sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Natsume Yuujinchou Shi - #01 e #02

DOBRADINHA YOUKAI numa sexta-feira 13?
Coincidência macabra QUE NADA! Isso que eu chamo de DATA DE SORTE!

Na temporada anterior... acompanhamos as aventuras de Takashi Natsume, um garoto capaz de ver criaturas sobrenaturais, que herdou da avó um livro com nomes desses seres que ela derrotou. Quem possuir esse livro pode controlá-los e a missão do neto é devolver quantos nomes puder! E, claro, não se meter em tantas confusões!

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

O que esperar de uma temporada que já começa com você, Matoba?


Natsume Yuujinchou Shi
1º episódio
Tudo o que a gente não queria ver na CAPA DO POST era a imagem de Seiji Capiroto Matoba, né?
Opinião: Depois de seis temporadas lançadas, só ficou faltando mesmo esta para encerrar a série Natsume Yuujinchou aqui no blog.

Uma boa notícia é que um filme do anime será produzido para 2018, segundo o ChuNan. Se tiver na Crunch é quase certeza de que olharei com carinho e talvez até role análise aqui no blog.

Aliás, isso serve também para os OVA's de Natsume.
É bem verdade que de todas as vezes que prometi análise de OVA, em poucas delas eu cumpri com a palavra, porém... outras circunstâncias, outros animes, outros sites para assistir tudo isso.

E aí, empolgados para acompanhar as análises dos últimos treze episódios que faltam para completar esta série por aqui?

Antes de tudo, preciso comentar sobre o dublador do Misuzu, Takaya Kuroda, que emprestou sua voz para um dos macacos mascarados e... OLHA SÓ A ZOEIRA, LEITOR! Ele dublou o Gaogao-chan e Gorou Hamada (Dahama) de Udon no Kuni no Kiniro Kemari!

SIM, PASSARAM-SE SEIS TEMPORADAS e eu só me liguei de procurar o nome do dublador agora.

Bom, nem sempre quando acho a voz parecida acabo acertando, então fui deixando passar...
Não sei o que é mais bonitinho: se é o Natsume rindo adorável OU A MARCA DE PATINHA!
SIM, LEITOR, É OLHAR PARA O MISUZU E PENSAR NO GAOGAO-CHAN AGORA. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! DE NADA. huhu

O bom da história contada em duas partes é que AS DUAS ficarão no mesmo post. Detesto quando o anime me trolla e fica sobrando para uma próxima vez. Vocês não odeiam isso?

Enfim...
Esta temporada já começa caótica com os youkais de máscaras querendo o Livro de Amigos e atacando EM BANDO o nosso adorável protagonista. Se não fosse pelo Nyanko-sensei sabe-se lá o que teria acontecido.

Aliás, esse sempre chega na hora da treta forte, mas nunca está por ali PARA EVITAR o estresse, né?

E se você agradeceu muito por não ter visto o Matoba em Natsume Roku, fique um pouco mais triste, leitor, ele aparecerá pelo menos MAIS UMA VEZ além dos episódios aqui.

Quanto mais a gente reza para Deos Matoba menos tranquilidade a gente tem quando se encontra com o exorcista Seiji Matoba.

Não dá para acreditar muito que uma temporada de Natsume vá começar de boa ou terminar ainda mais de boa, já que a autora gosta de causar e o estúdio curte zoar forte com a nossa cara, escolhendo as histórias mais doidas de forma bem aleatória.

Antes que eu me esqueça, vamos falar de detalhes técnicos.
A preocupação dos amigos que sabem que Natsume vê criaturas sobrenaturais e...
...a despreocupação dos amigos que desconfiam que Natsume vê coisas sobrenaturais.
As quatro primeiras temporadas de Natsume foram feitas pelo estúdio Brain's Base com direção de Takahiro Omori (que também acumula outras tantas funções) e Kotomi Deai como diretor de episódio.

Sim, leitor, você continua no Kimono Amarelo, não fique confuso.

Acabei depois percebendo que as temporadas Go e Roku ficaram por conta do estúdio Shuka, que manteve os dois diretores acima citados.
E a partir daí o anime teve apenas ONZE episódios e dois OVA's.

Comentando aqui apenas como curiosidade.

A abertura é "Ima, Kono Toki" de Hiiragi e o encerramento é "Takaramono" de Marina Kawano.

Não são minhas músicas favoritas da série, mas são boas.

Neste episódio tivemos dois grandes eventos e um comentário que provavelmente já apareceu em outros posts meus relacionados a Natsume.

Quando o neto de Reiko está comentando com Taki e Tanuma sobre o encontro para assistir a chuva de meteoros, ele diz que talvez não possa ir e pede para que os amigos avisem Nishimura, Kitamoto e Sasada caso isso aconteça.

Preocupado, Tanuma pergunta se é problemas com youkais e o adolescente responde afirmativamente.

