segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mahoutsukai no Yome #04 e #05

Estava aqui olhando a periodicidade dos posts de Mahoutsukai e... UM POST POR MÊS! Isso que é vontade de deixar os episódios do anime aparentemente acumularem!

No episódio anterior... Chise é sequestrada por um moço loiro muito doido e acaba descobrindo que ele é um conhecido do Tio Mago. Ela ainda acompanha os últimos momentos de um dragão bastante experiente.

Você sabe dizer qual o nível da sua sanidade, Chise?


Mahoutsukai no Yome
4º episódio
Lá vem Chise Hatori, a menina que pretende exorcizar o Kimono Amarelo de seu anime.
Opinião: Eu gostaria de ter droppado esse anime ANTES de assistir o 5º episódio. Meu estômago está virando e se revirando de um jeito que eu sinceramente não curto.

E olha que eu JANTAVA assistindo autópsia no CSI: Investigação Criminal (CBS) quando a série passava na Record.

Pelo visto com o tempo me deixou mais rabugenta e frágil.

Ah, isso foi uma introdução meio spoiler?
TU JURA, LEITOR?

Sabe o que é spoiler?
SPOILER É EU DIZER QUE MISAO HARADA NÃO MORRE NO FINAL DE BLACK BIRD (Kanoko Sakurakoji).

Caralho, que spoiler da porra, mermão!

Acho que agora a gente pode falar dos episódios que este post contempla.
O título deste episódio é: "Tudo deve ter um começo".

Particularmente gosto mais de gatos do que de cachorros. Essa informação acrescenta alguma coisa na análise do anime? Não, mas eu gostei de ver tanto gato por aqui.

Pena que o quinto episódio FODE TUDO.

Mahoutsukai tem uma arte muito bonita e episódios graficamente bem montados, isso ninguém pode negar.

O capricho nessa parte é de encher os olhos.

As cores são vibrantes, o que agrada muito pessoas como eu que adoram coisas coloridas e acabam por colecionar lápis de cores.

O problema começa a se tornar a história.
E antes que você levante uma bandeira, obviamente precisa escutar a explicação para essa opinião.

De antemão já aviso: NÃO CONSIGO DECORAR AQUELE TERMO PELO QUAL CHISE É COSTUMEIRAMENTE CHAMADA. Vai te lascar! Eu tenho dislexia!

O plot parece querer trazer a efemeridade das pessoas que são conhecidas pelo termo que nunca vou decorar e tenta fazer com que o espectador se sensibilize com o caso da protagonista.

Ela não tinha perspectiva de vida, não tinha esperanças, chegou ao ponto de se vender para ver se conseguia encontrar algum caminho, invejava os mortos e já viu e passou por acontecimentos bastante desagradáveis.

Entendo que essa parte seja detalhe importante da composição da personagem e não reclamo disso.

Eu reclamo é da abordagem que transformou a informação da vida curta dessa fonte inesgotável de magia e corpo frágil num simples dramalhão.

A cena com a moça de capuz rosa e o tio de cicatriz na cara soou forçada.
Depois de três episódios completos esperei por um trabalho um pouco mais desenvolvido.
Elias chama "missão dada pela Igreja" de "lua de mel" para passar menos raiva e se entreter, vão por mim.
E, sinceramente, Chise é uma personagem sem carisma e sem empatia.
Se ela não começar a "correr atrás do prejuízo", chegar no vigésimo quarto episódio talvez não seja possível neste blog. 

A passividade dela cansa, é verdade, só que consigo compreender que ainda sejam necessários alguns episódios para as coisas entrarem no lugar.

Na segunda parada da "lua de mel", se é que o Tio Mago SABE O QUE RAIOS É UMA LUA DE MEL, eles acabam numa vila de gatos e...

SE UM DIA VOCÊ TEVE DÚVIDAS: pelo menos em Mahoutsukai os felinos têm NOVE VIDAS.

Não sei o que mais me deixou impressionada neste episódio, porque a lista é meio grandinha.

Em pensar que a Igreja ENVIOU O TIO MAGO até a vila dos gatos para resolver tretas lá. Gente, a Igreja manja dos babados! ELES SABEM QUE GATOS TÊM NOVE VIDAS E FALAM!

E ao que tudo indica os feiticeiros serão os "mauzinhos" da história, já que os gatos não gostam deles.

