sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou - #10 e #11

Nada melhor que uma sexta-feira sobrenatural com DOBRADINHA YOUKAI para deixar o seu dia, que já é bom, MELHOR AINDA!

E se ele não estiver tão bom, BORA FAZER FICAR!

No episódio anterior... Hase além de conhecer o casarão onde mora seu amigo, ainda acabou adotando Kuri como seu filho! E não bastasse isso, descobrimos que o Vendedor de Livros TAMBÉM É UM MAGO!

Quanto você cobra pelos serviços de investigação, Tashiro?


Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou
10º episódio
O "garanhão" da sala sendo apalpado pelas colegas que curtem cara sem sal e sem açúcar.
Opinião: Acabei não fazendo uma introdução antes de assistir o episódio e... MALUCO, QUE EPISÓDIO PESADO. Ok que por um lado acho interessante que mesmo animes entrem nessa discussão e mostrem como não é legal reprimir os sentimentos e que buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra seria bem bacana.

Esse é o máximo de spoiler que eu vou te dar antes do "To be continued...rs"

Saindo disso...
A plaquinha do dropped até pode ter caído no fundo dos canais de Veneza em Shoukoku no Altair, mas ela meio que ressurgiu voando na frente do casarão youkai.

Não é que Youkai Apaato esteja ruim para chegar a tal ponto, mas... Às vezes sinto um pouco de falta de coerência no plot e ele também parece bastante bagunçado para o meu gosto.

Dito isso, leitor, vamos saber o que levou este episódio a ser considerado "pesado" pela blogueira da Limbosfera Otaku.

Sabe quando as coisas parecem não encaixar? Essa tem sido a minha sensação desde que Inaba botou as mãos no seu livro reduzido de magias e macumbarias.

Não sei se é falta de desenvolvimento do plot, se falta organização ou uma linha de "raciocínio" mais clara. É como se o anime quisesse ser várias coisas ao mesmo tempo e sequer conseguisse fazer APENAS UMA DELAS do jeito certo.

É se comprometer e não ter capacidade para tanto.

O humor de Youkai Apaato é bom, às vezes tem uns exageros principalmente quando diz respeito a fanservice e a história estava gostosa de acompanhar.

Só que aí resolveram dar poderes ao Inaba, um personagem sem carisma. Sei lá, não consigo gostar dele como gosto do Escritor Capiroto e da Ruriko-san, por exemplo.

Não estou citando o Ryuu-san e o Kuri, pois são gostos extremamente pessoais. Ali eu estava falando de carisma mesmo.

Youkai Apaato parece que deixou de funcionar bem quando introduziram o livro reduzido de macumba e Inaba como seu mestre. Agora parece que colocaram Zatch Bell! (Makoto Raiku) no meio dos youkais.

E... sinceramente? Nunca achei Zatch Bell! legal.

E anime com sobrenatural sem a fatídica história de terror da escola não pode ser chamado de "anime com sobrenatural", não é mesmo? Até mesmo Natsume Yuujinchou (04) teve um episódio dedicado a esse típico clichê japonês.
Afinal, A PESSOA CONVIVE COM ELES EM CASA! Por que vai ficar impressionado, né?
Aqui continuamos a desenvolver aquele plot com o tal do professor Miura.
Lembrando que quando ele apareceu pela primeira vez o Inaba chegou a querer socá-lo enquanto o homem observava umas meninas no pátio da escola.

E caso você seja totalmente desinformado, Japão é CHEIO de caso de homem stalkeando estudante menor de idade, mulheres solteiras e até envolvimento com desaparecimento de CRIANÇAS (na maioria do caso, meninas)! 

NHK vira e mexe traz algo assim em seu noticiário.

É claro que o Japão não é o único e nem será o último lugar onde alguns homens têm problemas para se relacionar com mulheres.

E não me julguem errado, estou falando do problema de relacionamento que leva a um crime, e não simplesmente o fato de uma parcela da população masculina ter problema de timidez, medo ou coisas do tipo referentes às mulheres.

Neste episódio temos um tema bastante forte sendo comentado: a misoginia.

Misoginia é ter aversão às mulheres ou aversão ao contato sexual com elas.

E aproveitando a deixa, vou falar também da definição de misandria, que é aversão aos homens ou ao contato sexual com eles.

