sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou - #12 e #13

Acha que com o fim de Natsume Yuujinchou San acaba com as DOBRADINHAS YOUKAIS? Que nada, leitor! Que venha a 4ª temporada de Natsume Yuujinchou!!!

Garantindo mais um tempo de sextas-feiras sobrenaturais!

No episódio anterior... começamos o mini-arco do professor Miura com uma abordagem interessante sobre misoginia, bullying e macumba. Tudo isso envolvendo o protagonista mais sem sal e sem açúcar da temporada.

Está se divertindo com essa tentativa de me assassinar, Ryuu-san?


Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou
12º episódio
Hase, não é por nada não, mas isso é agressão física e o Inaba pode dar parte de você para a polícia. ALIÁS, MERECIA MUITO! É ASSIM QUE VOCÊ TRATA O AMOR DA SUA VIDA?
Opinião: Uma das coisas mais interessantes deste anime é que, apesar de toda a temática sobrenatural ("fantasiosa" para quem não acredita), temos assuntos bem sérios sendo discutidos em boa parte dos episódios.

Se já é bem interessante para um simples espectador, fico me perguntando se as pessoas mais religiosas, ou melhor, mais espiritualistas não iriam curtir esse tipo de história. Porque temos um foco relevante nessa parte.

Pessoas que têm essa crença aflorada compreendem muito bem quando o Satou-san, a Mariko e o Reimei (Escritor Capiroto) falam sobre confundir problemas espirituais com doença mental e vice-e-versa.

Sem falar no poder das palavras e dos sentimentos mal resolvidos. Este principalmente fazendo parte do folclore japonês, uma vez que, temos a categoria de tsukumogami (objetos que ganham vida) entre as "assombrações" e várias lendas sobre espíritos vingativos que morreram e não desapegaram dos sentimentos fortes e muitas vezes ruins.

Assistir animes como este é entender que o sobrenatural faz parte da cultura do país de onde ele veio e respeitar por mais que isso bata de frente com a sua própria crença.

Agora que a introdução foi feita, vamos descobrir o desfecho do mini-arco do Miura?

Com certeza a principal mensagem do episódio é explicar que muitas vezes iremos encontrar pessoas que precisam de ajuda durante toda a nossa vida, porém, nem todas encontrarão a redenção ou perceberão que é necessário superar essa barreira.

Quantas vezes você já não ajudou alguém que por algum motivo estava à beira de um precipício e depois disso a pessoa sequer mostrou um pingo de gratidão?

Isso faz parte da vida, infelizmente. E aqui o pessoal do casarão tenta mostrar ao Inaba que não dá para salvar todo mundo.

Sinceramente não gostei muito do desfecho do Miura, porque assim como o Inaba acreditei que ele poderia evoluir e se tornar uma pessoa melhor.
EU NÃO SEI quem da Crunchyroll fez essa legenda, mas só de ver a palavra "quenga" nela EU JÁ QUERO DAR MUITOS PARABÉNS PARA A PESSOA!!!
Ainda assim a história escolheu de forma perfeita mostrar que independente de influências espirituais ou qualquer outra coisa, uma pessoa só muda SE ELA ESCOLHER MUDAR, o que obviamente não foi o caso do Miura.

No caso da escola feminina ambos estavam apresentando comportamentos errados: as meninas em não pararem para escutar o que o professor tinha a dizer e ele poder achar que elas deveriam obedecê-lo só poder ele ser professor (ou homem).

Coloquei essa última parte entre parênteses, porque não observei nenhuma atitude machista antes que a situação com misoginia aparecesse.

O bom do Inaba é que ele ainda é jovem, está formando opinião, lapidando caráter e aprendendo muita coisa com as pessoas mais experientes que conhecem.

Por mais que ele não tenha os pais, o pessoal do casarão youkai está fazendo um ótimo papel no desenvolvimento dele.

Mesmo tendo um pano de fundo sobrenatural, a história também sabe focar bastante nas situações mais cotidianas.

Turminha falando tanto de coincidência que eu tenho vontade de parafrasear a DIABA MAIS LINDA DO UNIVERSO: Senhora Yuuko de xxxHolic.

Segundo ela, não existem coincidências neste mundo, apenas o destino inevitável. E por isso mesmo temos a introdução desse conceito no anime quando Akine finalmente volta da viagem e conversa com o Inaba.
Opa! Bom saber disso! Na 4ª temporada de Pedal VOU PISAR NO MIDOUSUJI e ver se dá certo.
PROFESSOR MIURA, NÃO LARGA O OSSO, HEIN?
Bom, pelo menos assim dá para ter ideia de que não é mesmo possível salvar o mundo inteiro, ou seja, algumas coisas estão além da nossa alçada.

E é exatamente sobre isso que o Reimei (não sei como decorei o nome dele) fala quando faz a comparação com as mãos que tentam segurar água.

Faz parte da vida conviver com o que não conseguimos mudar e se preocupar com o que está ao nosso alcance.

E... o Hase é pior que uma explosão, hein? DESCEU UM CACETE DESNECESSÁRIO no pobre do Inaba. QUAL A NECESSIDADE DE BATER NO SEU AMOR BANDIDO, HASE?

E no próximo episódio: UMA DAS FORMAS MAIS LETAIS DE MATAR MENINA KIMONO!!!


Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou
13º episódio
Este anime é claramente feito para zoeiras! Onde que tu é princesa, Inaba? SE LIGA!
Opinião: Depois de tanta ação e despirocagem tudo o que a gente precisava era de um pouquinho de descanso. Aliás, só a gente, né? Porque menino Inaba chegou nas férias de verão COM TUDO NO TREINAMENTO!!!