A parte mais legal deste episódio COM CERTEZA FICA com a cena em que o Rei dos Gatos, a gatinha mais linda da patota, Morii/Molly, chama Elias de "VELHO ACABADO".

Pessoal, quem zoa esse tio automaticamente ganha uma porcentagem sacaninha de respeito comigo.

Isso que a gente ainda descobre que ele NÃO GOSTA DE CRIANÇA!
Velho, minha vontade é de botar esse senhor de mais de trezentos anos DENTRO DE UMA CRECHE NO MEIO DE UM MONTE DE CRIANÇA.

O sadismo em mim brota dessa forma. Desculpa.

Segundo ele, as crianças não têm magia, mas podem sentir a "essência" dos seres. É a mesma explicação de quando temos um anime com temática sobrenatural e as crianças e animais podem sentir ou até mesmo ver essas criaturas.

Uma curiosidade: a tal sujeira/corrupção quando mostrada ao longe na ilha não reflete na água. Também pode ser questão de perspectiva.

Neste episódio a missão do nosso Tio Mago "Velho Acabado" (rindo muito disso) é purificar essa massa negra e maligna, que se originou do simples desejo desesperado de um marido apaixonado.

Aqui vemos parte da história, contada na perspectiva do Rei dos Gatos.
Ficamos sabendo que um homem estava matando os felinos da região e que o rei da época convocou os que sobraram para assassinarem o algoz de seus companheiros e evitar que mais mortes acontecessem.
Não sei como ninguém reparou nas proporções estranhas do  vestido e cabelo da Mina.
Depois de ser ARREMESSADA PARA DENTRO DO LAGO pela moça de capuz rosa, Chise conhece os personagens principais dessa missão.

Antes de encerrar esta parte da análise com DUBLADORES, quero só destacar mais duas coisinhas.

A primeira é a Morii/Molly tendo MAIS SENSIBILIDADE do que muitos seres humanos por aí - OI, MOÇO DA CARA COM CICATRIZES - quando diz que considera sua dona, uma menininha fofa que espantou Elias, como se fosse sua filha.

NÃO SATISFEITA em ser uma das criaturas que a gente deveria respeitar pra caramba, ela ainda diz que sente a responsabilidade de cuidar e proteger a pequena... Algo que, pelo que deu para entender com aquele flashback, a mãe da Chise optou por não fazer.

Quer dizer...
Em quatro episódios com esses poucos detalhes que temos, é o que parece.

E o desdobramento desse assunto vem quando o Tio Mago está aprontando sua noiva para purificar a massa maligna que está lá na ilha.

"Chise, ame o mundo.
O mundo em que viveu pode não ter sido seu aliado.
Mas também não era seu inimigo."

Eu gosto bastante dessas frases do Elias, pois demonstram que ele não é o raio de "humano falso" que finge ser gentil. Por mais que o tio realmente peque em demonstração de emoções, o modo como a Chise é tratada por ele revela respeito e preocupação.

O tom do personagem não tem o mesmo sadismo daquele verminho que aparece no próximo episódio, então dizer que a garota é um simples "rato de laboratório" parece não encaixar para mim.

Bom trabalho de dublagem é outra coisa, né? 

E quando a nossa... SLEIBEGUI... Ah, que foi? MAIS FÁCIL LEMBRAR NESSA GRAFIA CARICATA E ESTÚPIDA do que toda hora precisar pausar o vídeo e anotar essa caceta!

E quando a nossa adorável protagonista pergunta ao "Velho Acabado" se ele ama o mundo, aquela pausa não soa como a de alguém que está dando uma resposta confortável para o momento. Tanto é que o olho dele, normalmente redondinho, se achata depois que ele diz que sim.

SABE QUANDO ESSES PERSONAGENS DE ANIME SORRIEM E FECHAM OS OLHOS? Pois bem, sociedade. DE NADA, SOCIEDADE.
Está para nascer alguém que goste e respeite o Elias nessa história. Já saquei.
Agora vamos falar de algumas pessoas perdidas que trabalham com dublagem.

OUTRA CURIOSIDADE!
O dublador do gato Jasper, o cinza que entrou no trem, é Yoshiaki Hasegawa que... NASCEU NO MESMO DIA QUE EU! Junta ele e a Miki Itou e já podemos fazer uma festa maior no próximo vinte e um de outubro! 

Por enquanto não é um cara de muitos papéis.

