sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou - #04 e #05

DOBRADINHA YOUKAI em mais uma SEXTA-FEIRA SOBRENATURAL no blog!
Se há uma hora tivemos menino Takashi lidando com um monte de problemas, tudo o que eu gostaria de ver aqui era amor e carinho, mas... Pela prévia do episódio anterior, as coisas ficarão complicadas por aqui também.

No episódio anterior... Yuushi conheceu a história de dois adoráveis moradores do casarão youkai: Kuri e seu cãozinho Shiro. Algo que acabou trazendo à tona algumas memórias dolorosas do passado, que ajudaram a abrir as comportas de seus olhos e... Haja choro!

É sério que você é um youkai, Satou-san?


Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou
4º episódio
Esse Antiquário... Eu o achava um xarope, mas depois deste episódio CURTO MUITO!
Opinião: Tudo o que eu espero de Youkai Apaato neste post é que ele me faça surtar e sofrer menos do que aconteceu no post de uma hora atrás.

Como estou muito ansiosa para ver o que vai acontecer neste episódio, vou encher umas linguiças aqui e deixá-las bem roliças para quando rolar churrasco, beleza?

Quero aproveitar aqui e pedir desculpas pelo vacilo ao menino Nishimura, que eu comparei com um BABACA AQUI, e obviamente não merece isso. Menino Nishimura é meio obcecado por namoradinhas? É sim. No entanto, menino Nishimura é uma boa pessoa e jamais se envolveria com baderneiros e delinquentes.

Menino Nishimura se envolve com PESSOAS QUE VÊEM YOUKAIS, é diferente.

 "Setembro está logo aí" - OLAR, YUUSHI, ESTAMOS EM SETEMBRO NO BLOG. TUDO BEM? COMO TEM PASSADO?

Eu quase tive umas mortes em dezenove idiomas aqui, porque este episódio FOI DOR, SOFRIMENTO, ANGÚSTIA, RAIVA, MOÇO BONITO, FANSERVICE DO MOÇO BONITO E... mais dor, sofrimento, angústia e algumas coisas para se pensar.

Como eu sou do tipo que come a comida favorita por último, VAMOS DEIXAR A DIVERSÃO, OS SURTOS, MINHAS LÁGRIMAS EM BALDES, para o final e começar comentando sobre COMO EU AMO ESSE ANIME E O ANTIQUÁRIO.

Antiquário, conseguindo umas fotos do Moço Bonito com o cabelo solto É SÓ ME MANDAR MENSAGEM QUE A GENTE NEGOCIA.

Sem or, que condição tem a pessoa depois de assistir esse episódio? CONDIÇÃO NÃO TEM MAIS NO MEU DICIONÁRIO, NEM SANIDADE!
Magi all again... Galera curte ignorância antes de tolerância e respeito, né? CONVERSEM, POXA!
A mensagem neste episódio, e que fez o título ser compreendido da maneira certa ("Deste Lado"), é sobre a superficialidade das relações. Mesmo que possamos argumentar que no Brasil também exista esse contexto, ainda somos um povo mais caloroso e passional.

Se isso pode vir do clima ou de qualquer outro fator, eu já não sei, mas a partir da metade para o final do episódio podemos ver o Inaba sentindo o choque de realidade.

E acaba sendo igualmente sufocante para o espectador quando o personagem fala que aquela rotina se assemelha a que ele tinha na casa do tio.

Juntando todas as cenas que vimos do rapaz com a família biológica, não dava para dizer que existia muito carinho e amor nessa relação, uma vez que ele era tratado como "mais uma boca para alimentar". Para fugir dessa situação desagradável Inaba resolveu ir para uma escola que tivesse dormitório, se tornando mais independente.

Por um golpe do destino o dormitório acabou pegando fogo e um novo apenas ficaria pronto em seis meses, obrigando o adolescente a decidir ficar e aguentar por mais meio ano a família ou alugar um apartamento.

A sorte acabou levando-o a um casarão youkai, que primeiramente o assustou, porém, se mostrou ainda mais acolhedor do que qualquer outro lugar.

No casarão, ainda que lidássemos com criaturas um pouco assustadoras ou com um background trágico, todos se ajudavam, tanto que a primeira vez que Inaba chorou por saudade dos pais foi ali, no colo da menina exorcista.

Nesse lugar "estranho" ele recebeu alento e posso dizer que se sentiu verdadeiramente vivo. A interação com os mais diversos tipos de gente fez com que o adolescente conhecesse outra realidade.

