segunda-feira, 26 de junho de 2017

FINAL: Natsume Yuujinchou Roku - #11

Última Dobradinha de Natsume e último post de Natsume Roku.

Só de pensar em como este blog ficará desfalcado com esse tanto de anime terminando, dá até uma dorzinha no coração e um desespero em perceber que não tenho mais facilmente uma pá para desenterrar alguma obra para o Relembrar é viver.

No episódio anterior... um exorcista excêntrico morreu e deixou um escritório valioso, cheio de anotações sobre exorcismos, youkais e companhia, papa fina para os coleguinhas gananciosos. A família querendo se livrar dessa herança não muito bendita chamou a galerinha e disse: QUEM ENCONTRAR ESSA SALA, PEGA TUDO E VAZA!

Quais são suas novas teorias para o mais novo mistério da série, Kimono?


Natsume Yuujinchou Roku
11º episódio
Menino Natsume tendo altas ideias sobre como achar a sala, enquanto os outros exorcistas se matavam por aí sem saber das dicas ou usar um pouco o que eles chamam de "cérebro".
Opinião: Espero sinceramente que este episódio não seja a primeira trombeta do apocalipse soando, pois o nosso adorável protagonista no post anterior resolveu que contaria sobre sua avó e o Livro de Amigos, QUATRO (ou cinco?) TEMPORADAS DEPOIS DE CONHECER A VADJEA NATORI.

E olha que essa peste já demonstrou um desvio de caráter ao pedir para uma de suas familiares ficarem de olho no Natsume e no que de valioso ele carrega e exorcistas não devem saber a existência.

Muito bem, agora vou descobrir que tipo de morte horrível espera o fandom de Natsume (aquele que como eu não lê o mangá). Não, não pretendo voltar a ler para evitar spoiler das próximas temporadas.

Sim, sou dessas retardadas.

Gente, eu sei que o Natsume é uma graça, dá vontade de proteger e apertar essa criança, MAS FICAR TIRANDO ONDA COM UM APELIDO ZOADO QUE VEIO DA CABEÇA DE VENTO DO NATORI, não seria muita crueldade?

E POR QUE ESSE DESGRAÇADO, estando na forma de "exorcista", FICA FAZENDO ESSAS POSES DE ATORMENTADO? TÁ TENTANDO SEDUZIR QUEM, NATORI?

Sou devota de Deos Matoba... Ainda que dentro do contexto de Natsume Yuujinchou isso soe extremamente errado. Só lembrando que meu deos não tem muito a ver com Seiji Matoba, O DEMONHO DO CLÃ DE EXORCISTAS QUE GOSTAM DE USAR AS PESSOAS E CHANTAGEÁ-LAS.

Bom, antes de falar sobre o episódio e fazer um apanhado geral sobre a temporada, gostaria de mostrar aquele esqueminha de "qual capítulo foi adaptado em qual episódio".

No final de Natsume Yuujinchou eu fiz a mesma coisa.

Capítulo do mangá -> Episódio do anime:
Sessenta e oito E sessenta e nove -> Oito
Sessenta, sessenta e um E sessenta e dois -> Quatro e Cinco
Setenta e dois -> Dez
Setenta e três -> Onze
Setenta e quatro -> Três
Setenta e cinco -> Dois
Setenta e seis -> Sete
Setenta e oito -> Um
Setenta e nove -> Nove
Cinquenta e um.1 -> Seis (parte do Nishimura)
Cinquenta e um.2 -> Seis (parte do Kitamoto)

Vocês não fazem ideia de como é difícil fazer esse esquema. PEGO TANTO SPOILER enquanto caço as respectivas histórias... Como podem ver não há uma "ordem cronológica" como vemos em Magi: The Labyrinth of Magic, por exemplo.

Aos que se perguntam "cadê o mesmo esquema no Natsume Go"... Bom, só fui botar a ideia em prática na primeira temporada, tempos depois de analisar a quinta. JÁ ESTÁ LÁ! EU FIZ! EU COMPLETEI! YAY!
Famoso "queria descobrir à força o que o guri escondia e agora arreguei quando ele me disse que contaria".
Então peço encarecidamente que esperem até Natsume Shi, a quarta temporada, quando mostrarei os esquemas das duas. Ok?

Neste episódio a temática foi a família, numa mistura entre o Hakozaki e o Natsume. Enquanto de um lado tínhamos alguém que era evitado pela família por falar de assuntos que não entendiam, do outro temos uma descoberta interessantíssima!

Mais ou menos o que acontecia com Reiko, nos moldes de sua delinquência e antissocialidade, vemos aqui um Sr. Hakozaki que por conta de seus poderes espirituais acabava fazendo altas festas e zoeiras com os youkais, chegando a invocá-los apenas para que todos se divertissem, algo no mínimo estranho, já que estamos falando de um exorcista.

Essas informações nos foram passadas por um dos familiares do falecido, um dragão.

Ainda que soe "o poder do protagonista", a sensação que tenho com este anime é que as coisas acabam chegando no Natsume por saberem que ele não vai se corromper por um prêmio e muito menos desrespeitar algo importante.