Depois que é chamado para seguir com os colegas de classe, ele se despede dos únicos na escola que sabem o seu segredo.

Mostrando que a amizade entre os dois é COISA DE PARÇA, Tanuma conta à Taki que questionou Natsume sobre não contar ao casal Fujiwara de sua habilidade, acreditando que eles confiariam no adolescente.
Essa é com certeza aquela cena de pesadelo que até mesmo acordado te faz ter tremores!
A resposta ao mesmo tem que é adorável também espreme o nosso coração.
O protegido de Nyanko-sensei concorda, porém, não se abre para evitar que o casal fique ainda mais preocupado e não possa mais sorrir. Assim como Nishimura e Kitamoto.

E nesse quesito eu compreendo o que ele disse, mesmo que o Tanuma não tivesse exemplificado com sua própria experiência durante as temporadas e pelo que contou à nossa querida Taki.

Natsume agora tem bons amigos que gostam e confiam nele e uma família amorosa que o ama bastante.

Além disso ele também conseguiu conquistar alguns youkais com sua gentileza, fazendo com que seu dom não fosse mais simplesmente um peso morto que o colocava em desvantagem.

Outra coisa que preciso colocar aqui e que poderia muito bem ter esperado pelo próximo episódio, é que esse garoto foi MUITO mal tratado pela vida. Descobrimos por Matoba que ele chegou a IR PARAR NUM ORFANATO, porque os parentes do pai não queriam cuidar dele!

E mesmo assim não temos um adolescente amargurado, revoltado e agressivo. Por conta do sofrimento nós vimos um personagem solitário, vazio e falso. Alguém que preferiu se isolar a machucar os outros.

E por isso o "desabrochar" de Natsume, que estamos acompanhando desde a primeira temporada, é ainda mais bonito. Ele respondeu a toda a dor e ódio injustificado com gentileza.

O que faz do personagem não apenas uma figura nobre, e sim delicada e resiliente.

Ok, falei sobre dois eventos principais neste episódio, né?
Ao mesmo tempo que gostaria de tacar um tijolo na cara dele... COMO ESSE MATOBA É LINDO!
O primeiro é com os macacos mascarados ("Sarumen" = macaco + máscara) que querem o Livro de Amigos. O plano é entregar o artefato ao seu líder e assim permitir que ele comande os youkais para proteger a floresta.

E aí entra o nosso segundo evento: Clã de Capirotos Matoba.
Sim, esse é o nome real desse grupo dos infernos que só vem atormentar a nossa vida. Sério, Midorikawa-san, vamos dar um jeito de mandar Matchoba para o inferno, vai? NINGUÉM GOSTA DELE!

VOCÊ GOSTA DELE, DEOS MATOBA?

*Deos Matoba: Prefiro gatos.*

ENTÃO FECHOU!
REMETENTE: KIMONO VERMELHO
PACOTE: SEIJI MATOBA
DESTINATÁRIO: INFERNO

Cuida dele, Enma-Daioh!

Na floresta onde moram os macacos mascarados e seu líder existe um casarão abandonado do Clã Matoba. Em busca por poder, menino Seiji pensa em capturar o chefe desses youkais e usá-lo como servo.

E isso fomenta a caçada ao Livro de Amigos e seu portador.

Por conta das várias armadilhas do local, Natsume e Nyanko-sensei acabam sendo pegos separadamente e o neto de Reiko se vê dentro da mansão Matoba, agora precisando urgentemente encontrar sua bolsa e fugir de lá o mais rápido possível.


Natsume Yuujinchou Shi
2º episódio
OUSE CHEGAR PERTO DA AURA DO NYANKO-SENSEI E EU SIRVO SEU FÍGADO NO JANTAR, EXORCISTA CAPIROTO DOS INFERNOS! Ninguém toca no meu Madarinha!
Opinião: Cárcere privado é provavelmente apenas um dos diversos crimes cometidos por Seiji Matoba e sua gangue, além do atentado que é ser bonito e CAPIROTO DOS INFERNOS ao mesmo tempo.

Simplesmente ainda não sei lidar.

Se muita gente morreu quando o exorcista capiroto pegou o pulso do protagonista no final do episódio anterior, imagina quando viu a criatura NOVAMENTE TENTANDO CONVERSAR DO JEITO ERRADO com o adolescente?

Matoba provavelmente não sabe o conceito de conversa SEM SER A COERCITIVA, né? Deve ter aprendido com o Brasil. -q

Enquanto isso Hinoe investiga o sumiço de Natsume e acaba dando de cara com o grupo de youkais mascarados, que usam como reféns o Hitotsume e o Boizinho.

ALIÁS, FALANDO EM HITOTSUME, outra coincidência macabra para fazer o leitor dar uma risadinha nervosa (ou não).

O dublador Takashi Matsuyama empresta a sua voz para o youkai-ciclope de Natsume Yuujinchou e PARA O YOUKAI-CICLOPE DE NURARIHYON NO MAGO! Acredita nisso? O cara dubla DOIS CAOLHOS!