O gato branco, que descobrimos depois ser o Rei dos Gatos na época dos altos acontecimentos, e que se chama Tim, é dublado por Yuuki Sanpei.
É seu PRIMEIRO PAPEL!

Na minha opinião precisa de um pouco mais de treino, a interpretação não estava tão boa.

"E desde quando você entende de dublagem? Pensei que só reconhecesse vozes de dubladores japoneses e ponto" - Tive dois a três anos de experiência com dublagem e o ouvido é afinado, ponto.

Alice, a moça do capuz rosa, é dublada por Mutsumi Tamura, que emprestou sua voz mais de uma vez para versões crianças de alguns personagens.

Alguns dos papéis que posso destacar são: Alibaba Saluja versão criança de Magi: The Labyrinth of Magic, Thandi (uma das três adivinhas do livro do Inaba) de Youkai Apaato e Kobayashi de Kobayashi-san Chi no Maid Dragon (Kyoto Animation).

Matthew, o marido da dona do gato branco Tim, é dublado pelo Yuuto Uemura. Coitado do Atsushi Nakajima de Bungou Stray Dogs...

Além do atrapalhado TRIGUINHO QUE GOSTA DE TIGRO, ele já emprestou sua voz para Juugo de Nanbaka, Yuma Isogai de Assassination Classroom, entre outros poucos personagens.

E Mikhail Renfred, tio das cicatrizes, é dublado por Satoshi Hino.


Mahoutsukai no Yome
5º episódio
É tarde demais, Chise. Assim como Atsushi, você chegou atrasada e COMECEI A ANALISAR SEU ANIME! Agora só recolher as lágrimas e pedir arrego para Deos Matoba.
Opinião: Esse episódio é muito pesado.
Por mais que seu estômago possa parecer com o de uma avestruz, ele choca de um jeito que fica no fio da navalha, entre o exagero desnecessário e o desconforto impactante.

O título deste episódio é: "O amor conquista tudo".

A impressão é que a história quis apenas chocar e trazer um ar de bem desenvolvida sem realmente ter estrutura para isso.

Recurso usado no momento errado? Na minha opinião sim.
Recurso necessário para o plot? Com as informações que tenho até agora, penso que não.

Antes de entrar com tudo na análise, posso falar sobre como ESTOU AMANDO AS NOVAS PROPAGANDAS DA CRUNCHY?

Nos dois episódios vi anúncios de animes que entraram ou estão na grade do site e... COMO É BOM NÃO VER PROPAGANDA DE FRALDA PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA ou ficar imitando a Bruna Linzmeyer em anúncio de aplicativo!

Ah, eu também já tinha decorado mais ou menos o anúncio da Crunchy sobre membro premium.

Agora a coisa MAIS MACABRA QUE ME ACONTECEU NESTE EPISÓDIO é que foi o DEMÔNIO que escolheu ONDE TERIA O CORTE PARA A PROPAGANDA!

Sabe quando a Mina abre a porta da cabana, chama pelo marido e ele vira com uma cara de PSICOPATA para ela?

Leitor, se você for assinante provavelmente seu cagaço, se ele existiu, foi menor que o meu.

RAPAZ, MINHA ALMA GRITOU TÃO ALTO QUE ATÉ MEU ANJO DA GUARDA APARECEU PARA SABER O QUE TINHA ACONTECIDO e por que eu estava imitando a pintura "O Grito" de Edvard Munch.

Só não superou o EPISÓDIO CAPIRÓTICO DOS BONECOS em Natsume Yuujinchou Roku. Aquilo foi um cagaço na madrugada que as lágrimas da minha sanidade escorreram e consegui encher um galão de vinte litros.

Poxa, pelo menos dá para limpar o quintal!
E como é salgadinho (são lágrimas) dá até para espantar mal olhado... Se bem que daí teria que ser com sal grosso, não?

Enfim...
Me diverti com as propagandas durante dois minutos e...
Imitando o Twitter do Globo Rural e dando uma de Bela Gil: "Você deveria aprender a condensar leite, pelo menos VOCÊ TERIA ALGUMA UTILIDADE NESTE MUNDO".
PUTA QUE PARIU, CRUNCHY! QUER ME ASSASSINAR?
PENSEI QUE FÔSSEMOS AMIGAS AGORA!

Se um dia eu resolver que quero rever esse anime, EU PULO PARTE DO QUINTO EPISÓDIO E FODA-SE!