A história aqui usa os seres sobrenaturais para mostrar esse mundo diferente e tão aconchegante. Ter com quem conversar e desabafar, relaxar, conhecer gente nova e aos poucos crescer com essa experiência.

Se no casarão ele sentia o carinho da fofíssima Ruriko na comida, ali no refeitório da escola ele sabia que por mais que as cozinheiras se empenhassem a gentileza ainda passaria longe.
Eu me pergunto COMO ISSO É HUMANO e o Satou-san é youkai. NÃO ENTENDO!
Ou quando o menino novo chegou e ninguém quis ajudá-lo.
Quando Inaba chegou no casarão a menina exorcista chegou para ajudar  desempacotar e ele acabou sendo recebido pelo nosso QUERIDO ESCRITOR QUE PARECE TER PACTO COM O DEMONHO.

Foram super simpáticos e prestativos.

Até mesmo quando o bando de delinquentes invadiu o casarão, depois que o Inaba estava mais apanhando que metendo porrada, PATOTA FOI SE REUNINDO E TOCANDO AQUELE TERROR BÁSICO, além do moço pintor que saiu distribuindo delinquente voador pelo terreno, né?

E essa não é uma boa lição apenas para o Japão. Tem gente que não dá um simples "bom dia" ao vizinho! Bom, até entendo se vocês forem tipo inimigos ou se já tiver rolado uma desavença, só que... Orra meu, vizinho, né?

E sim, não vou esquecer de falar da icônica cena da galera no refeitório com a cara no celular. É o chamado "mal dos dias atuais". Vira e mexe alguma emissora faz um especial sobre isso, uma vez que pauta está em falta, né?

Agora que já fiz parte do meu serviço, PODEMOS FALAR SOBRE COMO EU NÃO TIVE CONDIÇÕES COM ESTE ANIME? Acho que revi aquela cena do Antiquário com o Ryuu-san umas seis vezes até seguir com o episódio.

MOÇO, COMO VOCÊ É BONITO.
POSSO DAR OS PARABÉNS PARA A SUA MÃE, O SEU PAI E VOCÊ?
MOÇO BONITO, VOCÊ TÁ DE MUITOS PARABÉNS, VIU?
MUITO BONITO VOCÊ, MOÇO. NOSSA, COMO É BONITO!
Moço... Eu quase morri só para legenda essa foto, IMAGINA A PRÓXIMA? Não tenho muita condição e saúde mental e física (por causa de animes de esportes), vai com calma.
E olha que isso nem é 1/5 do meu surto com aquelas cenas.

ANTIQUÁRIO, TENHO UMA DICA PARA VOCÊ! Vende essa fita que prendia o cabelo dele no Mercado Livre, vai que rola uma graninha extra? Digo isso, porque o Bookman fez a mesma coisa com a cordinha do Kanda em D.Gray-man (Katsura Hoshino).

Falando nisso, lembro do desgosto que foi o Kanda na minha vida e como o Ryuu-san lembra um pouco ele. ALIÁS, UMA CURIOSIDADE CURIOSA DISSO, é que o dublador do Ryuu-san, Toshiyuki Morikawa, dublou o Tykki Mikk na primeira versão do anime de DGM.

NOSSA, MAS PODEMOS VOLTAR A FALAR SOBRE COMO EU FIQUEI COM INVEJA DO INABA? Não bastasse o Antiquário roubar um fio de cabelo do Moço Bonito, ele colocou num pingente de cristal e... deu para o Inaba.

Isso que o cara fez o favor de dizer que a joia com esse item é disputada por esposas de nobres europeus... MEU SEM OR, EU NÃO SOU NOBRE E A MINHA DESCENDÊNCIA MAIS FORTE É ASIÁTICA E EU ESTOU AQUI EM PRANTOS, PORQUE QUERIA SÓ UMA FOTINHA DESSE MOÇO MUITO BONITO.

Não, print não vale.
Ainda que não tenha nenhuma marca d'água que estrague as cenas... AS IBAGENS SÃO MUITO PEQUENAS, POXA!

Gente, que moço bonito.

Enfim...
Como Inaba disse que ficaria apenas por SEIS MESES (ser trouxa é opcional e o cara justamente escolhe ser trouxa), o pessoal fez uma festa de despedida para ele.

TEVE ATÉ PEIXE ENVIADO PELA AKANE-SAN, aquela ookami adorável do post passado!
Antiquário, deixa o Moço Bonito cultivar esse cabelo lindo que parece do meu próximo marido.
Antes disso rolou aquela treta lá da "invasão" do casarão pelos delinquentes, do Inaba TOMANDO UMA COÇA HOMÉRICA e a galera só chegando depois da treta armada...

