terça-feira, 20 de junho de 2017

Zoku Natsume Yuujinchou #09 e #10

POST NÚMERO 900 DO BLOG!
Mais cem e este blog encerra suas atividades...

Brincadeira, gente, brincadeira! Não é para soltar os fogos de artifício ainda! Não sejam cruéis!

No episódio anterior... Natsume mais uma vez serviu de intermediário entre uma criatura sobrenatural e um ser humano. Inclusive, conhecemos uma sereia japonesa! Ela usa quimono, gente!!!

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Não vê nenhuma semelhança entre aquela garota e o Natsume, Sr. Shigeru?


Zoku Natsume Yuujinchou
9º episódio
Uma chuva de flores à noite pode até não soar assustador num primeiro momento, mas depois...
Opinião: Antepenúltimo post desta temporada de Natsume Yuujinchou e por enquanto seguindo firme e alegremente com as DOBRADINHAS DE NATSUME neste blog.

O problema é que a sexta temporada está perto do fim e com ela se vão as nossas lindas "dobradinhas" de dor, sofrimento, sobrenatural e algum amor.

Sim, se você está querendo aquele esqueminha em que comento qual capítulo do mangá foi adaptado em cada episódio, NÃO SE PREOCUPE, vai rolar no post final! Então fique de olho!!!

Neste episódio, Natsume, que estava numa feirinha ao ar livre para comprar três tigelas (a quarta foi exigência do gato-bola), acabou se deparando com um quadro curioso. Ele tinha árvores de cerejeira secas, como normalmente ficam no inverno.

Por algum motivo, o rapaz decide levá-la para casa, pendurando-a na parede de seu quarto.

As noites vão passando e toda manhã lá estão várias flores e pétalas espalhadas pelo quarto.

Para elucidar o mistério, Natsume e Nyanko-sensei ficam de tocaia e esperam as flores "surgirem" novamente. É aí que uma youkai aparece e descobrimos que aquele quadro não era comum.
Tem que variar mesmo, né? Normalmente você gosta de acompanhar o sofrimento dele.
Melhor não entrar no mérito ou demérito de saber se Yasaka realmente estava dentro da pintura, pois não iremos a lugar nenhum. E também acaba sendo interpretativo, uma vez que a própria Miya (anotei os nomes dessa vez) comentou sobre o falecimento do rapaz.

também para entender que o Harujizou (ou algo do tipo - não, esse eu não anotei) estava falando do próprio Yasaka, e não exatamente do Natsume naquela previsão.

Enfim...

A mensagem deste episódio foi exatamente sobre esconder algum detalhe importante que poderia fazer a diferença na relação entre dois seres. Miya escondia de Yosaka que era uma youkai para evitar não poder mais vê-lo ou simplesmente conversarem.

E Natsume esconde da Sra. Touko e do Sr. Shigeru que pode ver criaturas sobrenaturais.

Aqui a mulher acaba assistindo Natsume gritar "com o nada" e pergunta a ele o que estava acontecendo, e isso no meio da rua. Obviamente o menino desconversou.

Fico pensando se o casal Fujiwara já não estava dando sinais nessas temporadas de que sabiam que Natsume lidava com alguma coisa sozinho e não conseguia se abrir com eles.
Vendo que a situação se agravava cada vez mais, Miya decidiu florescer as cerejeiras do quadro.
E acabou ajudando a apaziguar o sentimento de solidão de um inverno sem flores.
E para quem achava que era a primeira vez do neto de Reiko levando uma chuva de flores lá no final da quinta temporada, VIMOS AQUI que na segunda temporada o menino já era agraciado com esse tipo de mimo.

Ok, Miya estava fazendo aquilo por seu Yasaka, no entanto, a "chuva" caía na cama do protagonista.

Sim, comecem a lidar com esse garoto doido arriscando a vida para coisas consideradas importantes por criaturas sobrenaturais. É mais um modo de mostrar que, sim, ele se importa com os desejos dos outros e gosta de ajudar.

No fim, Natsume acaba entendendo que seu papel como alguém poderoso espiritualmente é o de ajudar sempre e fazer uma ponte entre essas criaturas e os humanos, seja criando uma compreensão entre as partes ou intermediando suas relações que nem sempre terminam com "final feliz".

Aos poucos ele vai aprendendo a lidar com essa habilidade e com as responsabilidades que ela traz.

Espero que ainda esteja muito longe para o nosso adorável protagonista ficar realmente entre "a cruz e a espada".

P.S.: Fui ver quem dublava o Yasaka e... QUASE TIVE UM TRECO AO DESCOBRIR QUE era a mesma pessoa que dublava o Kuroda de Yowamushi Pedal, Kenji Nojima.