Ambas são situações GRAVÍSSIMAS e não devem ser alimentadas. O blog altamente recomenda que pessoas que sofram com uma das duas condições procure ajuda especializada de um psicólogo ou um psiquiatra.

E o assunto é bastante sério, uma vez que ele pode levar ao cometimento de algum crime, principalmente num mundo onde mulheres são assediadas, violentadas e mortas por motivos ignorantes.

Neste episódio, Tashiro (era esse o nome da menina?) conta para os colegas uma história de terror envolvendo o clube de teatro da escola e uma dispensa que eles usam dentro do ginásio.

No meio do papo, as três meninas se aglomeram ao redor do nosso protagonista com zero de charme e menos dez de carisma, porque o menino obviamente parece não representar nenhum perigo...
Sabe o que é melhor? Menino Inaba só virou popular com as garotas no Ensino Médio.
E O LANCHE DELE É FEITO PELA RURIKO!
GENTE, QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA NÃO VAI QUERER SE APROXIMAR DE MENINO INABA COM AQUELE BENTÔ TÃO LINDO?

Isso que a gente nem está falando sobre como o Fool é intrometido e causou aquela treta básica quando as meninas ouviram sua voz e foram procurar a origem dela.

O pior é que essas meninas não tem um pinguinho de vergonha na cara e começam a pegar o Inaba de tudo quanto é jeito.

Inaba, vai na delegacia e denuncia suas colegas por tirarem casquinha de você sem o seu consentimento!

Melhor é que aparece o tal do professor Miura, NO MEIO DO INTERVALO DO ALMOÇO, berrando que é para PARAREM DE FLERTAR!

A cerejinha do bolo fica por conta das meninas que não sabem o que cachoeiras significa "flertar".

A Tashiro, que é mais safada de todas, diz que é vontade de transar.
MIGA, VAMOS VER O QUE A INTERNET TEM A DIZER SOBRE "FLERTAR".

Segundo o Wikipédia, o flerte é uma interação entre seres humanos que insinua os interesses de uma pessoa com outra. É paquerar, xavecar, namoricar.

NÃO É TRANSAR, CACETE!
Adolescente japonês não sabe de nada mesmo! Quem manja das paradas somos nós, brasileiros, A GENTE TEM DICIONÁRIO E GOOGLE A MÃO!

A partir disso já dá para ter alguma ideia sobre o professor Miura, além de que ele deve estar sendo possuído por alguma coisa que odeia mulher, é claro.

Se de um lado temos colegas do Inaba putinhos, porque ele é SUPER POPULAR com as garotas, e demonstram seu ciúmes querendo brigar e...

Gente, se eu contasse para vocês QUEM INABA JÁ LEVOU PARA CAMA, ninguém ficaria com essa conversinha besta de "não importa quais ou quantas delas já dormiram com você".

Gente, Inaba é aquele menino que dorme de tanto chorar no colo da Akine E É CARREGADO PELO PINTOR ENCRENQUEIRO. É o mesmo garoto que depois de um treinamento espiritual É CARREGADO PELO VENDEDOR DE LIVROS até o banho. E É TAMBÉM O MOÇO QUE DIVIDE O QUARTO E QUASE O FUTON COM MENINO HASE!

Vocês querem mesmo acusar o Inaba de ser transudo?
GENTE, ESSE MENINO É JAPONÊS! DESDE QUANDO JAPONÊS É TRANSUDO?
E, de fato, a comunicação tem que ser treinada. Ninguém nasceu sabendo conversar.
Do outro lado dessa história temos o professor Miura que parece ter problemas mal resolvidos com as mulheres. Talvez tenha sido rejeitado ou não sabia lidar com os seus sentimentos por elas e... por aí vai.

Só sei que no outro dia o nosso protagonista sem sal e com menos açúcar ainda vai investigar a tal dispensa do clube de teatro... com sua amiga Tashiro, que gosta de caçar encrenca também.

Se no final dessa história esses dois não terminarem juntos, não sei mais o que acontece com esses plots deturpados dos animes de hoje em dia!

Chegando lá a dupla descobre uns rabiscos na parede que parecem meio antigos, como se tivessem sido feitos anos atrás por alguém que tinha acesso à sala.

Ali estavam xingamentos fortes contra mulheres e vários símbolos que representam o sexo feminino (♀).