E para que ele "suba de nível" é necessário dificultar um pouco mais as coisas, colocando agora uma barreira que ele precisa passar com bastante dedicação e esforço.

Tanto é que o treinamento que tinha tudo para ser mais tranquilinho (água fria+verão), acabou sendo um verdadeiro martírio.

Além de ter uns mantras mais difíceis (o que acabou começando a frustrar o protagonista), seu corpo foi correspondendo à pressão e ficando tenso, transformando o banho de mangueira EM PLENO VERÃO numa tortura digna do inverno.

E já não bastasse essa subida de dificuldade, Inaba ainda tem que passar pela vergonha(?) de ser carregado como uma princesa pelo pintor que não é o Narsus.

PIOR, parece que o cara teve que dar banho nele.
CHORANDO ALTO DE RIR, PORQUE A PESSOA JÁ TEM IDADE PARA TOMAR BANHO SOZINHO, MAS SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUE POR CAUSA DO TREINO!

Voltando aos dois anos de idade em... 3... 2... 1...

Não bastasse isso AINDA TENHO QUE OUVIR RYUU-SAN DIZENDO QUE PODE MUITO BEM DAR BANHO NO MENINO NO DIA SEGUINTE... Eu simplesmente morri ali.

EU MORRI SEM CONDIÇÕES DE REVIVER.
Inaba, na verdade, está num anime de harém e não sabia. INVEJINHA DELE AQUI...
Você sabe que o bullying é cruel quando os moradores mais antigos do casarão ficam te trollando:

Pintor: Aí, Inaba, curtiu o banho de bebê?
Ryuu: Para você não enjoar, amanhã eu te dou banho.
Inaba apavorado: Não quero! Me recuso!
Ryuu: Ué, por que tudo bem o pintor te dar banho e eu não?
Pintor: Ihhh...
Inaba: Mas, gente, eu não quis dizer isso...

E O MAIS LOUCO É QUE o Ryuu-san realmente DEU BANHO no menino... Ou pelo menos o acompanhou.

Fiquei morta na torta, totalmente sem condições.

E FALANDO NO PINTOR, que eu descobri que se chama "Akira" (e espero não esquecer nos próximos posts), tenho um dado alarmante sobre ele: se você já assistiu Shoukoku no Altair e Youkai Apaato talvez já tenha reparado QUE DOIS PERSONAGENS MUITO PARECIDOS dividem o mesmo dublador.

O Sultão Balaban com seus cabelos vermelhos para trás e personalidade forte é dublado por Kazuya Nakai, assim como o pintor Akira Fukase (cabelos vermelho/laranja para trás e personalidade forte) aqui de Youkai Apaato.

Coincidências macabras da vida.

Ah! Fiquei impressionada por ver uma citação no anime, pesquisar e... O CARA REALMENTE EXISTIR, ou melhor, ter existido, já que morreu no começo dos anos 90.

O cantor Ozaki Yutaka citado por Akine era uma figura rebelde que revolucionou o pop-rock japonês nos anos 80.
MOÇO, ESSA PROPAGANDA DA L'ORÉAL ESTÁ SENDO FEITA DO MODO ERRADO!
Em pensar que o homem do print acima é O MESMO HOMEM que deu cabeçada no Inaba e sobreviveu com sua cabeça intacta para contar história. JÁ PENSARAM NISSO?
Ela comparou esse cantor com as badernas que Akira aprontava quando era mais novo. Tudo isso numa conversa sobre angústia e frustração, já que Inaba estava passando por essa instabilidade própria da adolescência. 

É superando esse sofrimento e o transformando em parte das experiências que determinarão quem ele é, que o rapaz poderá amadurecer.

Tanto que quando o treinamento prossegue, ele chega a receber uma inspiração divina!!!

Por mais que o adolescente não tenha escolhido esse caminho para se tornar um mago, é interessante pensar que ele saiu daquela zona de inércia que só tinha tristeza e solidão como companhia.

Ao contrário da época em que vivia com o tio, ele agora tem apoio e pode contar com os conselhos de pessoas que o acolheram como uma família.

Às vezes nós recebemos mais carinho e conforto de "estranhos" do que da nossa própria família. Infelizmente é uma realidade para muita gente.

E olha só que coisa: o Ryuu ficou TODO ESSE TEMPO no casarão, justamente o cara que mais fica ausente por conta do trabalho de exorcista! E tudo isso para dar suporte ao nosso querido Inaba!

E o engraçado é que ele chegou logo que a situação com o Miura foi finalmente resolvida.
Menino Kuri aprendendo a praticar travessuras... E O REIMEI DIZENDO QUE É INFLUÊNCIA DO PRÓPRIO INABA! Tem certeza que o Hase não pode ser culpado também?
O episódio reforça algo que já tínhamos visto no anterior: não desistir.
O professor misógino desistiu de tudo, não enfrentando o problema de frente e buscando superá-lo.

Digamos que isso também serviu de aprendizado para o nosso adolescente.

Agora só precisamos saber se esse tal feitiço lançado pelo Moço Bonito vai mesmo fazer efeito no Inaba ou foi apenas "figurativo", como quem dissesse que o garoto a partir daquele momento poderia confiar mais em sua intuição.

Estes episódios foram assistidos na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo episódio de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou!

Por Kimono Vermelho aquela que não tem condição e isso é graças a esses animes DO CAPIROTO - 06/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/