quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Natsume Yuujinchou #01 e #02

Quem pensou que ficaria órfão do Livro de Amigos Natsume, se enganou!
Aqui no Kimono Amarelo os fãs da obra poderão acalentar seu coração até que a sexta temporada chegue.

Natsume Yuujinchou conta a história de Takashi Natsume, um garoto de 15 anos que pode ver espíritos e entidades sobrenaturais. Por causa de uma herança deixada por sua avó, ele acaba se metendo em muitas confusões, que vão o deixando mais perto de seu passado e do sobrenatural.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Preparado para tentar me fazer chorar, Natsume?


Natsume Yuujinchou
1º episódio
Esta é a cara da pessoa que vê em que blog seu nome e série foram parar. Puro desgosto.
Opinião: Seguindo a onda de Nurarihyon no Mago (01 e 02), trago o segundo anime que nunca foi acompanhado pelo blog e que eu já maratonei pelo menos umas quatro vezes antes de virar blogueira.

Natsume Yuujinchou estreou no Verão de 2008, quando este blog não era projeto e nem "sonho de vida".

Em 2012 fui convidada para fazer um guest post para um conhecido do Twitter sobre as QUATRO primeiras temporadas do anime e... Imagina a coisa bizarra que ficou.

Como hoje em dia tenho o meu próprio blog e desde 2015 o "Relembrar é viver" existe, decidi aproveitar a falta de animes acompanhados semanalmente nesta Temporada de Inverno e trazer um dos meus animes favoritos.

Se você passou vontade quando viu as análises de Natsume Yuujinchou Go aqui no blog, venha conhecer a primeira temporada! Irei assisti-la pelo AnitubeBR.

Editado Outubro/2017: VAI ASSISTIR NA CRUNCHYROLL (tem todas as temporadas)! Não-assinantes podem assistir em 480p, imagem bonita, legenda que não é colorida e com três paradas de propagandas. Mas passa tão rapidinho que nem dá para ligar!

Animado pelo estúdio Brain's Base e com o diretor Takahiro Omori, o anime possui 13 episódios. É uma boa pedida para o feriadão do Carnaval, hein?

A abertura é "Issei no Sei" de Shuhei Kita e o encerramento é "Natsu Yuuzora" de Kousuke Atari. Duas músicas muito gostosas e que podem embalar momentos de tranquilidade e sono na sua playlist! Altamente recomendado!

Agora vamos ao que interessa: análi- SURTOS, É CLARO!
Análise você encontra em qualquer blog se pesquisar no Google. Aqui é surto, alguns comentários aleatórios e MUITAS LINGUIÇAS PARA CHURRASCO!

O melhor de tudo é que agora não vou MARATONAR loucamente como fiz em 2011~2012, e sim assistir de pouquinho em pouquinho para curtir cada detalhe e talvez despirocar em alguns momentos.

Já fazem quatro, quase cinco anos desde a última vez que vi o começo de Natsume.
É mesmo muito elegante, tem um rabão de quinhentos quilômetros. É lindo? É, mas deve dar trabalho.
AH.
MAIS UMA VEZ ASSISTINDO ANIME SOBRENATURAL NA MADRUGADA... E chorando de medo por motivos de "mais cagona que o Kei de Flying Witch (04 e 05)".

O primeiro episódio já tem uma quantidade de informações e sentimentos que prometem se intensificar nas próximas temporadas, então prepare o coração para o sofrimento, alegria e efemeridade dos encontros entre os humanos e youkais.

Somos apresentados ao pobre Takashi Natsume que pode ver seres sobrenaturais, habilidade herdada de sua avó Reiko, que ele acaba descobrindo depois não ser a única herança.

A história de Natsume é triste e, pior, bastante sofrida. Em alguns momentos do anime você vai segurar o coração na mão e tentar fechar as comportas das lágrimas, mas algumas vezes é impossível controlar o vazamento de algumas.

O garoto perdeu os pais quando era muito criança e ficou pulando de casa em casa até chegar na que está atualmente, isso porque pelo que dá para entender os parentes é que ficam obrigados a cuidar do órfão.

Primeiro os mais próximos e depois os mais distantes.

Natsume "pulava de casa em casa" por ser muito novo e não entender que aquelas criaturas que enxergava não eram humanas e tampouco vistas por qualquer um.

Considerado um estorvo, ele passou por poucas e boas até chegar na casa de Touko e Shigeru (este ainda não apresentado no anime).

Vou tentar segurar os spoilers (se eu lembrar) e soltar apenas as informações complementares, aquelas que não são bizonhas demais e estragarão a experiência de quem não conhece a série.

Aliás, isso é algo que eu queria pedir ao leitor. Se já conhece Natsume Yuujinchou, por favor, evite comentar fatos que acontecem fora dos episódios analisados para não estragar a experiência dos outros, ok? Conto com vocês nisso!
Menino Natsume devolvendo o nome de um youkai pela primeira vez! ♥
Qual a necessidade de agredir pessoas que são diferentes do "seu comum", hein?
Neste primeiro episódio temos o encontro de Natsume com Nyanko-sensei, acabando assim por descobrir o que queriam os youkais que o perseguiam e qual o motivo de chamarem-no de Reiko.

Uma das coisas interessantes que eu gostei de ver foi o Nyanko-sensei dizendo que para eles, seres sobrenaturais, gênero não importa. E Natsume é confundido por ter uma semelhança muito grande com a avó.

Além de um poderoso youkai, originalmente Madara, também funciona como um ótimo alívio cômico para a série, que, se você não percebeu, é um slice of life. Um dos poucos que eu curto desse gênero.

