quinta-feira, 8 de junho de 2017

Natsume Yuujinchou Roku - #05 e #06

DOBRADINHA DE NATSUME! Agora acompanhando o mesmo passo de Zoku Natsume, também com os episódios 5 e 6 sendo comentados!!!

No episódio anterior... Natsume acabou interceptando um recado de Natori para a filha de seu antigo mentor. Conhecendo o neto de Reiko como conhecemos, ele se envolve na zoeira toda e... Acompanharemos a resolução do caso agora.

Sua prioridade na vida é arranjar uma namorada, Nishimura?


Natsume Yuujinchou Roku
5º episódio
Quando o Nyanko-sensei fica com esses olhos de Madara Costner é que a coisa tá fervendo!

Opinião: Coisas estranhas acontecem com este anime e eu sequer estou falando da história.

Estava crente que seguiria aquele esquema que sempre faço com Zoku Natsume quando uma cena PULA NA FRENTE DA MINHA CARA e eu não sei como lidar, ALÉM DE BERRAR E RIR.

Ah, e rezar para que o Natori tenha mordido aquela língua de cobra dele. fufu
Leitor, se eu prestasse estaria na BLOGOSFERA OTAKU, não na Limbosfera. Fica a dica.

P.S.: Pensei que o Natsume tinha sido sequestrado no episódio anterior, o spoiler nem tão spoiler assim é que... não rolou, ele só foi levantado até uma janelinha. Sim, fui enganada.

NATSUME SE ASSUSTA.
NATORI CURIOSO APARECE ATRÁS DELE.
NATSUME LEVANTA COM TUDO.
NATORI LEVA A PANCADA.

Um está com a cabeça doendo e o outro talvez tenha perdido um dente.
Mentira. MAS EU ACHARIA HILÁRIO SE ISSO ACONTECESSE.

Bem-vindo à Limbosfera Otaku, um lugar onde a blogueira É MUITO MÁ.

Gostou do filme, Natsume?
AQUELA CARA DE BUNDA QUE VOCÊ E O NYANKO-SENSEI ESTAVAM FAZENDO NÃO REFLETIA ESSA OPINIÃO, SABE?

MEU DEOS, SENHOR TAKUMA, A SUA FILHA NÃO ESTÁ APRONTANDO NADA COM O NATSUME! NÃO FAÇA A GENTE TER IDEIAS ERRADAS!

Certo, a pessoa aqui terminou os episódios e vai seguir aquele esqueminha que citou ali em cima. Como já vi o próximo episódio, só posso dizer que estou sofrendo e que não arrastaria ninguém para essa vida de Natsume Yuujinchou. Quem entrou, entrou, quem não entrou continue aí fora que vai ficar tudo bem.
Ainda bem, pois tenho uma porrada de posts ainda para fazer, Takashi Natsume.

Sobre o encerramento da história do Sr. Takuma com seus familiares...

OLÁ, LEITOR, A PALAVRA DESSA PRIMEIRA PARTE DO TEXTO É "KURUSHII" (苦しい): DOLOROSO.

Começamos com Natsume não sendo sequestrado como eu tinha imaginado e acabamos conhecendo um dos familiares que ficaram do lado de fora, o Peludão de Máscara.

Eu bem comentei no Zoku Natsume desta semana sobre nomes, então não me faça passar vergonha, leitor.

Prosseguindo sua busca, ele dá de cara com um buraco na parede que revela o outro familiar: Bocão. É nessa hora hilária que o nosso estimado protagonista dá aquela cabeçada no Natori e todo mundo sente dor.

TODO MUNDO. *as imagens dos dois episódios passam pela cabeça da blogueira e ela fica ainda mais deprimida*

Natsume Yuujinchou trabalha com três tipos de seres humanos: os que veem, os que não veem e os que um dia viram. E nenhum dos três deixa de ser sofrido.

O primeiro grupo por não conseguir interagir e ajudar outros humanos e criaturas sobrenaturais, o segundo por nem sempre poder ajudar e viver com a incerteza de que podem um dia participar do terceiro grupo.

É aquilo de: o que é mais doloroso, nunca ter visto ou perder esse privilégio?

No fim o que vimos não foram familiares rancorosos, e sim criaturas que se afeiçoaram ao seu mestre, não compreendem a situação atual e querem se mostrar úteis.

O que as deixou rebeldes foram os selos e talismãs espalhados pela filha do Takuma, com medo do desconhecido, uma vez que a moça não tem poder para ver, ouvir e conversar com esses seres.

Em Natsume Go vimos um pouco sobre o peso que essa situação traz para uma família com a história do Natori, por isso a posição mais agressiva dele na parte de "se tudo der errado". Sem falar que a estima que ele tem pelo Sr. Takuma é enorme, ele foi seu mentor, alguém que o ajudou quando ninguém estava ali por ele.
Interessante ver que a youkai reflete nos olhos de Natsume, o que não acontece com o Takuma.
Quando o Natsume pergunta sobre como o nosso querido atormentado entrou nesse ramo, o rapaz comentou que antes de aparecer naquela primeira reunião apenas lia coisas do depósito da família, O QUE AINDA ERA PROIBIDO. O pai do Natori era um porre com isso, a gente viu no oitavo episódio de Natsume Go.