Então achei muito interessante quando ele acabou vendo a caixa com a imagem das folhas de bordo, sem falar que o rapaz PEDIU LICENÇA para abri-la.

E não, leitor, ele não pediu essa licença para o Natori, e sim PARA O FALECIDO. O que esse menino tem de poderoso espiritualmente, tem de educado.

Uma foto com o dono da casa e provavelmente a neta bebê no colo da mãe. A partir disso Natsume acaba enxergando duas figuras em volta do homem, representados por dragões.

Por possuir essa foto, o neto de Reiko acaba por tabela encontrando o que podemos chamar de "porta da frente" do escritório do exorcista.

Com o passar dos minutos, descobrimos que aquela imagem de excêntrico do homem, cai por terra pela metade, uma vez que apesar de todas as brincadeiras e reuniões com youkais, ele também tinha um vazio, a falta da família.

Vemos isso quando o dragão nos conta aquele senhor que plantou o bordo, pois sua neta gostava, sempre a esperava para verem juntos a coloração vermelha da árvore, mas ela nunca vinha.

É muito triste ver que o amor dedicado a um familiar acabou se perdendo por um conflito de gerações e "gostos". Sim, vou chamar a parte sobrenatural da história de "gostos".
NÃO LIDO COM ESSAS GURIAS CURIOSAS, CHEGANDO JUNTO NA CONVERSA!
É um pouco o que temos atualmente com uma parcela das famílias. Netos que não ligam muito para os avós, não se dão tempo para escutar suas fantásticas histórias ou pelo menos conhecê-los melhor.

Foi bastante doloroso.

Ainda mais quando temos um protagonista que busca incessantemente por suas raízes. O Natsume mantém o Livro de Amigos não apenas para devolver os nomes roubados por sua avó, mas também para ter alguma memória de uma família que ele nunca teve.

Desde pequeno o garoto se vê sozinho. Tirando algumas poucas memórias que ele tem com o pai (na terceira ou quarta temporada), a única ligação mais forte que possui são com as memórias que as ayakashis têm de Reiko.

Por isso a história da disputa dos youkais por uma noiva foi mais uma parte do quebra-cabeça que o garoto vem tentando montar durante as temporadas.

Sem esquecer que os familiares mais próximos só sabiam dizer asneiras e coisas ruins sobre a Reiko.

E agora temos uma informação que EXPLODIU MINHA MENTE: além da avó muito parecida com o mocinho, PARECE QUE SEU AVÔ TAMBÉM ESTÁ NA PARADA.

E é a primeira vez que temos uma menção tão forte quanto essa.

Bom, teorias diversas explodinho por aí, né?
O que sabíamos até agora era que a avó de Natsume tinha se envolvido com um homem que surgiu e depois foi embora, ao que tudo indica, deixando-a sozinha e grávida.

EU AINDA PERSISTO NA IDEIA MUTCHO LOKA que a Reiko acabou fazendo um filho com um youkai E INSISTO NA LOUCURA de que esse youkai é o Nyanko-sensei.

Claro que, com o que o dragão nos contou, isso não passa de uma teoria maluca, já que ele disse que viu um homem muito parecido com Natsume há muito tempo frequentando a casa de Hakozaki.

Pode ser um youkai com forma humanoide? PODE.
E o mais bizarro: PODE ATÉ MESMO SER UM EXORCISTA.

As teorias vão brotando e como não estou lendo o mangá para evitar spoilers desnecessários (sim, prioridade é do anime aqui), não sei o que está certo e o que está errado.

A última hipótese, de ser um exorcista, não me parece tão segura, visto que todo mundo diz que era um parto para conseguir ver o Hakozaki em pessoa. Ele mal saía e muito menos se misturava com a gentalha (leia: recusou oferta de participar do Clã Matoba).

Acredito que se fossem em outros tempos, Natori teria de fato roubado o Livro de Amigos do Natsume e tacado fogo ou usado para fins escusos. Com o tempo todos foram evoluindo em comportamento (menos o Matoba, claro), então ver o atormentado mais gentil como de fato era seu desejo adolescente, faz com que as coisas não pareçam tão ruins.

Com as análises das temporadas anteriores, vou provavelmente lembrar melhor as informações, mas, se não estou muito enganada, o Natori foi uma das poucas pessoas a saber exatamente os detalhes sobre o Livro de Amigos.

Talvez a Taki e o Tanuma também estejam por dentro, já que contam como amigos íntimos do garoto. Bom, ao menos pode se considerar o primeiro exorcista a saber.
E você dizendo que o menino tinha algo perigoso e que talvez não devesse possuir, né?
Confesso que a situação saiu mais tranquila do que eu esperava e, repetindo, isso muito provavelmente se deve a influência de Natsume na vida do Natori.

Ainda que a relação deles de confiança pareça unilateral, é apenas o estudante que pode conseguir o lado mais sincero do exorcista, alguém que não vai querer prejudicá-lo ou se importe com status.

