segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Shoukoku no Altair #12 e #13

Se um dia existiu uma aura de dropped em cima deste anime, isso provavelmente aconteceu duzentos séculos atrás, porque Shoukoku no Altair está o suprassumo do sofrimento, plot twist e loucura!

No episódio anterior... rolaram altas traições, tretas e mortes! Balaban ao saber por um Pasha X-9 o plano da Turquia, reúne os outros três sultões e marcham com seus exércitos até Kuluch. Quando Mahmut e sua trupe descobre a merda que vai rolar, Ohran precisa escolher em que lado ficará: o da futura esposa ou o de seu pai.

Quantos arrependimentos você tem, Balaban?


Shoukoku no Altair
12º episódio
Ah, MAS SERIA UMA PENA se eu rasgasse esse desenho e te enfiasse no moedor de trigo.
Opinião: Quem não escreve mais introduções antes de assistir os episódios, acaba se arrependendo de ver tudo de uma vez, escolhe lidar só no final com o problema de escrever a análise e não lembrar mais dos detalhes?

Isso mesmo, (insira o nome de um blogueiro competente da blogosfera otaku que não lembre a relapsa da Kimono)!!!

Viver sem arrependimentos é para os fracos, leitor!
O MEU NEGÓCIO É CHORAR NOITE E DIA POR TODAS AS DECISÕES ERRADAS QUE TOMEI DE FORMA CONSCIENTE, inclusive a de assistir esses dois episódios em sequência e nem lembrar mais o que aconteceu em cada um.

Minha memória seletiva é algo que deveria ser estudado pela Unicamp.

Largando isso de lado e falando sobre treta de verdade, Kuluch (o ex-sultanato de Selim) está preste a ser atacado por...

PERAÍ QUE EU VOU PESQUISAR OS NOMES NO GOOGLE E JÁ VOLTO!

Kuluch está prestes a ser atacado pelos exércitos dos sultanatos de Muzrak (Balaban), Balta (Fatma) e Buchak (pai do Ismail). Com visível desvantagem numérica e aparentemente sem muitas opções, Mahmut é quem toma conta de mudar o azar que o persegue em sorte.

Como foram "poucos" acontecimentos com um ritmo bem fluído, o episódio deu a impressão de passar mais rápido que os outros e isso foi um tanto inesperado para mim.

Quando Balaban começou a falar de estratégia fiquei um pouco incomodada, como se esperasse uma longa aula cheia de detalhes técnicos, contudo, esse era um momento apenas para que tivéssemos ideia de como as coisas seguiriam.
Chamou menino Mahmut de coelho e... OLHE SÓ O QUE UM COELHO FEZ COM VOCÊ!
Não tiro os méritos do irmão de Beyazit com o exército, ele é realmente um grande general, em compensação se deixa levar pela arrogância e prepotência, exatamente os dois comportamentos que o levam à ruína.

No início do episódio acompanhamos um flashback do flerte do Império, representado aqui pelo futuro ministro Louis, com Muzrak, sultanato aliado da Turquia.

AI O PAPO DO TRIGO...
LOUIS E O TRIGO... Deveria moê-lo junto para ver se pelo menos saía um bom pão amassado pelo diabo para aquele rei de enfeite comer. MAIS PARECIDO QUE O REI DA LUSITANIA (07), IMPOSSÍVEL!

Ah, espera, em Arslan Senki o rei da Lusitania era realmente um enfeite, porque cérebro para tretas ele não tinha nenhum. Já o do Império, se falou duas frases foi muito. E deixa o capiroto do Louis à solta, né?

Enfim...
A sugestão de que Muzrak deveria dar uma banana para a Turquia veio de um mapa desenhado por Louis e presenteado a Balaban.

Foi exatamente como Beyazit disse no final do episódio, que Balt-Rhein disse o que o sultão de Muzrak queria ouvir e que ele acabou se deixando levar pela euforia de uma vitória passageira.