Agora já sabe: se precisar de alguém para dublar o Hitotsume da sua história, chame o Takashi Matsuyama!

Voltando aos mascarados...
Eles acabam se dispersando quando Misuzu aparece, mas não antes de dar algumas informações para os amigos youkais de Natsume.
Madara Costner é MUITO meu parça! ELE CONSEGUE DESCREVER MEUS SENTIMENTOS mesmo estando dentro do anime! MUITO FERA ESSE GUARDA-COSTAS!
E aqui ainda conseguimos dar mais razão ao Tanuma, né?
Natsume saiu arrastado da escola, agindo super estranho na frente do Nishimura, e... A NOITE ESTÁ CHEGANDO E O MENINO AINDA NÃO VOLTOU PARA CASA!

Não é à toa que a Sra. Touko faz a "promessa do dedo mindinho" quando o menino está saindo para ver a chuva de meteoros com os amigos.

NÃO SEI VOCÊS, MAS EU QUERO TANTO PROTEGER ESSE CASAL FUJIWARA! ELES SÃO ADORÁVEIS DE UM JEITO DESCONCERTANTE! Muito fofos! Não sei como lidar!!!

O pior disso, é claro, fica com Matoba tão interessado em Natsume que deixa a caçada ao líder da floresta nas mãos de Tia Nanase. Justamente quando a mulher estava curtindo um ikebana, antes de saber do fuzuê que tinha se instaurado no casarão.

Só gostaria de descobrir como ela conheceu a Reiko e o que ela sabe da falecida, pois tive uma impressão um tanto quanto perturbadora quando a exorcista falou o nome da avó de Natsume depois de se encontrar com Hinoe e Misuzu.

Será que a Tia Nanase sabe do Livro de Amigos?
Pior que ela apareceu numa temporada passada e... nem lembro o que disse quando conheceu menino Takashi.

Li e reli o trecho que escrevi em Zoku Natsume e ao que tudo indica Tia Nanase não deve saber do Livro de Amigos. Ou já teria batido para o Matoba, né?
Os youkais que o conhecem sempre fazem esse questionamento mais para ver até onde vai a determinação do garoto do que qualquer outra coisa, sabia?
Neste episódio o exorcista acaba entrando no mesmo questionamento que Natori fez no final da segunda temporada, porém, aqui o rapaz de tapa-olho tenta distorcer a situação e infelizmente relembra o pavor de Natsume com seu passado.

Seiji oferece ao garoto a oportunidade de estar entre outras pessoas que também enxergam seres sobrenaturais, tendo assim uma vida "sem mentiras" ou com pessoas que duvidarão do que ele disser.

Ficamos sabendo pela série que o Clã Matoba é tão grande e poderoso por agregar várias famílias que possuam descendentes que possam enxergar o sobrenatural e principalmente pelo talento indiscutível do atual líder.

O problema é que esse clã não se importa em jogar sujo para conseguir o que quer de youkais e seres humanos.

E se Natsume não tivesse conhecido os bons amigos humanos e não-humanos que conheceu? E se o casal Fujiwara não fosse tão acolhedor? E se em seu coração não tivesse sobrado um pingo de gentileza?

Provavelmente a oferta do clã de exorcistas seria aceita, ainda mais quando o menino era mais novo e tinha problemas maiores de convivência.

Até mesmo o macaco mascarado que foi aprisionado num selo por Matoba ficou impressionado com o tipo de pessoa que Natsume era.

Apesar da má fama, que foi herdada de sua avó junto com o livro, Takashi nunca controlou os youkais de forma ditatorial e os usou para proveito próprio.

O que ele mais faz é tentar ajudar as criaturas sobrenaturais nos seus mais diversos pedidos, entre eles até devolvendo nomes, e também correndo para auxiliar os humanos que estiverem passando por problemas com youkais.
Isso que eu chamo ser salvo aos 48 do segundo tempo nos acréscimos.
A impressão que dá é que parte dos youkais só age de forma agressiva por medo do que os humanos podem fazer com eles ou quando querem muito proteger algo.
Então eu achei muito bonito da parte da criatura vir pedir desculpas pelo papelão que fez o menino passar na escola. Foi nobre.

Sem falar quando o líder Rokka chegou para botar ordem no galinheiro, né?
E também mostrando que não é preciso manter a paz usando apenas o confronto, já que ele passa uma gostosa serenidade ao pedir desculpas pelos atos de seus subordinados e agradecer pela ajuda.

Acho que uma das principais mensagens do anime é mostrar que a gentileza, apesar de delicada como Natsume, também é forte e traz mais recompensas que a agressividade e a ganância por poder.

Estes episódios foram assistidos pela Crunchyroll.

Nos vemos no próximo episódio de Natsume Yuujinchou Shi!

Por Kimono Vermelho aquela que exorcizaria Matoba em nome de Matoba - 13/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/