Quase chorei pelo que vi e não poderei desver.
HOJE EU ME UNO AO MENINO PAXÁ DA TURQUIA, O MENINO MAHMUT, e a gente chora pelo que perdemos hoje. Ele a inocência, eu a sanidade.

Falando em Mahmut...
Gente, se tivesse combinado não sairia tão perfeito.

SHOUKOKU NO ALTAIR > Mahmut Pasha > Dublador: Ayumu Murase
MAHOUTSUKAI NO YOME > VERMINHO DESGRAÇADO > Dublador: Ayumu Murase

O quê?
Ah... O nome do VERMINHO DESGRAÇADO QUE ACHA QUE ALMA PODE VIRAR LEITE CONDENSADO é Cartaphilus? Quase Caterpie... Que é um inseto...? Parece um verme...? Bom, RASTEJA! JÁ NÃO DÁ PARA GOSTAR MUITO.

Fãs de Pokémon (Oriental Magic and Light), calma. 
Eu sei que o bichinho é incompreendido, eu vi essa fase do anime quando ele passava na Record.

...e é por isso, leitor, que hoje rolou DOBRADINHA DE AYUMU MURASE!

Enfim, vamos falar do episódio e terminar essa bagaça de uma vez por todas! Assim minha memória pode ir se desgastando e fazer o favor de esquecer o vi.

Apesar de ter previsto mais ou menos que o marido da mulher que pediu para o gato compartilhar uma de suas vidas com ela, fosse o tal assassino de gatos, acabei errando o feiticeiro.

Jurei que o Renfred tinha feito essa merda. Errei de feiticeiro. É a vida.

Não vou entrar na discussão sobre o desespero e amor sentidos por Matthew, porque chover no molhado é um tanto chato e veja bem se este blog tem cara de analista psicológico cheio das referências a Freud e por aí vai...

Entre os extremos existe uma linha tênue. O que vai fazer alguém passar por ela de forma consciente ou insana vai de cada um.

E falando em Pokémon, lá vai alguma comparação de péssimo gosto: seriam Alice e Renfred, Jesse e James da Equipe Rocket?

Elias é o Ash e Chise é o Pikachu.

Eu disse que era uma comparação de péssimo gosto, ainda que faça sentido.
Tio, humano é o bicho menos gentil, para de se iludir que a gente NÃO PRESTA tanto assim.
Na truculência total, o tio das cicatrizes pega a "fada" com uma luva que tem metal na composição e que machuca esse tipo de criatura, e a moça do capuz rosa aponta um punhal para o pescoço da Chise.

Certo, a Equipe Rocket é mais decente, peço desculpas a eles.

E essa história da... SLEIBEGUI...
Esse será o termo doloroso do blog.

"Sleibegui" está para o leitor deste texto assim como "magincorporação" está para quem conhece a história de Magi antes das traduções criativas da JBC.

ENFIM!
A história da Chise acabou me lembrando a de Misao Harada no mangá de Black Bird, que citei no início do post.

Misao é uma sleibegui sem caroço senkaroku.

Se você quiser ler o mangá, PULE A PARTE EM ITÁLICO, pois vou enfiar spoiler de informação básica e IMPORTANTE.

As senkaroku são mulheres com habilidades especiais que costumam ser disputadas por youkais poderosos e bonitos, claro. Não lembro direito o que dava o que, mas a carne e o sangue delas eram bem cobiçados. Acho que a carne dava imortalidade e o sangue curava doenças ou algo do tipo.
Se as senkaroku transassem com um youkai, eles ficariam bem dispostos e se recuperariam de doenças ou machucados. O problema é que quanto mais eles transassem, mais a vida das senkaroku se encurtaria.

Bom, isso é tudo o que lembro da época que eu lia, então se tiver informação faltando ou um pouco errada, peço perdão pelo vacilo de antemão.

O tio chegou achando que estava abafando, "livrando" a menina de uma vida de sofrimento e um bando de blá blá blá que deixou o negócio ainda mais dramático beirando ao pastelão.

Quando ele começou a quebrar o GPS de jade, o tempo fechou.

A menina provou que não era uma mosca morta como tem demonstrado em BOA PARTE DO TEMPO, cagou foda para a faca apontada para ela e livrou a "fada" da prisão de metal.

É bacana quando ela responde que foi considerada como família pelo Tio Mago e que ficariam juntos até quando ele a quisesse por perto, já que sabemos como as outras pessoas a trataram.

E uma coisa precisa ser explicada aqui: o mago não demonstra nenhum comportamento violento e abusivo.