Zoku Natsume Yuujinchou
10º episódio
De vez em quando o destino dá aquele castigo maroto no guarda-costas preguiçoso.
Opinião: Sabe, leitor, eu não sou a pessoa mais entendida no assunto anime e seus detalhes técnicos, porém, a fluidez da animação neste episódio ME DEIXOU MUITO INCOMODADA.

Sei que nem sempre um anime segue apenas com um animador-principal, digamos assim, e alguns episódios têm diretores diferentes, mas a animação aqui deu uma extrapolada e deixou tudo ainda mais bizarro.

Não me odeiem, assisti apenas os quatro primeiros episódios de Shirobako, então não posso dar detalhes melhores. Meu negócio é análise simples, surto quando dá e muita piada ruim.

Enfim...
Neste episódio Natsume acaba sendo perseguido por um youkai e confundido com sua avó. O mais impressionante é que acabamos descobrindo que o Sr. Shigeru CHEGOU A CONHECER REIKO quando era mais novo.

Se essa informação ainda não basta para explodir sua mente, o neto dessa mocinha encrenqueira ainda acabou DETONANDO O PRÓPRIO QUARTO, da mesma forma que sua avó fez anos antes.

Em algum post acabei comentando que não sabia se a Reiko também não tinha os pais e provavelmente morava de favor na casa de parentes, aqui escutamos do Shigeru que ela realmente era órfã.

Teria sido esse também um dos motivos para que o homem acabasse se interessando por adotar o Natsume? Ou coincidências são coisas macabras mesmo?

A história aqui gira em torno de um youkai que gosta tanto de determinada casa, que acaba forçando os moradores a saírem dela. Foi isso que aconteceu quando o Sr. Fujiwara era apenas uma criança.
Nessa hora, EU JURO, foi como levar um tora de madeira no crânio. QUE DOR...
A criatura sobrenatural digna da tag "ALTOS CAGAÇOS" fez com que a mãe dele adoecesse e o pai se machucasse.

Reiko, que acabou ajudando-o a recuperar uma bola, pediu para ir até sua casa e fez uma espécie de ritual de exorcismo. O problema é que a coisa foi tão forte que acabou detonando o quarto.

ADIVINHA QUEM ATUALMENTE DORME NO MESMO QUARTO? O neto dela.

Quem diria que Natsume moraria numa casa que sua avó tinha entrado? Coincidência? Adoro coincidências. 

E aqui vemos como os boatos sobre a moça eram fortes. Garotos que pareciam ter a mesma idade que ela ou serem até um pouco mais velhos, a importunavam. CHEGAVAM A JOGAR PEDRA NA GAROTA!

Tão fofo o Shigeru se irritando com os moleques.
Será que ainda se fazem Shigeru-chan's como esse?

E mesmo conhecendo o "desapego" de Reiko, podemos ver como ela tratava aquela casa e o próprio pimpolho. Ainda mais adorável quando o Sr. Fujiwara diz que mesmo a moça tendo uma aura assustadora, ela parecia gentil por dentro.

Lembro que fiquei com o coração na mão na primeira vez que assisti esse episódio, porque o Natsume não podia contar que aquela menina possivelmente era sua avó e por falta de memória acreditei piamente que o Natsume levaria uma bronca HOMÉRICA do pai adotivo.

Acho que rolou em outro episódio, ou melhor, rolará.
Temos ainda duas temporadas para analisar e ficar em dia com Natsume Yuujinchou. 
Menina Reiko entendia um pouco de macumba japonesa, né? Só quero saber como achou tanto papel.
E quem disse que o neto dela ia deixar barato? Vendo as memórias do youkai quando encontrou sua avó, rapidinho Natsume tratou de fazer o mesmo e mandar a criatura pastar n'outro canto.
Nem tem o que dizer sobre o Shigeru falando que aquela também era a casa do neto de Reiko, ou seja, não deveria mais se considerar um estranho que está morando de favor ali.

É algo que estamos vendo desde que o homem pediu para o adolescente buscar as xícaras. No episódio passado, a Sra. Touko pediu para que ele comprasse três tigelas, então... 

Aos poucos vamos observando a relação familiar entre eles ficar mais estreita, natural e acolhedora, deixando o garoto numa situação ainda mais complicada.

Não falar de sua habilidade ao casal é como uma bomba-relógio que não tem marcador, tornando impossível prever quando ela explodirá. Sem falar que algumas pessoas acabam o chantageando com isso, como é o caso de Seiji Matoba, um personagem que entrará em cena apenas na próxima temporada.

De qualquer forma, foi legal ver um ser humano com uma opinião um pouco menos dura sobre a avó do rapaz.

Nos vemos no próximo episódio de Zoku Natsume Yuujinchou!

Por Kimono Vermelho aquela que não tem sabido lidar com esses animes - 20/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/