Apesar de ainda termos uma névoa densa em volta da Reiko e da moça não ter recebido as mesmas chances de mudança que o neto recebeu, há certa gentileza nela.

É claro que nunca dá para saber quais eram as reais intenções, como no caso do Zoku Natsume da semana já citado, quando ela recupera o adereço de cabelo da Hinoe ou prende o contrato do Livro de Amigos numa árvore.

No primeiro caso, ajudando a ayakashi com o adereço ela tinha como negociar sua saída daquele local. No segundo, não seria novidade se a avó de Takashi tivesse unido o útil ao agradável, encontrando uma forma do pequeno ayakashi poder ver o mar sem sair do bosque e, claro, se divertir com a inocência dele.

Prefiro acreditar que a Reiko não era tão ruim assim e que a situação dela era um pouco menos "preto no branco".

Falando nisso, não sei se acabei comentando no episódio que passou a cena (provavelmente comentei) e que revimos aqui, sobre pegar o nome verdadeiro de um youkai e poder fazer e acontecer com isso, já que uma palavra sua viraria ordem para a criatura.

Na prática vimos isso acontecer com o Misuzu no caso do pai do Tanuma lá na primeira temporada.
Esse é o momento que todo mundo quer enforcar o Natori e dar uns chutes na bunda dele.
E isso é um FEITIÇO CONSIDERADO PERIGOSO E PROIBIDO, o que acaba juntando a Taki e o Natsume no quesito "meu avô/avó fazia algo proibido no mundo sobrenatural, mas talvez não soubesse disso".

Tanto que no final do episódio vemos Natori mandando uma de suas familiares ficar de olho no garoto e descobrir o que é que ele possui e que a maioria dos exorcistas não pode saber.

Ainda deixando no ar que talvez tome isso do neto de Reiko, já que ele é muito gentil e bonzinho.

O interessante nessa história de Yuki Midorikawa é que não dá para separar os personagens em totalmente malvados e totalmente bonzinhos, a relação entre eles é muito mais complexa, o que torna esse tipo de série ainda mais interessante.

Dá para perceber, principalmente nas duas últimas temporadas (a Go e a Roku) que o Natori se preocupa genuinamente com o Natsume. Ainda que existisse esse pensamento anteriormente, ele parecia menos autêntico. É só lembrar sobre a conversa das mentiras em Zoku Natsume.
Depois você realmente não quer que eu te coloque na mesma laia do Seiji Matoba, né?

Olha só, leitor, existe um milagre chamado "eu também consigo blogar e falar umas coisas sérias". Não é meu estilo mais aclamado, porém, existe.

Para encerrar a conversa comprida deste episódio, Natsume consegue fazer o Ritual de Soltura e os dois youkais que tinham ficado do lado de fora da casa foram libertados. A Tia Mandona preferiu ficar e esperar a morte natural de seu mestre.

Aliás, apesar da carranca, ela se preocupa bastante com o Sr. Takuma e com a Tsukiko, mesmo passando pela tristeza de não poder mais se comunicar com o mestre e tampouco ter essa experiência com a filha dele.


Natsume Yuujinchou Roku
6º episódio
Nós nunca seremos tão abençoados quanto o Nishimura comendo pão de melão!

Opinião: OLÁ, LEITOR, A PALAVRA DESSA SEGUNDA PARTE DO TEXTO É "OMOI" (重い): PESADO.

Mentira. Podemos usar as duas palavras para definir este post INTEIRO.

Minha memória não é a mais confiável do planeta, no entanto, tenho quase certeza de que nunca vimos a história pelo lado dos amigos "inocentes" do Natsume: Kitamoto e Nishimura.

Enquanto Taki e Tanuma fazem parte dos que sabem o segredo do neto de Reiko, a dupla que dá nome a este episódio não sabe concretamente.

Assim como a Sra. Touko no décimo episódio de Natsume Go, vimos aqui que os colegas foram introduzidos de alguma forma ao que Natsume esconde.
Com ela foi o casal de corvos, com Nishimura a situação da floresta e a conversa do rapaz com o gato, e para Kitamoto sobrou o caso da escola fechada, o sino perdido e um forte golpe de vento.

É como se a autora tivesse deixado esses ganchos para complementar o terror em episódios que parecem dizer ao protagonista, que o tempo da sua omissão está correndo e um dia todos saberão seu segredo.

Sinceramente não gostaria de ver isso acontecendo, afinal, adoro tanto "dramas" que se eu pudesse eles não passariam perto de mim. Se não quero os reais, IMAGINA OS FICTÍCIOS!

A primeira parte é sobre o Nishimura, a primeira pessoa a falar com o recém-chegado Takashi Natsume. Não vamos falar sobre a obsessão desse garoto por meninas. Não, isso a gente já tem gratuitamente durante as temporadas.