EU JÁ TINHA CHAMADO O HYAKKI YAKOU, CARREGADO UMA SACOLA COM AVAIANA DE PAU E DESCIDO O CACETE NAQUELE BANDO DE DELINQUENTE METIDO A BONZÃO!

Rapaz, o sangue no zoio tava tão forte que precisei tomar um tempo para olhar fotos de cachorrinhos fofos, senão eu entrava na tela do computador e matava um.

MELHOR MESMO É QUE OS ONIS JOGADORES DE MAHJONG CHEGARAM BOTANDO MORAL, seguidos por "coisas que não davam para ver, mas assustavam mesmo assim", DAÍ TEVE O MEU ESCRITOR FAVORITO QUE É UM CAPIROTO e por fim o pintor gente fina SENDO BARRAQUEIRO e fazendo a galera PICAR A MULA antes de levar mais esculacho.

Até entendo que o Inaba tenha ficado com pena do Takenaka (amigo baderneiro) e até se sentido um pouco culpado por não ter conversado mais com ele, no entanto, acho que o anime conseguiu passar a mensagem de que apesar dos pesares somos nós mesmos que escolhemos nossos caminhos e precisamos conviver com essas escolhas, sejam boas ou ruins.

Algo assim será comentado no próximo episódio.

Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou
5º episódio
Desde que comecei a fazer posts especiais de Carnaval, SINTO A URGÊNCIA DE PRINTAR TODA COMEMORAÇÃO COM PAPEL PICADO, SERPENTINA E CONFETE.
Opinião: Este episódio marca o retorno do retardado QUE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO DO MELHOR CASARÃO YOUKAI (depois da mansão do Nurarihyon, é claro), que só acontece no final do episódio.

Acho que o Inaba precisava encontrar "seu lugar no mundo", provar de outra realidade para saber o que ele realmente gostaria de fazer. O primeiro plano era ter independência para não se sentir como um "estorvo" na casa dos tios e o segundo era ter uma vida comum e tranquila.

Por sorte do destino (e desse trouxa), ele acabou tendo a oportunidade de conhecer "outro mundo sem querer" e descobrir como eram as relações entre pessoas que se abriam e deixavam a frieza comum (principalmente do povo japonês) de lado.

São simpáticos, prestativos, amáveis, solidários e compreensivos. Boa parte dos moradores acabaram acolhendo o Inaba, afinal, ele era novo no casarão e AINDA MAIS NOVO para lidar com criaturas sobrenaturais.

E é aquilo, você SAI DO CASARÃO YOUKAI, mas o casarão youkai NÃO SAI DE VOCÊ. Ainda mais depois de seis maravilhosos meses de boa convivência com uma galera meio fora da casinha e muito gente fina.

Sem falar que o quarto do adolescente lá no casarão era SÓ DELE. No dormitório da escola precisou dividir o espaço com mais dois colegas, um razoavelmente comunicativo e outro totalmente antissocial.

Foi interessante no episódio anterior quando o Inaba comentou que esperava encontrar valentões no dormitório, e não um pessoal tão focado no seu próprio mundinho que sequer ajudava os outros.
Gente... EU JÁ NEM AMO YOUKAIS, NÉ? ESSE DAÍ EU TO QUASE ADOTANDO!!!
Depois de passar por uma situação bem complicada ao tentar se enturmar com um senpai que vivia com fone de ouvido, o menino viu um feixe de luz no céu nublado quando ouviu uma voz familiar e acabou encontrando UM EX-COLEGA DE CASARÃO YOUKAI!

Ainda estou chocada em saber que o Satou-san é youkai, ainda que seja totalmente compreensível. Eu desconfiava que fosse fantasma ou humano, então...

E o que dizer de um youkai que se mistura entre os humanos desde muito tempo E QUERIA TER NASCIDO HUMANO? Melhor que isso é saber que o dublador dele é Kouji Yusa.

Acho que é a segunda criatura do casarão que vê o Inaba chorar e o consola, né? Uma vez abertas as comportas do choro, nunca mais elas se fecham... Mentira, dá para fechar em casos especiais.

O principal da conversa deles é que a vida é feita de mudanças.
É como se a história quisesse nos dizer que é importante não ficar estagnado e por isso ter um sonho ou objetivo faz com que você saia da zona de conforto e faça a vida "andar".