Aliás, quando o rapaz chegou em casa no flashback, os capirotos já tinham partido. A inclinação do irmão em trair a Turquia fez com que o jovem procurasse Zaganos e pedisse para se tornar kulak.

Como o "Narsus do mal" não perde boas oportunidades, acolheu o pedido do tio de Ayse e permitiu que ele se tornasse um espião.

E falando em NARSUS, você sabe que a pessoa é meio perigosa quando mesmo estando em desvantagem numérica ela consegue jogar a mesa para cima e revelar os plotes tuístes que tinha nas mangas bufantes!

É, Balaban não contava com a astúcia de Mahmut!
De mercenários escondidos na terra até TRONCOS DE ÁRVORES COM FOLHAGENS!
Migo, se serve de consolo, você continuará vivendo em Youkai Apaato como um pintor despirocado, mas muito gente fina, viu?
Sem falar, é claro, nas armas de fogo que tornaram a missão num verdadeiro sucesso. Tanto é que vemos Ismail elogiando o irmão de Beyazit e dizendo que não teriam chance se fosse uma guerra apenas com arcos e espadas.

Mahmut conseguiu fazer com que o exército se separasse e, PIOR, que o comandante deles saísse com um número reduzido para uma área desconhecida.

Gente, até eu que não manjo nada de estratégia sei que desfiladeiros não são bons lugares para se estar, SEJA A PASSEIO OU QUANDO VOCÊ VAI CAÇAR TRETA, NÉ?

Depois de fecharem entrada e saída do grupo de Balaban, o tiroteio começou.
Mesmo que as armas precisassem de um tempo para serem carregadas e armadas, o general não conseguiu ir muito longe.

Ainda assim quatro a cinco tiros não foram o bastante para abater o irmão de Beyazit de uma só vez. O cara ainda teve a pachorra de atacar o irmão mais novo com uma adaga (outro presente do Império).

Aliás, uma das cenas mais bem animadas e bonitas da série com certeza vai ficar com a do último diálogo dos irmãos de Muzrak.

Por mais que Mahmut tenha desejado internamente não ver familiares matando uns aos outros, acabou sendo algo inevitável.
É verdade. Uma pessoa arrogante e prepotente não deve assumir um cargo de poder.
Tanto a Ayse quanto o tio por quem ela é perdidamente apaixonada sabiam que o irmão perdido de Akira Fukase (13) só sossegaria depois de morto.

É bastante triste, porque Beyazit amava o irmão mais do que tudo, só que para não ver um futuro tenebroso preferiu agir antes que fosse tarde demais. Sem esquecer que Balaban não pensou duas vezes antes de atear fogo ao templo onde o irmão mais novo estava, hein?

E PODEMOS FALAR DE UM SALUJA X-9 QUE NÃO TEVE TANTA SORTE QUANTO O SABHMAD? Enquanto o vice-rei sobreviveu ao Golpe de Estado em Balbad, o Saluja Pasha SE LASCOU.

Peninha dele?
PENINHA UMA OVA!
ESSE ESCROTO CONTOU O PLANO DA TURQUIA AO BALABAN E CAUSOU UMA GUERRA CIVIL DESNECESSÁRIA!

Foi vítima de sua própria ingenuidade e BURRICE! Uma combinação que normalmente leva à merda morte.

Shoukoku no Altair
13º episódio
QUE VISÃO PERTURBADORA. Homem bonito, lua cheia linda e uma morte aguardando para acontecer.
Opinião: SEM OR. Mahmut com a cabeça do Balaban na mão. GENTE... O AZAR PERSONIFICADO EM MENINO LOIRO FALCOEIRO NÃO BRINCA EM SERVIÇO NÃO!

Pessoal tudo com sangue no zóio. Sem or...

Enfim, não teve jeito, precisei reassistir os episódios para ficar com a memória mais fresca, então... AGUENTEM AÍ MEUS COMENTÁRIOS SOLTOS!!! huhu

Quer dizer que o Império só ofereceu acordo para os quatro sultanatos por causa da influência econômica do pai do Ismail que eu não fiz questão de decorar o nome e a força militar de um cara que só bota HOMEM BONITO no seu exército?