OK, É ABUSIVO SIM QUANDO ELE PEDE PRA ELA FAZER AS MAGIAS E LEVA A MENINA DE UM LADO PARA O OUTRO.
Ao que parece são as flores que mostram para Chise o caminho de sua própria magia.

Pronto, satisfiz a patota que quer argumentar com cinco episódios de cenas que não mostram nada que beire o absurdo.

Hum... Verdade, teve a cena do banheiro no primeiro episódio, mas... Contexto. Ele não tirou a roupa dela para ficar se deleitando, o cara simplesmente age como se ela fosse algo vivo que precisa de cuidados e... banho.

Se esse tio tivesse feito qualquer coisa que incomodasse UMA LASQUINHA, eu estaria descendo o pau nele.

Certo, ela foi comprada.
E ela se vendeu.
Por falta de opção, mas se vendeu e acabou caindo numa situação menos pior.
Se a gente ficar discutindo o que está ou não subentendido e a impressão de cada um, ESTE POST NÃO TERMINA.

Sobre o fechamento da história do casal... MENOS MAL.

Apesar de num primeiro momento achar que o Matthew não merecia "ir para o céu" assim, consigo compreender que ele foi manipulado pelo VERME DOS INFERNOS.

É dublado pela gracinha do Murase, mas é um personagem que vai ganhar um fã-clube de ódio rapidinho.

Como tomei um spoilaço por seguir a hime da Crunchy, eu sei que esse bostinha vai fazer uma MERDAÇA e que o Elias não vai curtir nenhum pouco.

Sobre as cenas na cabana...
Para mim é desnecessário ficar descrevendo e analisando de forma minuciosa. As sequências já foram chocantes o bastante e eu ainda não estou jogando carniça na internet. Não confunda a Limbosfera Otaku com a Deep Web, tá?

Tudo o que precisava ser comentado sobre aquelas cenas já foi devidamente comentado.

Estes episódios foram assistidos na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo episódio de Mahoutsukai no Yome!

Por Kimono Vermelho aquela que preferia desver o que viu - 04/12/2017

2 comentários:

  1. Escritora que esperava uma análise que não ficasse divagando ou elogiando demais este anime: diferenciais que tornam Kimono Amarelo um respiro nesta blogsfera otaku que conhecemos.

    Gosto de gatos,mas, não curti nada estes gatos apresentados, tirando a atual rainha, os demais foram completamente sem sal. Isso é de quem já viu sete animes curtinhos protagonizados por gatos e quer no mínimo, que sejam gatos de personalidade. Saindo disto, concordo quanto a Chise: é uma personagem sem sal e sem atitude, ao menos, até o quinto episódio e aí sim, mesmo continuando sendo assim, ela me conquistou como protagonista; engraçado que este quinto seja o que me fez não desistir desta série, tipo, lá nos três primeiros, pensava se ia valer a pena continuar vendo.
    Particularmente, amei este quinto episódio e mesmo tendo mais vontade de saber como irá seguir a trama, admito que a animação não está me empolgando, sinto que a série merecia uma animação digna e não apenas a típica receita de bolo já existente do original. Deve ser minha chatice por animes hypados que tenho, podem ser muito bons à primeira vista,mas, quando vai ver, não é nada de mais.

    E pra fechar, que feiticeiro mirim é este?! Já faz desde o Midousuji e Hakumen no Mono que não tomo raiva declarada e só quero o garotinho mortinho e enterrado bem longe, entende? Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Conan Fangirl!

      O blog não é de divagação, porque não consigo enrolar ninguém de forma rebuscada, só encho linguiça mesmo.

      É um tanto impressionante você gostar desse quinto episódio e ter achado um pouco de mau gosto a minha tiração de sarro naquele episódio pastelão de Ushio to Tora que o cara fez um drama e resolveu se jogar num precipício, mas ok. Cada maluco com seu manicômio particular.

      E você realmente deve ser entendida em animes, porque não vejo nenhuma "receita de bolo" na animação de Mahoutsukai no Yome. Para a média de pelo menos os animes analisados neste blog, Mahoutsukai está acima da média. "Receita de bolo" mesmo é Shoukoku no Altair, Natsume Yuujinchou, Ore Monogatari...

      Eu também tenho frescura com animes muito hypados pela blogosfera otaku, mas faz parte descer do altar e concordar com eles quando a coisa realmente desperta interesse.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/