O pior é que quando os dois estão ali, chega quem não deveria chegar, mas que já era esperado, afinal, CLICHÊS.

O professor Miura aparece e pega Tashiro "como refém", posteriormente sendo influenciado por todo aquele ódio contido nos xingamentos da parede e jogando a menina para longe.

Não vou nem me dar o trabalho de comentar que o Fool quer que o Inaba se meta em encrenca importante, e não use apenas o livro reduzido para fugir de delinquentes.

MANO, QUEM É O MESTRE? ACHO QUE NÃO É VOCÊ, NÉ, FOOL?
Deixa o menino usar os poderes como bem entender, oras! Ele parece ter mais juízo que vocês!

Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou
11º episódio
Esse Fool é um zoeiro daquele nível que faz piadas no dia do churrasco, sabe?
Opinião: Eu nunca pensei que entraríamos tão fundo no assunto de misoginia NESTE ANIME e não de um jeito muito bacana, afinal, ao descobrir o passado do professor Miura ficamos sabendo que ele também era coordenador (ou vice) de um clube de teatro NUMA ESCOLA FEMININA.

Aí você já imagina o nível de CAGADA que não deve ter acontecido.

Aliás, qual seria um "jeito bacana" de comentar sobre misoginia, né? Kimono escrevendo MERDA só para variar.

O que eu quis dizer é que infelizmente o comportamento misógino, pelo menos do professor, foi criado a partir da escrotidão de um grupo de mulheres.

E apesar de ser do sexo feminino, eu sei que em qualquer grupo existe a parcela ESCROTA PRA CARALHO, sejam mulheres, homens ou qualquer outra coisa. Sempre vai existir aquela criatura que não veio com alma, VEIO COM LODO NO LUGAR DA ALMA.

E como descobriu a nossa querida Tashiro, pelo menos no clube de teatro dessa escola feminina, as garotas eram um bando de metidinhas babacas que não queriam receber ordens.

Não dá para saber exatamente o que aconteceu com o professor nas mãos dessas alunas mal intencionadas, ainda que dê para ter uma ideia se você já viu ou leu comentários sobre o ijime, o bullying japonês. 

Acredito que qualquer forma de bullying é errada, ruim e muito pesada, porém, no Japão parece que as coisas tomam umas proporções ainda mais descabidas.

Tanto que vira e mexe também rola na NHK algum caso de suicídio por conta de ijime. E é por isso que é tão importante ficar em alerta e educar os alunos para que esse tipo de coisa não continue.

Para mim quem apresenta o comportamento de agressor e prossegue com ele na vida adulta sem se questionar se o que está fazendo é errado, no mínimo tem um grave desvio de caráter.

A coisa foi tão macabra com o Miura, que ao vermos sua foto no álbum da escola e compararmos com o cara atual, levamos um choque e tanto.
Se a palavra tem poder, leitor, IMAGINA OS FORTES SENTIMENTOS das pessoas?
Depois de dois anos do ocorrido, ele veio para a escola do nosso protagonista sem sal a gosto.

Coincidentemente o cara foi parar num lugar que também teve um caso de misoginia.

E aí, leitor, começa aquele papo de monstro id e aquelas coisas de filosofia QUE EU TIVE NA ESCOLA E JÁ ESQUECI. Em suma, é um monstro feito de emoções que existe ali por anos a espera de um invólucro para causar o caos.

E quem conhece só um pouco de mitologia, lendas e misticismo japonês sabe que o que foi comentado neste episódio faz bastante sentido.

As emoções muito fortes às vezes criam vida própria e perduram até que haja uma espécie de exorcismo. Tanto que temos alguns exemplos como os tsukumogamis, objetos que ganham vida depois de ficarem muito tempo em desuso ou que eram bastante usadas e depois foram jogadas fora.

O mais legal ainda foi escutar de um youkai (Satou) e de uma yuurei (Mariko) o quanto o desconhecido gera medo nas pessoas, mostrando que quando a maioria delas não sabe lidar com ele o primeiro caminho acaba virando o preconceito e a segregação.

O sobrenatural se confunde com problemas mentais e os dois exemplos dados no anime são fantásticos.

Antigamente quando não se entendia tanto do corpo humanos, problemas mentais eram considerados possessões que eram tratadas com espancamento (a fim de tirar o "encosto") e prisão!