Natori sabe que pode contar com Natsume se realmente precisar, pois ele fará de tudo para ajudar o amigo. A relação deles vai se tornando mais sincera e menos cheias de tantas mentiras, afinal, de uma forma ou de outra eles se compreendem.

É também muito bacana ver que até o comportamento do ator-exorcista com os youkais que estão à sua volta são menos agressivos que antigamente.

Digamos que Natsume fez com que todo aquele ódio e receio que o rapaz carregou boa parte da vida sozinho, tivesse assentado e encontrado o lugar certo para descansar.

Natori começou a compreender que nem todas as criaturas sobrenaturais querem o mal pelo mal. Algumas tentam proteger o que é precioso e outras têm receio dos humanos, de serem agredidos de alguma forma, enganados ou selados.

E que graça os dragões queimarem o escritório e deixarem algumas anotações escaparem para o Natsume e o Natori. Aquilo foi um pedaço de gratidão pela sinceridade do nosso adorável protagonista e a importância que ele deu ao desejo do Hakozaki e de seus familiares.

Sem falar que ele entregou a foto à neta do exorcista, fazendo com que aquela ponte desgastada, e talvez mesmo até perdida entre neta e avô, recebesse um fio de esperança, uma corda que os mantivessem unidos.

Foi uma ótima temporada, assim como todas de Natsume.
Muito bom o aprofundamento na família biológica do Natsume e na sua relação com os humanos que o rodeiam.

É tão maravilhoso acompanhar as diferenças até mesmo gritantes entre os personagens nas temporadas passadas e agora, que acredito ter sido um dos meus melhores acertos trazer o antigo e o novo nessas "dobradinhas" que em alguns momentos pareciam se completar.

Ansiosa para uma sétima temporada? Confesso que é impossível não ficar, ainda mais com as novidades que vimos neste último episódio.

Espero que você tenha se divertido e se emocionado com mais essa saga da história e que continue acompanhando as análises das primeiras temporadas no "Relembrar é viver".
Não bastasse ser parecido com a avó, ELE TAMBÉM É PARECIDO COM O AVÔ. Caraca...
Nota: Natsume Yuujinchou
Pretende reassistir algum dia?: Talvez. Já maratonei as quatro primeiras temporadas vezes demais, então não pretendo pegar tudo de novo tão cedo.
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Sobrenatural, shoujo, shoujo que não é chato, youkai, ayakashi, gato-bola, Madara Costner, youkai guarda-costas, criaturas sobrenaturais, livro de amigos, amigos sobrenaturais, vadjea, dor e sofrimento, talvez dê vontade de chorar, no fundinho tem amor.
Premiações: Melhor Anime de Sofrimento com Pitadinha de Amor - 2017, Melhor Guarda-Costas - Madara Costner, Melhor Criança Que Deve Ser Protegida - Takashi Natsume, Pior Apelido - Natsumeg, Melhor Não Aparição no Anime - Seiji Matoba, Melhor Tia Revoltada - Nanase, Melhor Avó Capirota - Reiko Natsume.
Pontos fortes: ainda não anunciaram a sétima temporada, Seiji Matoba não apareceu (foi apenas citado), todos os bons personagens, Natsume mais maduro e se conhecendo melhor.
Pontos fracos: Muito Shuuichi Natori, dor e sofrimento, youkais querendo treta.

Assim se encerra a participação do inquietante Natsume Yuujinchou Roku no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que vai repetir o "não tenho condição" por muitos outros posts - 26/06/2017

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Natsume, tem como não amar? Eu sou totalmente apaixonada por esse anime, ainda não li o mangá e nem sei se terei tempo. Esse episódio surpreendeu ao citar um avô e tenho que confessar que na mesma hora pensei no Nyanko-sensei, mesmo que não seja ele ainda acredito que seja um youkai. Ansiosa para uma nova temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suellen!

      E quanto mais o anime avança mais nos perguntamos quem são os familiares "perdidos" do Natsume. Bem que podíamos ter o Nyanko-sensei nesse pacote, né? Seria hilário.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Em algum ep das temporadas passadas, a Reiko fala sobre alguém que sempre visita ela e que lhe trás manjuus, e que essa pessoa a aceita mesmo que ela seja capaz de ver youkais e os outros achem ela esquisita. Aquilo chamou minha atenção. Pensei que deve ser o avô do Natsume mesmo... Ele deve ser algum exorcista diferentão que gosta dos youkais que nem o Natusme (ou não kk) ou talvez um estudioso que nem o senhor da mansão ou o avô da Taki <3 Imagina se ele ainda estivesse vivo e encontrasse com o Natsume?? Seria bacana! Amor eterno por esse anime, quero mais temporadas e histórias fofas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown!

      A gente vai continuar fazendo altas teorias até que a autora revele a verdade, mas eu compartilho muito a sua opinião de que o avô poderia estar vivo. Seria bacana pra caramba.
      Só que eu tenho minhas dúvidas sobre isso. Além do que a família Fujiwara cuida tão bem do Natsume, seria triste se ele saísse de perto deles.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/