É interessante aqui perceber como cada sultanato tem uma maneira de escolher quem será o próximo sultão.

Em Buchak, Ismail tem pelo menos quarenta e quatro outros irmãos que ele sequer viu o rosto. Quando um filho do sultão nasce, ele é levado para ser criado numa companhia mercantil.

No caso de morte do pai, o que chegar primeiro e sentar no trono pode se proclamar o novo sultão.

Mais para frente veremos que em Balta é diferente.
Provavelmente para garantir alguns acordos, o pai de Beyazit e Balaban ofereceu a filha Fatma para se casar com o sultão de lá.

Em Balta o costume é que apenas homens assumam a posição de liderança. Fatma só se tornou sultana porque foi a última vontade do marido (ela governaria até o príncipe atingir a maioridade), o que acabou irritando os parentes do falecido.

PRINCIPALMENTE POR ELA SER MULHER e de Muzrak.
Isso aqui se tornaria um broto de vingança e rebeldia que poderia virar um inferno anos depois.
Só para não deixar Magi de fora da brincadeira, TEMOS AQUI UM CASSIM, LEITOR! O irmão do sultão morto e que queria tomar o poder de Balta!

Mas foi aí que Balaban chegou e ofereceu auxílio à Fatma e aos sobrinhos que estavam sofrendo ameaças de morte. Infelizmente a ajuda não foi de graça e a mulher se tornou uma peça manipulada por ele.

GENTE.
Ô, GENTE.

Olha só a sequência da capirotagem...

Sultão de Buchak tenta escapar, só que passa por um desfiladeiro e o som dos tiros assustam seus soldados, fazendo com que uma grande comoção se forme e a carruagem do sultão caia.

E para você ver como o bicho é escroto, ele rapidamente sai correndo feito um ratinho para uma pedra próxima. Isso que eu nem vou comentar do desgosto dos soltados em terem o salário abaixado mais a vontade de apenas ir para casa dormir.

Chega a dar a impressão que Ismail inveja um pouco a relação de Beyazit com Balaban, uma vez que os dois tinham um relacionamento próximo por mais que tivessem suas diferenças.

Enquanto em Buchak os filhos do sultão eram obrigados a disputarem uns com os outros a atenção do pai e seus privilégios.

Ismail foi o que menos pareceu se sentir culpado de dar uma flechada nos cornos do pai, né? Porque Ohran e Beyazit mataram os outros sultões aos prantos e com vários arrependimentos.

Depois disso eles consegue fazer um cerco para impedir a fuga da sultana e de seu filho, tornando-a prisioneira até que eles resolvam o que fazer.

E O POVO RESOLVE ISSO NUMA MESA CHEIA DE COMIDA, EMPANTURRANDO O BUCHO DEPOIS DE MATAR FAMILIARES.
Porque se ela ficasse no sultanato de Balta TERÍAMOS OUTRA BATALHA provavelmente?
Ah, compreensível, né?
Família não anda essas coisas bonitas que a gente vê nas novelas não.
(Não fique horrorizado, leitor, o humor das trevas é com certeza uma das pedidas aqui)

O PESSOAL SENTENCIA A MÃE DA AYSE NUMA MESA DE JANTAR.
Velho... Isso que eu chamo de gameofthronização.

Não vi comendo:
-Beyazit;
-Mahmut;
-Ohran.

Estavam comendo de boa:
-Ismail;
-Suleyman.

Ficou brincando com um espetinho:
-Cyrus. 

ISMAIL CORTA COISAS COM COLHER E FACA!
Cadê o #TimeGarfo nas revoltas? QUERO GENTE NA RUA PROTESTANDO CONTRA ESSE ABSURDO!!!

Como quem orquestrou os Golpes de Estado foi Mahmut a mando da Turquia, ele ficou responsável por escolher o destino da sultana Fatma.

Ela seria executada ao amanhecer com veneno, o príncipe Kemal assumiria o trono de Balta, Ayse governaria no lugar do irmão até que ele completasse quinze anos e a Turquia se responsabilizaria por acabar com qualquer inimigo que surgisse.