É o tipo de conversa que os mangás têm buscado levar ao público, principalmente ao japonês que tem os famosos casos de hikikomoris, pessoas que vivem dentro de seus quartos, totalmente dependente dos pais e sem perspectiva de vida.

Não vai ser raro encontrar em blogs que falam sobre a cultura e população japonesa algo que chegue exatamente nesse assunto.

Assim como as nossas novelas, quando abordam temas polêmicos, tentam ensinar ao público ignorante sobre aquele tópico desconhecido pela maioria, os animes e mangás além de proporcionarem entretenimento também tentam passar algumas mensagens aos espectadores e leitores.
Chamou o filho de "pentelho", de "mimado"... Só falta chamar o Inaba de gen- "generoso amigo".
É BOM MESMO VOCÊ FALAR ISSO PARA OS OTAKUS, ANIME, É NECESSÁRIO.
Por isso Naruto e Bleach trouxeram seus principais personagens casando e tendo filhos, exatamente para estimular o público a formar famílias.

Não é segredo nenhum que a taxa de natalidade no Japão é bem abaixo do que eles gostariam e precisam, afinal, com a maior parte da população ficando mais velha e com poucos jovens para trabalhar e pagar os impostos uma crise econômica poderá eclodir em poucos anos.

Se tiver ficado curioso é só procurar pelo Google para saber mais.
O que comentei aqui foi de cabeça e pode estar desatualizado (minha memória, leitor, você confia nas datas dela?).

E esse puxão de orelha de Youkai Apaato não se resume a apenas Japão. Podemos incluir facilmente outros países, entre eles o nosso, com gerações que não conseguem desgrudar do celular para conversarem cara a cara ou curtirem o momento simples de uma refeição em família.

Falta esse espírito de comunhão, das saídas com os amigos para curtir programas mais "analógicos" e um pouco mais de compreensão, respeito, solidariedade e tolerância.

Tolerância sim, porque ninguém é obrigado a gostar de ninguém, e esse é um comportamento que precede o respeito. Primeiro você tolera, depois você busca conhecer e transcende (se tudo der certo) para o modo de respeito, que é quando você entende o ponto de vista do outro mesmo sem concordar e respeita aquele pensamento e pessoa.

E o mais legal aqui é que o Inaba, alguém que se considerava totalmente sozinho no mundo e não compartilhava com ninguém suas dúvidas e fraquezas, percebendo que as pessoas sentem saudades dele.

A começar pelo amigo Mizuki que só falta soltar rojão quando o menino liga para a casa dele. Bom, não dá para culpá-lo, já que o mocinho parou de escrever (provavelmente depois de se mudar para o dormitório da escola).

O mais surpreendente mesmo foi a prima antipática que pediu desculpas e disse que não queria morar com ele e que o rapaz também não se abria com a família.
Melhor foi a menina dizendo que ele tinha engordado... REGIME DE ENGORDA NO CASARÃO YOUKAI? EU TOPO! ME CHAMA! OI, RURIKO-SAN, SUA LINDA!!!
A parte do "não querer morar no mesmo teto" eu até posso fazer uma forcinha para compreender. Ter mais alguém em casa tira um pouco da privacidade, ainda mais no Japão que em casas tradicionais só tem uma banheira para todo mundo. Sem falar que ela também podia sentir algum incômodo com o fator "pessoa do sexo masculino", mesmo que o Inaba não pareça alguém desrespeitoso.

"Kimono, isso serve de desculpa para ela ser antipática?" - Não, leitor, mas cada um é cada um.

Então essa cena foi bacana de ver.
A melhor todos devem concordar que foi o guri PEDINDO DESCULPAS POR QUALQUER COISA (quem nunca disse isso na casa de alguém, não teve uma vida completa) E VOLTANDO PARA O CASARÃO, NÉ?

Migo, você não tem que sair de um lugar que te acolhe com tanto carinho, que tem a cozinheira mais habilidosa e amorosa, o escritor MAIS CAPETUDO, o pintor MAIS BARRAQUEIRO, a moça exorcista MAIS FODONA e por aí vai...

Não, por favor, não me lembrem do Moço Bonito que eu tenho um treco.

ALIÁS, QUAL A NECESSIDADE DE FAZÊ-LO APARECER MESMO EM FLASHBACKS? ESSE ANIME ESTÁ TENTANDO ME ASSASSINAR?

Estes episódios foram assistidos pela Crunchyroll.

Nos vemos no próximo episódio de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou!

Por Kimono Vermelho aquela que ainda está suspirando pelo moço bonito - 08/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/