Não é uma coisa muito difícil de ver mesmo no nosso país nos dias de hoje.

E o outro exemplo é exatamente o contrário, considerar eventos sobrenaturais como problemas de saúde e, portanto, sendo tratados com medicamentos e uma abordagem mais convencional. 

Quando uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa fica complicado definir o que é o quê. Tanto que o Satou-san disse que se fosse necessário praticar um exorcismo a família do Miura deveria dar o aval.

Não dá para achar que todo mundo está possuído e ficar distribuindo "SAI CAPETA" por aí, né?
Essa sou eu que MAL COMECEI A BLOGAR e já me deparo com tanto anime pesado...
Ah, leitor, e NUNCA SE ESQUEÇA: estamos falando de situações que se passam no Japão, onde as religiões e crenças podem passar longe das que conhecemos ou estamos acostumados.

A história é escrita por um japonês, animada por japonês, feita primeiramente para japonês. O sobrenatural faz parte do mundo deles de uma forma muito peculiar e por isso não cabe a um mero ocidental definir o que é certo, o que é errado e quem é o Capeta na história.

Só avisando isso, porque tem gente que tem a escrota mania de se achar dono da razão e ficar esfregando na cara dos outros que a sua crença e religiosidade é a mais correta e que o resto é tudo obra do diabo.

Religião de um lado, análise de anime e entretenimento com ele DE OUTRO. 

O melhor mesmo desse episódio É O APARECIMENTO DE MENINO KURI TACANDO UM CROQUETE NA BOCA DO INABA.

Menino Kuri é a coisa mais adorável dessa história.
COMO FAZ PARA PROTEGÊ-LO GOOGLE PESQUISAR!

Falo nada da Tashiro COM UMA CADERNETINHA DO INABA QUE TEM FOTO DELE COM O HASE! E a cerejinha do sundae é a Tashiro perguntando se O HASE É NAMORADA DO INABA.

Japão, acho que vocês não sabem como funcionam as relações homoafetivas, então VOU TE EXPLICAR: homem que namora homem não tem "namorada", tem NAMORADO. Nenhum dos dois é mulher para ser chamado de "namorada" ou mesmo de "mulher".

Isso só vale para casos em que uma mulher namore outra, aí sim as duas podem ser chamadas de "namoradas".

Ser hétero e saber disso não dói, parem de esquematizar as coisas incorretamente!

Perfeito mesmo é o menino tentando se explicar.
Eu não sei o que eu mais amo nessa criança: se é seu rosto fofo ou quando ele CHORA! Não me entendam mal, o choro dele é super fofinho e ter que fazê-lo parar é AINDA MAIS FOFO!
E O QUE FOI MENINA TASHIRO CHEIA DAS INFORMAÇÕES APARECENDO NA FRENTE DO CASARÃO E AINDA POR CIMA LIGANDO PARA LÁ!

Brilhante mesmo é a Mariko atender e falar: CASARÃO YOUKAI.

Se ligo para um amigo e alguém atende dizendo "YOUKAI" em alguma parte da frase, EU PEÇO O ENDEREÇO E IMPLORO PARA QUE O AMIGO ME DEIXE ENTRAR PARA CONHECER A GALERA!

Enfim...
Foi bom menino Inaba acompanhar a colega até em casa. Sem falar que toda hora que ele sai com esse livro reduzido de capirotagem, EU LEMBRO DE MENINO NATSUME COM SEU LIVRO DE AMIGOS!

Só ficou uma dúvida neste episódio, ou melhor, NA PRÉVIA DELE: só porque vamos entrar em outubro vai ter referência a aquele filme De Volta Para O Futuro (Robert Zemeckis)?

E, só para causar aquele surto, VAI TER RYUU NO PRÓXIMO EPISÓDIO!
E vai ter Akine exorcista também, PORQUE ELA É FODA!

Eu sempre fico desconfiada com este anime. Pode passar UM EPISÓDIO sem falar do Ryuu ou ele aparecer, MAS NO SEGUINTE SEMPRE TEM MENÇÃO/APARECIMENTO! É impressionante!

Será que o Ryuu é um dos personagens favoritos do autor? Vai saber, né?

Estes episódios foram assistidos na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo episódio de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou!

Por Kimono Vermelho aquela que está altamente CHOKEDA com os rumos deste anime - 29/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/