É interessante perceber que apesar de todos estarem cientes do que é necessário se fazer, ninguém parece feliz com a decisão de executar a sultana, principalmente depois de saber o que tinha acontecido nos bastidores de Balta.

Tanto é que Ohran defende a sogra, dizendo que ela foi uma vítima do irmão mais velho.

Ainda bem que eu passo menos raiva em Altair do que em outros animes, viu? Pois pelo menos aqui eu sei que vai ter aquele plote tuíste do bem.
Os três fodidos com provavelmente apenas dois arrependidos. E eu nem tiro a razão do Ismail.
Mahmut opta por não matar a mãe de Ayse e do príncipe, evitando assim que um dia ele se virasse contra a Turquia e os outros sultanatos.

E podemos falar sobre como a princesa leva a sério seu papel como governante? Mesmo sofrendo, ela não se sentia no direito de implorar pela vida da mãe, pois o futuro noivo e o tio tiveram que matar seus parentes mais queridos.

E está muito certo nosso menino falcoeiro, uma vez que evitar os botões de revolta e vingança de florescerem é uma das formas de garantir a paz no futuro.

Fatma ficaria no sultanato de Kuluch e seria dada como morta, fazendo assim com que os filhos assumissem o comando.

E, SULEYMAN, OLHA COMO ESSA CRIANÇA LOIRA É ADORÁVEL E PRESTA ATENÇÃO NAS ORDENS DA TURQUIA! Ele tirou os sultões do poder e dissolveu seus governos, exatamente o que você queria, né?

O melhor é que nem precisou rolar invasão aos sultanatos "vazios"!
POR ESSA VOCÊ ESPERAVA, ZAGANOS?

Aliás, ô pessoa para reclamar, hein? Nunca está feliz com nada.
Bom, pelo menos parece que ele e o falcoeiro não ficarão tretando por enquanto.

Com o sucesso na missão, apesar da perda de sete mil soldados, Mahmut é restituído como Pasha e participa novamente de um Divan.

Como a Turquia passou por essa guerra civil e acabou se desgastando, todos ficam preocupados com a possibilidade do Império se aproveitar da situação e aproveitar para invadir o país, agora unificado com os quatro sultanatos.

A sugestão de Mahmut é usar o poder econômico da Turquia para começar uma ofensiva contra o inimigo. A mudança de comportamento da primeira vez com a atualidade faz até com que o Pasha que o acolheu, Halil, sugira que Mahmut fique responsável por essa parte política.
Lá vai o trio MAIS DOIDO DE PÃO DE QUEIJO para uma nova aventura!
Ao que parece os pashas não aparecem apenas para discutir assuntos importantes nas reuniões do Divan, eles também assumem cargos nos mais variados setores.

E como a Turquia não tem nenhum específico para a área política, Halil indica o loirinho falcoeiro para o papel.

E concordo totalmente com o Zaganos, QUEM DEVOLVERIA AQUELE ITEM QUE RECONHECE KULAKS MUNDO AFORA? Eu que não!

E antes que alguém reclame que eu não citei... Se bem que não aparece uma VIVA ALMA para dizer se está curtindo as análises ou o anime por aqui, né?

E antes que alguém reclame mentalmente que não citei o que o Ismail falou sobre o Mahmut ter carisma e habilidade para liderar um exército, aqui está a citação. Pronto.

Acabei reparando uma coisa engraçada que talvez eu não tenha comentado antes: Mahmut joga xadrez e Louis também.

Será que um dos grandes embates da história será entre dois hábeis jogadores de xadrez? Um que prefere usar os recursos militares e outro que prefere apelar para todas as possibilidades da política.

Ah, Shoukoku no Altair, a plaquinha de dropped descansa calmamente no fundo dos canais de Veneza.

Nos vemos no próximo episódio de Shoukoku no Altair!

Por Kimono Vermelho aquela que sofreu muito com Kouki Uchiyama no dia de hoje - 09/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/