tretas rolando, e nem o básico esse clã fez... Depois não quer ser atacado, né? NURARIHYON, ME ADOTA, SEI QUE NÃO TENHO SANGUE YOUKAI CORRENDO NAS VEIAS, PORÉM, MANJO DAS ARTES MACUMBÍSTICAS ORIENTAIS e posso colocar o Kiyotsugu como assistente, afinal, ISSO É QUE É CIA YOUKAI DE VERDADE!

Voltando ao Senba, temos aí mais uma curiosidade japonesa.
Povo lá daquelas bandas curte um negócio chamado onigiri origami, que é dobradura de papel.

Uma das dobraduras mais famosas é o "tsuru", o grou japonês.
Sabe quando o Shima chega com uma bandeja cheia de papéis de origami? Existe um costume no Japão de parentes e amigos de uma pessoa adoentada se reunirem para fazer mil grous de papel, chamado de Senbazuru.
EU NÃO DISSE? FOI UMA AMIGA SER ATACADA QUE O BONITÃO TIROU A RABA DA ALMOFADA!
SENBA. TSURU. ORIGAMI.
Agora tudo começou a fazer sentido, né?

Quando Natsumi era criança, ela rezou para o Deus Senba curar sua avó. Com a graça alcançada ela fez um tsuru e deixou no templo como oferenda.

Com o passar do tempo e a vida corrida de adolescente, ela deixou de frequentar o local e rezar para aquele deus.

Não sei se o autor pensou nisso, contudo, este episódio pode também ser visto como uma crítica ao abandono das tradições pelas novas gerações japonesas, mais preocupadas com trabalho, tecnologia, prazer imediatista e desinteresse pelo que é antigo.

Nessa saga dos templos destruídos pelos youkais de Shikoku, o anime mostra o vandalismo, a falta de respeito as crenças antigas e como a base que sustenta, neste caso, o Clã Nura, vai enfraquecendo.

E se você achava que eu ia parar de falar do Hiroshi Kamiya, desculpe o PLOTE TUÍSTE.

Na nota de ¥ 1.000, de um lado está a imagem do escritor Natsume Soseki e do outro o grou japonês. Senba, mais um Natsume... Coincidências macabras. haha (O link dessa curiosidade está ali em cima quando comentei sobre o "tsuru")

Vovô Nura, me adota.
ME BOTA NO LUGAR DO RIKUO.
Tu vai ver o que é UNIFICAÇÃO de youkai...

O anime foi assistido no TV UOL, neste canal aqui.

Nos vemos no próximo episódio de Nurarihyon no Mago! 

Por Kimono Vermelho aquela que queria ter publicado este post em 2016, nas altas madrugadas - 12/01/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/