A duplinha principal funciona no mesmo esquema de Ushio to Tora. Ushio e Takashi são os humanos acompanhados por criaturas sobrenaturais que agem como tsunderes, respectivamente Tora e Nyanko-sensei.

Então se você assistiu Ushio to Tora já está acostumado com o tipo de relação que esses dois levarão.

Isso foi um spoiler? Não, sinto muito, não é spoiler o que está nos pôsteres das outras temporadas, né? 

A animação é baseada no mangá homônimo de Yuki Midorikawa. A adaptação é razoavelmente fiel, contando com alguns fillers que não afetam muito a história pelo que eu lembre.

E assim começa a saga de Takashi Natsume para devolver os nomes dos seres sobrenaturais que têm seus nomes escritos no Livro de Amigos.

Sim, vou deixar alguns comentários guardados para os próximos episódios. huhu


Natsume Yuujinchou
2º episódio
O Natsume pode até não ter uma lança dilaceradora de youkais, só que dá cada porrada...
Opinião: Aproveitando que estou no espaço reservado ao segundo episódio, é bom explicar que há vários termos para falarmos de "criaturas sobrenaturais" e os principais são: yuureis, ayakashis, youkais, bakemonos.

"Yuurei" é normalmente usado para fantasmas; "ayakashi" para assombrações; "youkais" e "bakemonos" para monstros.

Neste episódio fomos enfim apresentados ao Shigeru, marido da Touko e "pai adotivo" do Natsume. Acompanhamos mais um dia normal na vida do pobre adolescente atormentado pelos seres sobrenaturais.

Por enquanto eles se dividem entre aqueles que apenas querem seus nomes de volta e aqueles que desejam possuir o poder do Livro de Amigos.

Se você já se emocionou com a história do Deus do Orvalho e da Hana, melhor procurar outro anime para ver, pois prosseguiremos pelas próximas temporadas com muitas ligações entre humanos e youkais que terminam com fins mais ou menos dolorosos.

Sim, alguns a gente respira fundo e segue, outros... Outros doem a ponto de nos fazer chorar ou chegar perto disso.

E o anime continua nos dando algumas pistas de como o passado de Natsume não foi tão florido. Ao pensar em como era solitário o Deus do Orvalho não poder se comunicar com a Hana ou qualquer outra pessoa, podemos ver por instantes sua versão criança encolhida num canto.

Ainda que o Nyanko-sensei tenha se aproveitado da "desatenção" do rapaz, o conselho é importante, principalmente agora que ele assumiu a posse do Livro de Amigos. Se deixar brechas, os youkais atacam.
A cara do Nyanko-sensei é SEMPRE A MELHOR. E o hilário é que o desenho do Deus do Orvalho não fazia jus à realidade, BEM MAIS ASSOMBROSA, diga-se de passagem.
Uma das coisas bacanas na história também é que o garoto acaba indo para a região onde sua avó viveu.

Por ter perdido os pais muito cedo Natsume não tem uma ligação forte com sua ancestralidade, logo, resolve manter o Yuujinchou consigo como recordação de uma avó que provavelmente não o viu nascer, encontrando com a versão jovem dela pelas memórias das ayakashis.

De um modo ou de outro, essa habilidade que tanto o ,e ainda vai dar dores de cabeça, é o que o liga à família biológica.

Natsume Yuujinchou também resgata a espiritualidade e a importância do respeito a essa tradição no Japão.

Independente da sua crença ou descrença, leitor, o Japão é um país majoritariamente religioso e que tem respeito por deuses da sua mitologia vasta.

Templos e santuários são visitados e bastante respeitados, mesmo por gerações mais novas. Claro que a crítica do episódio é válida, entidades menores acabam sendo esquecidas e deixam de existir neste mundo.

As novas gerações em sua maioria não se apegam muito à religiosidade e algumas não conhecem ou saúdam esses pequenos templos que podem passar despercebidos no dia-a-dia.

A situação desses deuses é comentada em Nurarihyon no Mago no episódio do Deus Senba e também em Noragami, por acaso animes que possuem personagens dublados por Hiroshi Kamiya, que dá voz tanto ao Deus Senba como a Takashi Natsume e o Deus Yato.
A gente sabe que esse "maneki neko" (gato da sorte) é meio cretino e mesmo assim o amamos!
Além do Kamiya no elenco, ainda temos nesta temporada:
-Kazuhiko Inoue (Nyanko-sensei): mais conhecido por personagens, como Kakashi Hatake de Naruto;
-Ryouhei Kimura como Satoru Nishimura;
-Akira Ishida como Shuuichi Natori;
-Hiroki Yasumoto como Susugi, o youkai que apareceu neste episódio pedindo comida.

Destaque para a dubladora Miki Itou, que além de dar voz a Touko-san, também dubla a maligna Ren Gyokuen de Magi: The Kingdom of Magic e... DIVIDE A DATA DE ANIVERSÁRIO COMIGO.

Sim, mais uma para a minha contagem que já tem: os filhos da Fátima Bernardes, Tiago Abravanel e Edogawa Ranpo!

Ao que tudo indica eu sou a única aloprada nascida nesse dia, o resto é tudo normal.

Espero que vocês tenham gostado do "morto" que eu ressuscitei para este ano, já que por enquanto não pareço tão animada para mais de dois animes por temporada.

E... SIM!
Voltam as dobradinhas sobrenaturais!
Bom, pelo menos até NuraMago acabar, né? Estamos chegando perto do fim da série.

Nos vemos no próximo episódio de Natsume Yuujinchou! 

Por Kimono Vermelho aquela que sofreu um pouco neste post e está começando a acreditar que é masoquista - 08/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/