E é muito bacana ver a história se aprofundando um pouco melhor nos personagens secundários. Se em Natsume Go vemos principalmente o lado da Sra. Touko no encontro com o protagonista, agora trouxeram os amigos dele para nos contar como tudo começou.

Nishimura cortou um dobrado nessa época com o irmão mais velho tendo que estudar para um simulado e a família toda babando ovo do rapaz e ignorando o mais novo.

E as coisas por lá não andavam muito boas, ou seja, o humor do garoto já estava comprometido. A situação começa a piorar quando ele encontra Natsume caído e o leva até em casa para descansar. Seu irmão faz o favor de ser o menos cordial possível e tempos depois o menino descobre a situação de Natsume: um órfão que vive de favor na casa de parentes distantes.

Um dos detalhes que eu gosto bastante neste episódio, em ambas as narrativas, é que eles percebem o que aquela raposinha notou na primeira temporada, que mesmo sendo reservado, tudo no Natsume parecia falso.

O sorriso não era sincero e os olhos pareciam de vidro, como disse Kitamoto.
Agora nós vemos um Natsume mais preocupado, sensível e gentil, alguém que consegue mostrar sua essência mesmo que por poucos instantes.
LEMBRA QUANDO O KITAMOTO SURGIU NO ESCURO E O NATSUME ACHOU QUE ERA AYAKASHI?

Antigamente você via alguém muito apavorado, não querendo causar nenhum tipo de transtorno, fingindo que tudo estava bem. Mesmo ainda carregando o o fardo dos seus poderes, o rapaz sabe que tem com quem contar e desabafar.

As experiências começaram a moldar o protagonista de uma forma que ele começou a se sentir mais seguro para mostrar quem verdadeiramente é, uma pessoa firme e gentil, alguém capaz de se arriscar para realizar pedidos singulares e extremamente importantes por seus detentores.

Eu adorei a frase que o Nishimura disse quando estava meio grogue depois de ser atacado pela criatura que perseguia o Natsume e viu no amigo dele uma brecha escura no coração para se apoderar.

"Então pare de falar com o gato e fale mais comigo, Natsume."

Ele escutou o neto de Reiko falando como o amigo era importante e que prezava bastante aquela relação. Tanto que quando tudo ficou bem e o Nishimura se ofereceu para ensinar o amigo a dobrar o tsuru.

Aquele momento incrível que NuraMago surge pelo bem das coincidências. Hiroshi Kamiya que dubla o Natsume que quer dobrar tsuru, Hiroshi Kamiya que dubla o Deus Senba do tsuru, Yato...

Enfim, a conversa parou onde mesmo?
Ah tá, parou no Nishimura ensinando Deus Senba Yato Ravioli a dobrar tsuru.
Engraçado o garoto comentar que para algumas coisas o amigo era sério e maduro e para outras parecia uma criança.

O legal nisso é perceber que o protagonista tem tanta liberdade que consegue vivenciar situações normais com os amigos e por alguns instantes esquecer que tem esse poder incomum.

Ok, agora falemos do mocinho que não é obcecado por namorada, né? PORQUE O MOCINHO DUBLADO POR RYOUHEI KIMURA ANDOU DANDO UNS CHILIQUEES POR CAUSA DE CRUSH COM O POBRE DO NATSUME.

Kitamoto tem uma irmã mais nova e os pais vivos. Foi interessante ver a preocupação dele com a família depois de saber da situação do Natsume. Pior que o garoto ficou encucado mesmo, tanto que até pensou em rever a profissão que escolheria para o futuro.

Ele chega até a comentar algo como: "Será que é errado querer proteger a família?". Ou seja, será que é ruim priorizar o bem-estar da minha família em vez do meu?
Esse é o Natsume sem filtro, ele fala o que der na telha, mesmo seja "vergonhoso".
Deu pena do menino, viu?
Acabou ficando preso dentro da escola no melhor modo "jogo de terror japonês", dando a sorte de achar um sino perdido e vivenciar uma cena totalmente fora do normal.

Se para o Nishimura já tinha sido bizarro o bastante escutar o amigo falando com o gato, o que dizer de uma ventania eufórica e o pobre neto de Reiko mais enrolado na cortina da classe do que eu no mês de maio?

Sério.
COMO ESSAS COISAS ACONTECEM E AS PESSOAS NÃO PERGUNTAM PRO GURI O QUE A FODA FOI AQUILO?
Hum... Verdade, nem todos são eu a Sasada.

Essa é outra que sabe "não sabendo" do poder do protagonista sofredor. 

P.S.: Chorei horrores quando o Kitamoto malvado disse que o Natsume provavelmente não queria ser amigo de um bando de caipira. GENTE, VOCÊS SÃO TRAUMATIZADOS POR VIVEREM EM ÁREA RURAL? SÓ PARA SABER MESMO.

Nos vemos no próximo episódio de Natsume Yuujinchou Roku!

Por Kimono Vermelho aquela que um dia vai decorar o kanji de "omo(i)" - 08/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/